Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

RELATÓRIO DE AULASCOLEGIO ALFREDO AMORIM- Ingrid Lago



As aulas no colégio Alfredo Amorim foram deveras curiosas. No primeiro momento os alunos apresentaram resistência , e um comportamento peculiar, mas com o tempo começaram a interagir e “compreender” o processo no sentido de se entregarem mais ( a grande maioria).
Nas primeiras aulas iniciamos um processo de aproximação e jogos de teatro e conhecimento e respeito do outro. As aulas seguintes, além de breves palestras sobre temas pesquisados (pintura e maquiagem indígena/ improvisação cênica) dialogamos sobre o que é cada coisa e qual a sua funcionalidade no teatro. Foi muito rico, pois eles disseram o que pesquisaram e o que entenderam de tudo.
No processoprático, inicialmente foi um tanto agressivo, principalmente as aulas que envolviam de alguma forma o contato com o corpo com o colega, e esse respeito foi o que mais conversamos e trabalhamos.
Trabalhamos atenção, prontidão e espaço, além de jogos de improvisação.
Fiquei especialmente incomodada e curiosa, pelo fato de em todas as improvisações acabarem abordando de diversas formas o tema: violência.
Usamos um esquema de sorteio, porém se refletia neles de uma forma intrínseca por mais que pudessem abordar milhões de possibilidades o desejo de reprodução de cenas de violência, o que para mim é muito doloroso, pois possivelmente foi um reflexo de suas condições sociais, o que torna as coisas delicadas de avaliar e trabalhar.
Os processos seguintes, foram melhores, conseguimos ensaiar/ praticar as cenas e ter uma amostragem final com envolvimento de todos os alunos, onde já pudemos observar maior envolvimento e comprometimento de todos com a proposta, além e sobretudo, de maior compreensão com o corpo/limites/espaço dos colegas e respeito com os mesmos.



Nenhum comentário: