Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

terça-feira, 7 de abril de 2015

FICHAMENTO

LIVRO: Atmosfera e Recepção: Numa Experiência com Teatro na Alemanha
AUTORA: Luiz Cláudio Cajaiba
BOLSISTA: Liliane Pires
REFERENCIA: CAJAÍBA, Luiz C. Atmosfera e Recepção: Numa Experiência na Alemanha. São Paulo: Revista: Sala Preta, 2008.


FICHAMENTO


“O que o texto dramático exibe de forma mais nítida que outras formas literárias é uma metáfora cênica construída pelos vários níveis de sua estrutura basicamente verbal.” (p.01, l.34)

“Pode-se também inferir que ela crê na plateia como agente – como defenderam vários encenadores e teóricos do teatro que têm se dedicado à recepção.” (p.02, l.25)

“Para que as coisas e o teatro deixem de ser vistas por pessoas razoáveis é preciso que o discurso sobre eles também deixe de ser “razoável”. É preciso que a recepção seja vista como livre das amarras impostas pelo romantismo, que pressupõe o artista genial e o receptor ignorado.” (p.02, l.33)

“Assim, tem-se a impressão que através do termo atmosfera, algo impreciso, de difícil expressão, pode ser descrito, o que revela apenas a sublimação, uma certa incapacidade em se descrever, de fato, aquilo que se experimenta, aquilo que se apresenta.” (p.03, l.36)

“A partir de descrições como esta, seríamos conduzidos à utilização de um vocabulário mais abundante para caracterizá-la: fala de uma atmosfera serena, melancólica, impressionante, sublime, convidativa ou erótica pode colocar o interlocutor em contato com um sentimento e o reforça. (...). Isso significa dizer que mesmo essa descrição conterá ainda a imprecisão e que uma descrição, onde estão implicados sujeitos e objetos, sempre parecerá nebulosa e carente de uma complementação pelo sentir.” (p.04, l.02-10)

“Quero ressaltar, por fim, que o desencadeamento destas constatações não são privilégio do teatro Alemão ou do teatro ali exibido, como em algum momento possa ter parecido. Tomei esta experiência como emblemática, pelo fato, também, de estar discutindo aspectos da filosofia estética, de origem alemã, que têm contribuído significativamente para o pensamento humano – o que me pareceu uma feliz coincidência.” (p.12, l.44)


COMENTÁRIO RELAÇÃO: Recepção Teatral X Atmosfera.


O autor, faz um aparato teórico sobre a recepção teatral onde se entende que a estética faz uma grande diferença, onde ela, se aproxima de um saber e de uma ciência e que é uma grande porta através da qual se entra na vida e posteriormente faz um relato de como foi sua experiência no teatro da Alemanha, deslumbrando com as performances e com a dita atmosfera teatral alemã. Pode-se dizer assim que a atmosfera é a maneira que o espectador sente a obra, fazendo com que se envolva com a obra bem como se identificar com o que se vê. Ela se instala e o espectador a percebe e surge a aura, o sentimento, a compreensão do q se vê. Por fim, é um sentimento em relação à obra.

Nenhum comentário: