LIVRO: Atmosfera
e Recepção: Numa Experiência com Teatro na Alemanha
AUTORA: Luiz
Cláudio Cajaiba
BOLSISTA:
Liliane Pires
REFERENCIA: CAJAÍBA,
Luiz C. Atmosfera e Recepção: Numa
Experiência na Alemanha. São
Paulo: Revista: Sala Preta, 2008.
FICHAMENTO
“O que o texto dramático exibe de forma mais nítida
que outras formas literárias é uma metáfora cênica construída pelos vários
níveis de sua estrutura basicamente verbal.” (p.01, l.34)
“Pode-se também inferir que ela crê na plateia como
agente – como defenderam vários encenadores e teóricos do teatro que têm se
dedicado à recepção.” (p.02, l.25)
“Para que as coisas e o teatro deixem de ser vistas
por pessoas razoáveis é preciso que o discurso sobre eles também deixe de ser
“razoável”. É preciso que a recepção seja vista como livre das amarras impostas
pelo romantismo, que pressupõe o artista genial e o receptor ignorado.” (p.02,
l.33)
“Assim, tem-se a impressão que através do termo
atmosfera, algo impreciso, de difícil expressão, pode ser descrito, o que
revela apenas a sublimação, uma certa incapacidade em se descrever, de fato,
aquilo que se experimenta, aquilo que se apresenta.” (p.03, l.36)
“A partir de descrições como esta, seríamos
conduzidos à utilização de um vocabulário mais abundante para caracterizá-la:
fala de uma atmosfera serena, melancólica, impressionante, sublime, convidativa
ou erótica pode colocar o interlocutor em contato com um sentimento e o
reforça. (...). Isso significa dizer que mesmo essa descrição conterá ainda a
imprecisão e que uma descrição, onde estão implicados sujeitos e objetos,
sempre parecerá nebulosa e carente de uma complementação pelo sentir.” (p.04,
l.02-10)
“Quero ressaltar, por fim, que o desencadeamento
destas constatações não são privilégio do teatro Alemão ou do teatro ali
exibido, como em algum momento possa ter parecido. Tomei esta experiência como
emblemática, pelo fato, também, de estar discutindo aspectos da filosofia
estética, de origem alemã, que têm contribuído significativamente para o
pensamento humano – o que me pareceu uma feliz coincidência.” (p.12, l.44)
COMENTÁRIO
RELAÇÃO: Recepção Teatral X Atmosfera.
O autor, faz um aparato teórico sobre a recepção teatral onde se entende
que a estética faz uma grande diferença, onde ela, se aproxima de um saber e de
uma ciência e que é uma grande porta através da qual se entra na vida e
posteriormente faz um relato de como foi sua experiência no teatro da Alemanha,
deslumbrando com as performances e com a dita atmosfera teatral alemã.
Pode-se dizer assim que a atmosfera é a maneira que o espectador sente a obra,
fazendo com que se envolva com a obra bem como se identificar com o que se vê. Ela
se instala e o espectador a percebe e surge a aura, o sentimento, a compreensão
do q se vê. Por fim, é um sentimento em relação à obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário