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terça-feira, 7 de abril de 2015

FICHAMENTO

LIVRO: Redefinições nos Estudos de Recepção / Relação Teatral
AUTORA: Clovis Massa
BOLSISTA: Liliane Pires
REFERENCIA: MASSA, Clovis. Redefinições nos Estudos de Recepção /Relação Teatral. São Paulo: Revista: Sala Preta, 2008.


FICHAMENTO


“Ainda que a hermenêutica literária tenha aberto caminho para a compreensão do caráter de co-criação do espectador, a noção abstrata e teórica do horizonte de expectativas requereu maior definição pelos estudos teatrais.” (p.03, l.58)

“Para ele, a confrontação entre o metatexto (ou discurso) do diretor e o metatexto do espectador – nem sempre coincidentes – forma a concretização da encenação.” (p.03, l.71)

“Pavis chega a considerar a encenação como uma leitura em público, já que o texto dramático não tem um leitor individual, e sim uma leitura possível e coletiva, proposta pela encenação.” (p.04, l.11)

“O segundo tipo de pesquisa sobre recepção teatral, a que investiga os processos mentais, intelectuais e emotivos do espectador, procura analisar as operações do espectador a partir de uma base coerente de dados experimentais.” (p.04, l.38)

“Para maior avanço nas investigações empíricas, em prol do emprego e aplicação de conceitos que atendam às complexidades e especificidades da relação teatral, seria mais pertinente que a ampliação de seu campo de abrangência fosse mais prontamente assimilada pelos trabalhos que não procuram versar sobre a recepção.” (p.06, l.23)


COMENTÁRIO RELAÇÃO: Recepção Teatral X Concretização.


O autor, através de um importante recorte histórico teatral, reflete formidáveis conceitos das teorias de recepção, bem como estas abordam terias da recepção e relação teatral, as mudanças e necessidades sofridas, além de conceituar diversos aspectos presentes sobre o tema. Clóvis também fala a respeito da teoria da concretização que, diferenciada da concretização cênica, é a realidade pelos produtores de um espetáculo.

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