LIVRO:
Redefinições nos Estudos de Recepção / Relação Teatral
AUTORA: Clovis
Massa
BOLSISTA:
Liliane Pires
REFERENCIA: MASSA,
Clovis. Redefinições nos
Estudos de Recepção /Relação Teatral. São
Paulo: Revista: Sala Preta, 2008.
FICHAMENTO
“Ainda que a hermenêutica literária tenha aberto
caminho para a compreensão do caráter de co-criação do espectador, a noção
abstrata e teórica do horizonte de expectativas requereu maior definição pelos
estudos teatrais.” (p.03, l.58)
“Para ele, a confrontação entre o metatexto (ou
discurso) do diretor e o metatexto do espectador – nem sempre coincidentes –
forma a concretização da encenação.” (p.03, l.71)
“Pavis chega a considerar a encenação como uma
leitura em público, já que o texto dramático não tem um leitor individual, e
sim uma leitura possível e coletiva, proposta pela encenação.” (p.04, l.11)
“O segundo tipo de pesquisa sobre recepção teatral,
a que investiga os processos mentais, intelectuais e emotivos do espectador, procura
analisar as operações do espectador a partir de uma base coerente de dados
experimentais.” (p.04, l.38)
“Para maior avanço nas investigações empíricas, em
prol do emprego e aplicação de conceitos que atendam às complexidades e
especificidades da relação teatral, seria mais pertinente que a ampliação de
seu campo de abrangência fosse mais prontamente assimilada pelos trabalhos que
não procuram versar sobre a recepção.” (p.06, l.23)
COMENTÁRIO
RELAÇÃO: Recepção Teatral X Concretização.
O autor, através de um importante recorte histórico teatral, reflete
formidáveis conceitos das teorias de recepção, bem como estas abordam terias da
recepção e relação teatral, as mudanças e necessidades sofridas, além de
conceituar diversos aspectos presentes sobre o tema. Clóvis também fala
a respeito da teoria da concretização que, diferenciada da concretização
cênica, é a realidade pelos produtores de um espetáculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário