LIVRO: Performance,
Recepção, Leitura
AUTORA: Paul Zumthor
BOLSISTA:
Liliane Pires
REFERENCIA: ZUMTHOR,
Paul. Performance. Recepção,
Leitura. São Paulo: Editora EDUC
– Editora da PUC - SP, 2000.
FICHAMENTO
“Devem o espetáculo e o teatro linguagem incitar o
espectador, e o conjunto de espectadores que denominamos de público, a
lançar-se no espaço efêmero e desconhecido do “entre”. Tampouco assim teremos a
certeza da experiência, que pode ou não marcar com seus traços o processo da
recepção.” (p.90, l.22)
“Destaco a fala da menina Am: “Tem teatros e circos
tristes, tem teatros e circos engraçados. A maioria dos circos são engraçados,
mas teatro tem tudo: tem gente triste, alegre, tem ação, de comédia”. Ela
também se refere às possibilidades variadas de gêneros e estilos na linguagem
teatral: comédias, tragédias, “peças de ação”. Enfim, por mais que se perceba
uma expectativa de comicidade em ralação às experiências com a linguagem
teatral, presentes na fala (...) de AM, entre tantas outras que posteriormente
referirei, as crianças conhecem algumas variações que o teatro linguagem pode
propiciar, tanto em forma como em efeitos causados nos espectadores, já que
“alguns teatros fazem rir, outros chorar”.” (p.106, l.12)
“A título de conclusão, pode-se inferir que a
escola (apresentada como principal comunidade de apropriação e de interpretação
do teatro infantil) é uma das mediações mais recorrentes e ativas dentre as que
atravessam e compõem a relação das crianças com a linguagem teatral. Além de
ser considerada uma mediação institucional é parte componente do foco central
deste estudo.” (p.113, l.14)
COMENTÁRIO
RELAÇÃO: Recepção Teatral X Performance.
O autor, é de um impacto renovador, cria uma plataforma de atuação em que
a voz, o corpo e a presença desempenham um forte papel.
O texto é um guia, tanto para estudantes quanto para os artistas do corpo, da
palavra e do som, dialogando com diversas correntes teóricas como a
antropologia, sociologia, filosofia dentre outras. Paul Zumthor é sem dúvida um
grande poeta, romancista, medievalista e estudioso das poéticas da voz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário