Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

terça-feira, 7 de abril de 2015

FICHAMENTO

LIVRO: Performance, Recepção, Leitura
AUTORA: Paul Zumthor
BOLSISTA: Liliane Pires
REFERENCIA: ZUMTHOR, Paul. Performance. Recepção, Leitura. São Paulo: Editora EDUC – Editora da PUC - SP, 2000.

FICHAMENTO


“Devem o espetáculo e o teatro linguagem incitar o espectador, e o conjunto de espectadores que denominamos de público, a lançar-se no espaço efêmero e desconhecido do “entre”. Tampouco assim teremos a certeza da experiência, que pode ou não marcar com seus traços o processo da recepção.” (p.90, l.22)

“Destaco a fala da menina Am: “Tem teatros e circos tristes, tem teatros e circos engraçados. A maioria dos circos são engraçados, mas teatro tem tudo: tem gente triste, alegre, tem ação, de comédia”. Ela também se refere às possibilidades variadas de gêneros e estilos na linguagem teatral: comédias, tragédias, “peças de ação”. Enfim, por mais que se perceba uma expectativa de comicidade em ralação às experiências com a linguagem teatral, presentes na fala (...) de AM, entre tantas outras que posteriormente referirei, as crianças conhecem algumas variações que o teatro linguagem pode propiciar, tanto em forma como em efeitos causados nos espectadores, já que “alguns teatros fazem rir, outros chorar”.” (p.106, l.12)

“A título de conclusão, pode-se inferir que a escola (apresentada como principal comunidade de apropriação e de interpretação do teatro infantil) é uma das mediações mais recorrentes e ativas dentre as que atravessam e compõem a relação das crianças com a linguagem teatral. Além de ser considerada uma mediação institucional é parte componente do foco central deste estudo.” (p.113, l.14)


COMENTÁRIO RELAÇÃO: Recepção Teatral X Performance.


O autor, é de um impacto renovador, cria uma plataforma de atuação em que a voz, o corpo e a presença desempenham um forte papel. O texto é um guia, tanto para estudantes quanto para os artistas do corpo, da palavra e do som, dialogando com diversas correntes teóricas como a antropologia, sociologia, filosofia dentre outras. Paul Zumthor é sem dúvida um grande poeta, romancista, medievalista e estudioso das poéticas da voz.


Nenhum comentário: