Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência – Teatro
Centro Educacional Santo Antônio
Supervisora: Milana Soares de Oliveira
Bolsistas: Edilton Santos de Santana
Formação de Público
com alunos do Centro Educacional Santo Antonio através do Curso de Mediação
Cultural promovido pelo Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC)
Autor: Edilton Santos
de Santana*
RESUMO:
Edilton Santos de Santana como
bolsista do PIBID UFBA de Teatro** do Centro educacional Santo
Antonio em Simões Filho ,
para ampliar seus conhecimentos e ter um contato direto com a pratica teatral,
resolveu fazer parte das Atividades
Formativas do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC), no curso de formação de público, que é
composto de três fazes o antes, durante e o depois dos espetáculos, onde os
professores participantes recebem orientações que são passadas aos educandos
que são levados também a assistirem a um espetáculo teatral, que neste caso foi
“As Rimas de Catarina” da Cia Rapsódia. Contando com a ajuda dos demais colegas
e da supervisora do PIBID UFBA de Teatro Milana Soares de Oliveira, do Centro
Educacional Santo Antônio.
PALAVRAS-CHAVE:
Teatro. Formação de Espectador. FIAC.
Quebra dos muros da escola.
1 INTRODUÇÃO:
Um dos elementos indispensável na formação
do professor é a pratica. Na academia o graduando de licenciatuara encontrarar
as teaorias que deverão fazer um dialogo com a pratica , pois é atravez desta
que o mesmo criarar e desenvolverar a sua metodologia para agir quando estiver
atuando em sala de aula. Também se faz necessário que o educador encontre
formas e elementos que facilitem o entendimento dos educandos, colaborando assim
para um bom e equilibrado andamento, a fim de se obter um proveito maior em sua
forma de ensino. Pensando nisto, pretendo levar ao conhecimento de todos
interessados como foi fazer parte do curso de Mediação Cultural levando os
alunos à assistirem a um espetáculo teatral e o retorno a sala com educandos mais entusiasmados em participarem com mais alégria das aulas de teatro.
2
TRABALHO EM EQUIPE
Graças a colaboração de todos os
envolvidos e da sintonia da equipe, onde cada qual desenpenhou um papel que serviu de suporte para o bom
andamento e sastifação de todos no evento. Como por exemplo, os colegas Walt
Disney, Ronaldo Vaz, a supervisora Milana Oliveira (Todos do PIBID UFBA de
Teatro do Centro Educacional Santo Antônio), A diretoria do CESA que nos
apoiaram e consectivamente aos pais dos alunos que nos confiaram o seu bem mais
precioso que são os seus filhos a irem ao espetáculo, pricipalmente pelo fato
desses serem menor de idade e ser em um local muito distante de onde residem e
estudam. A escola cooperou também com os lanches que foram distribuidos na ida,
no local e na volta após o termínio do espetáculo.
2.1
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES
Como o evento ocupou toda a parte da manhã
os outros professores também contribuiram dispensando os alunos nos seus
respectivos horários. Os bolsistas do PIBID UFBA de Teatro que acompanharam para dar suporte, ajudando na organização e na parte de orientação dos educandos sobre as normas e regras de comportamento em um espetáculo
teatreal, como por exemplo, o desligamento dos aparelhos de telefones, não
tirarem fotos, fazerem silêncio, não consumirem alimentos dentro do teatro e
etc. Embora chegando lá os educandos foram alertados sobre estas normas pelos
mediadores culturais também.
3 FAZENDO TEATRO COM ARTE
Como não foram todos os alunos da classe
muitos exercicícios foram divididos em quem foi e quem não foi assistir o
espétáculo, por exemplo o jogo do Criação de estórias foi primeiramente feito
com os que foram e os que não foram deveriam aparti so que entederam contar a
sua versão. Nas divisões de duplas também foi seguido este critério. A dupla
seria formada com um que tinha com o que não tinha isso ver o espetáculo. No
final o entendimento acabou sendo equiparado aos que tinha ido assistir o
espetáculo. A reconstrução do enrrendo acabou ficando bem interessante.
Surgindo várias propostas que pretendo usar na mostra do final de ano.
4 ESCLARECIMENTOS JUNTO AOS EDUCANDOS.
Os educandos forma devidamente
esclarecidos sobre o que era FIAC e que alguns deles iriam participar do
projetono de Mediação Cultural fazendo exercícios e assistindo a um espetáculo em Salvador no
FIAC-2012.
5 EXERCÍCIOS
PRE-ESPETÁCULOS
Os exercícios aplicados foram: Fragmentação de textos e
texto com várias mãos, marionete humana. Tendo como resultado o desenvolvimento
da capacidade de criatividade e a desinibição do educando. Que geraram como
resultado criação de histórias, reconstrução coletiva do enredo, recriação de
personagens, exercícios que exploram a cognição, como os de retratos vivos e
desenhado o espetáculo.
6 IDA AO TEATRO SESI DO RIO VERMELHO
Os
educandos residem em uma comunidade distante do centro de Salvador, onde
acontece a maioria dos eventos de
teatro, ficando muito difcil o acesso a esta forma de lazer, principalmente
pelo fato da distância e do transporte, que acaba onerando o custo a esta
alternativa de recreação. Com isto muitos nunca tinha ido a Salvador e tão pouco
presenciado um espetáculo teatral.
Os
alunos do CESA, devidamentes autorizados através de um formulário previamente
preenchido pela supervisora Milana
Oliveira e assinados pelos seus responsáveis legais, como pais etc,
embarcaram em um transporte também sedido pela organização do FIAC, no dia
cinco de outubro de 2012, as oito horas da manhã e somente retornando após o
termínio do espetáculos por volta do meio dia.
7
CONCENTRAÇÃO ANTES DO ESPETÁCULO
Os alunos devidamente informados sobres as normas de comportamento,
horários e já terem lanchado, ficaram somente esperando o horário do início da
peça. Embora estiverssem descontraidos mostraram uma profunda concentrção.
O
entusiasmo foi mútuo entre os estudantes que a todo momento sorriam e
conversavam descontraidamente. Não conseguir decifrar o silêncio que se fez ao
desenbarcar do oníbus. Uma aluna falou que o restante do caminho até Simões
Filho foi de um silêncio incrivel. Parecia um tipo de saldade da visita ao
teatro, e ou. De terem visto a praia de perto, pois muitos somente a conhecia
através da televisão e o teatro SESI, onde foram assistir aop espetáculo, fica
localizado na orla de Salvador no Bairro do Rio Vermelho.
9 EXERCÍCIOS
PÓS ESPETÁCULO.
Realizar os exercícios pos-espetáculo foi bem aceito
pela turma. Embora não tenha ido todos da turma, isto não constutui inpecilio,
pelo contrario conseguir adaptar muitos exercícios, com isto todos poderam
participarem. Por exemplo, a
turma foi dividida em dois grupos sendo: os que foram e os que não foram ao
espetáculo: O grupo que falou o que tinha acontecido no passeio e na peça: Um
começou contando desde o início e quando eu apontava para o seguinte este dava
sequência à estória e assim sucessivamente, outro era apontado e continuava
contando. Isto até chegar ao final da estória. Enquanto isto o grupo que não
tinha ido ficou prestando atenção. A seguir o grupo que não foi contou o que
tinha entendido de acordo com o que tinha escutado dos que tinham ido. Os que
tinham ido ficou escutando em silêncio; Dividir a classe em duplas (Formadas
com o educando que foi e o que não foi ao passeio): O que foi fez gestos que
lembravam dos personagens tinha feito na peça e posteriormente estes gestos foi
imitado pelo integrante da dupla que não foi e depois o que não foi fez
qualquer gesto que foi imitado pelo que foi; O que foi falou no ouvido uma
frase ou palavra que tinha ouvido na peça e o outro repetiu conforme o seu
entendimento acrescentando um gesto.
9.1 TRANSCRIÇÃO DE UM RELATÓRIO
PÓS-ESPETÁCULO.
Um dos educando
relatou após assistir ao espetáculo As rimas de Catarina:
“No espetáculo foi legal.
Eu gostei muito das Rimas de Catarina. Gostei do boneco. Também gostei de Pirulão,
do policial e os outros personagens. Eu quando crescer vou querer também
trabalhar com teatro. Em qualquer aula de teatro quero ensaiar para apresentar
uma peça, mostrar um teatro para as criançinhas que vão ter o sorriso no
rosto.”
(TSS, aluna da
quinta serie do Centro Educacional Santo Antonio - Simões Filho)
A relação com a equipe do FIAC foi bastante satisfatória que desde o
princípio foram bastante esclarecedores dos pontos fundamentais e norteadores
do projeto, tratando todos os envolvidos de maneira digna e igualitária. Todos
os avisos foram dados a tempo de serem resolvidos e executados.
Existiu bastante cooperação de todos: E é
claro a todos do CESA, do Diretor aos funcionários que cooperaram com a nossa
equipe. E aos pais que autorizaram seus filhos a fazerem parte deste projeto.
Espero que esta ação de Mediação Cultural
seja ampliada para locais em que a população sofre por estarem distantes do
centro da cidade de Salvador. Constituindo com isto um grande obstáculo a ida
aos espetáculos, que na maioria das vezes são concentrados no centro, e que
estes espetáculos também sejam levados a estas localidades. Afinal o artista
deve ir aonde o povo estar.
11 CONCLUSÃO
No início os educandos não demostraram muito interesse
e a quantidade dos que não participaram das atividades foi grande. Depois que
foram assistirem e fizeram os exercicios de mediação (como se ver nas fotos e
depoimentos pós-espetáculos), quiseram participarem e incentivaram também aos que
não foram a participarem da aula de teatro. Agindo como verdadeiros formadores
e medidores mirins de público. Com isto é obivio que os contéudos de teatro foi
passado de uma forma em que os educandos entederam não somente atravéz das
aulas teoriacas em sala, mais também atrvez da ida ao teatro quebrando com isto
os muros da escola e mostrando a verdadeira face do cotidiano de uma peça
teatral e dos elementos envolvidos na preparação e apresentação de um
espetáculo, isto possibilitou um contato mais direto com as artes
teatrais; contribuindo com a formação de uma platéia consciente.
Alegria a todo momento.
REFERÊNCIAS
SANTANA,
Edilton S. Meus Diários de Bordo – Módulos I – II e III. Salvador: Ufba,
2012.
SANTANA,
Edilton S. Fotografias e transcrição de depoimentos - Centro Educacional
Santo Antônio – Simões Filho e Salvador, 2012.
*
Graduando em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e
Professor Bolsista do Plano Institucional de Bolsas de iniciação à Docência –
PIBID/ Teatro da Universidade Federal da Bahia - UFBA.
**
Além do estímulo à docência e da melhoria da formação inicial e continuada de
professores, é também objetivo do PIBID ampliar e fortalecer a articulação
entre a universidade e as escolas da região, visando o desenvolvimento de ações
integradas que possibilitem, também, a melhoria do ensino nas escolas.
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