Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PLANOS DE AULA (NOVEMBRO/DEZEMBRO). 2012


PLANO DE AULA PLANO DE AULA Nº 17 e 18
DATA: 07/11/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    SUPERVISOR: Regina
TURMA: 8ª B   TURNO: Matutino DUR. DA AULA(S): 100min (02 aulas). 
                                       
CONTEÚDO (S):
Texto dramático e suas características;
 Leitura dramática.

OBJETIVO (S):
Conhecer a diferença entre texto narrativo e dramático;
Criar um texto dramático.

METODOLOGIA:
Esclarecimentos de dúvidas sobre a composição do texto dramático;
Falar sobre o conceito e as características da leitura dramática;
Fazer breve leitura do texto “O Pagador de Promessas”, com alunos voluntários;
Continuar transformando as histórias narrativas, criadas na aula anterior, em texto teatral com pelo menos cinco personagens;

RECURSO (S):
Livro “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes.

AVALIAÇÃO:
Observar o trabalho em grupo, a capacidade de concentração e interesse na realização da atividade. Além disso, a entrega do texto para realização da leitura dramática.

BIBLIOGRAFIA:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.

COMPARATTO, Doc. Da Criação ao Roteiro: teoria e prática. In: Reflexões sobre a personagem. São Paulo: Summus, 2009.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. In: Existe uma especificidade do texto de teatro? e  A tentativa de descrição”. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
______________________________________________________________

PLANO DE AULA Nº 19 e 20
DATA: 14/11/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                               SUPERVISOR: Regina
TURMA: 8ª B  TURNO: Matutino DUR. DA AULA(S): 100 min (02 aulas)

                                      
CONTEÚDO (S):
Leitura Dramática

OBJETIVO (S):
Realizar leitura dramática dos textos escritos pelos grupos

METODOLOGIA:
Aquecimento corporal;
Aquecimento vocal;
Leitura dos textos.

RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices de envolvimento do aluno na leitura e a entrega do texto finalizado.

BIBLIOGRAFIA:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
PUPO, Maria Lúcia de S. B. (1997) Palavras em jogo: textos literários e teatro-educação. São Paulo: ECA-USP (Tese de livre docência)
______________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 21 e 22
DATA: 21/11/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    SUPERVISOR: Regina
TURMA: 8ª B TURNO: Matutino DUR. DA AULA(S): 100 min (02 aulas)

                               
CONTEÚDO (S):
Jogos teatrais;
Encenação;
Relação palco plateia.

OBJETIVO (S):
Criação cênica através da improvisação teatral

METODOLOGIA:
Círculo Rítmico de Toronto;
Traduzindo uma língua estranha (em dupla);
Uma palavra e três personagens (em trio):
Situação: Último dia de vida
Grupo 1- criança, padre e presidiário/ palavra: perdoar
Grupo2- milionária, mendigo e cantora/ palavra: doar
Grupo3- mudo, gago e velho/ palavra: falar
Grupo4- salva-vidas, atleta e anão/ palavra: amar
Apresentação das cenas improvisadas;
*Atividade complementar: Assistir o filme “2012”.
RECURSO (S):
Filme “2012”.

AVALIAÇÃO:
Participação do aluno na atividade e registro das sensações no diário de bordo.

REFERÊNCIAS:
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 11ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
PUPO, Maria Lúcia de S. B. (1997) Palavras em jogo: textos literários e teatro-educação. São Paulo: ECA-USP (Tese de livre docência)
____________________________________________________________

PLANO DE AULA Nº 23 e 24
DATA: 28/11/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    SUPERVISOR: Regina
TURMA: 8ª B TURNO: Matutino DUR. DA AULA(S): 100 min (02 aulas)

                                      
CONTEÚDO (S):
Encenação;
Relação palco plateia.

OBJETIVO (S):
Propiciar a experiência da apresentação teatral com cenas ensaiadas;
Perceber a diferença entre apresentação cênica improvisada e ensaiada.

METODOLOGIA:
Relaxamento;
Aquecimento corporal;
Aquecimento vocal com a música “Amigo Besouro”;
Preparação para as apresentações (figurino, elementos cênicos e maquiagem);
Apresentação das cenas;
Finalização com a música “Tudo Azul”.

RECURSO (S):
Cadeira, vassoura, boneca, livros, figurinos e maquiagem, etc.

AVALIAÇÃO:
Presença, participação do aluno na aula e interesse em desenvolver a atividade.

REFERÊNCIAS:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011. 
 ______________________________________________________________


PLANO DE AULA Nº 25 e 26
DATA: 05/12/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    SUPERVISOR: Regina
TURMA: 8ª B  TURNO: Matutino  DUR. DA AULA(S): 100 min (02 aulas)

                                      
CONTEÚDO (S):
Construção de texto dramático

OBJETIVO (S):
Construir, em grupo, texto dramático a partir das cenas apresentadas e vivenciadas;
Exercitar a escrita do texto dramático;
Revisão.

METODOLOGIA:
Divisão dos grupos para construir um texto dramático; transcrever as cenas apresentadas baseado no que foi mais marcante.

RECURSO (S):

AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices de envolvimento, a presença do aluno, a criatividade e a entrega do texto finalizado.
REFERÊNCIAS:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
______________________________________________________________

PLANO DE AULA Nº 27 e 28*
DATA: 12/12

*Obs.: O colégio estava em semana de provas e por isso o plano foi modificado e transferido para o dia 19/12.

INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    SUPERVISOR: Regina
TURMA: 8ª B TURNO: Matutino   DUR. DA AULA(S): 100 min (02 aulas)
______________________________________________________________


PLANO DE AULA Nº 27 e 28
DATA: 19/12/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                  SUPERVISOR: Regina Helena
TURMA: 8ª B TURNO: Matutino  DUR. DA AULA(S): 100 min (02 aulas)

                                      
CONTEÚDO (S):
Jogos Teatrais

OBJETIVO (S):
Finalização da terceira unidade

METODOLOGIA:
Esclarecimentos sobre a Recuperação Paralela;
Jogo do vilão;
Casa, Pessoa ou tempestade;
Xerox da xerox (1- repetindo gestos/ 2- Reproduzindo ações);
Música “Olha a cobra Caninana”;

RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Presença e participação nas aulas, entrega do segundo texto dramático e do diário de bordo.
REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário: