PLANO DE AULA PLANO DE AULA Nº 17 e 18
DATA: 07/11/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo
SUPERVISOR: Regina
TURMA: 8ª B TURNO: Matutino DUR. DA AULA(S): 100min (02 aulas).
CONTEÚDO (S):
Texto dramático e suas características;
Leitura dramática.
OBJETIVO (S):
Conhecer a diferença entre texto narrativo e dramático;
Criar um texto dramático.
METODOLOGIA:
Esclarecimentos de dúvidas sobre a composição do texto dramático;
Falar sobre o conceito e as características da leitura dramática;
Fazer breve leitura do texto “O Pagador de Promessas”, com alunos
voluntários;
Continuar transformando as histórias narrativas, criadas na aula
anterior, em texto teatral com pelo menos cinco personagens;
RECURSO (S):
Livro “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes.
AVALIAÇÃO:
Observar o trabalho em grupo, a capacidade de concentração e
interesse na realização da atividade. Além disso, a entrega do texto para
realização da leitura dramática.
BIBLIOGRAFIA:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
COMPARATTO, Doc. Da Criação ao Roteiro: teoria e prática. In: Reflexões sobre a personagem. São Paulo: Summus, 2009.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. In: Existe uma especificidade do texto
de teatro? e A tentativa
de descrição”. São
Paulo: Martins Fontes, 1995.
______________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 19 e 20
DATA: 14/11/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo SUPERVISOR: Regina
TURMA: 8ª B TURNO: Matutino DUR. DA AULA(S): 100 min (02 aulas)
CONTEÚDO (S):
Leitura Dramática
OBJETIVO (S):
Realizar leitura dramática dos textos escritos pelos grupos
METODOLOGIA:
Aquecimento corporal;
Aquecimento vocal;
Leitura dos textos.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices de envolvimento do aluno na
leitura e a entrega do texto finalizado.
BIBLIOGRAFIA:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
PUPO, Maria Lúcia de S. B.
(1997) Palavras
em jogo: textos literários e teatro-educação. São Paulo: ECA-USP (Tese de livre
docência)
______________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 21 e 22
DATA: 21/11/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo
SUPERVISOR: Regina
TURMA: 8ª B TURNO: Matutino DUR. DA AULA(S): 100 min (02 aulas)
CONTEÚDO (S):
Jogos teatrais;
Encenação;
Relação palco plateia.
OBJETIVO (S):
Criação cênica através da improvisação teatral
METODOLOGIA:
Círculo Rítmico de Toronto;
Traduzindo uma língua estranha (em dupla);
Uma palavra e três personagens (em trio):
Situação: Último dia de vida
Grupo 1- criança, padre e presidiário/ palavra: perdoar
Grupo2- milionária, mendigo e cantora/ palavra: doar
Grupo3- mudo, gago e velho/ palavra: falar
Grupo4- salva-vidas, atleta e anão/ palavra: amar
Apresentação das cenas improvisadas;
*Atividade complementar: Assistir o filme “2012”.
RECURSO (S):
Filme “2012”.
AVALIAÇÃO:
Participação do aluno na atividade
e registro das sensações no diário de bordo.
REFERÊNCIAS:
BOAL, Augusto. Jogos para
atores e não-atores. 11ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
PUPO, Maria Lúcia de S. B.
(1997) Palavras
em jogo: textos literários e teatro-educação. São Paulo: ECA-USP (Tese de livre
docência)
____________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 23 e 24
DATA: 28/11/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo
SUPERVISOR: Regina
TURMA: 8ª B TURNO: Matutino DUR. DA AULA(S): 100 min (02 aulas)
CONTEÚDO (S):
Encenação;
Relação palco plateia.
OBJETIVO (S):
Propiciar a
experiência da apresentação teatral com cenas ensaiadas;
Perceber a
diferença entre apresentação cênica improvisada e ensaiada.
METODOLOGIA:
Relaxamento;
Aquecimento corporal;
Aquecimento vocal com a música “Amigo
Besouro”;
Preparação para as apresentações
(figurino, elementos cênicos e maquiagem);
Apresentação das cenas;
Finalização com a música “Tudo Azul”.
RECURSO (S):
Cadeira,
vassoura, boneca, livros, figurinos e maquiagem, etc.
AVALIAÇÃO:
Presença, participação do aluno na aula e
interesse em desenvolver a atividade.
REFERÊNCIAS:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador:
2011.
______________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 25 e 26
DATA: 05/12/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo
SUPERVISOR: Regina
TURMA: 8ª B TURNO: Matutino DUR. DA
AULA(S): 100 min (02 aulas)
CONTEÚDO (S):
Construção de texto dramático
OBJETIVO (S):
Construir, em grupo, texto dramático a partir das cenas
apresentadas e vivenciadas;
Exercitar a escrita do texto dramático;
Revisão.
METODOLOGIA:
Divisão dos grupos para construir um texto dramático; transcrever
as cenas apresentadas baseado no que foi mais marcante.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices de envolvimento, a presença do aluno,
a criatividade e a entrega do texto finalizado.
REFERÊNCIAS:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
______________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 27 e 28*
DATA: 12/12
*Obs.: O colégio estava em semana de
provas e por isso o plano foi modificado e transferido para o dia 19/12.
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo
SUPERVISOR: Regina
TURMA: 8ª B TURNO: Matutino DUR.
DA AULA(S): 100 min (02
aulas)
______________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 27 e 28
DATA: 19/12/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo
SUPERVISOR: Regina Helena
TURMA: 8ª B TURNO: Matutino DUR. DA
AULA(S): 100 min (02 aulas)
CONTEÚDO (S):
Jogos Teatrais
OBJETIVO (S):
Finalização da terceira unidade
METODOLOGIA:
Esclarecimentos sobre a Recuperação Paralela;
Jogo do vilão;
Casa, Pessoa ou tempestade;
Xerox da xerox (1- repetindo gestos/ 2- Reproduzindo ações);
Música “Olha a cobra Caninana”;
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Presença e participação nas aulas, entrega do segundo texto
dramático e do diário de bordo.
REFERÊNCIAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário