Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 21/08/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO(S): Desenvolver a integração e ampliar os horizontes da percepção da turma. Estimular a expansão dos sentidos (audição, visão) a partir do jogo; iniciar construção de um repertório vocal a partir de músicas, coros, cirandas etc.
CONTEÚDO(S): Dinâmica de apresentação entre a turma e os estagiários/ jogo de integração e percepção (As fontes do comando).
METODOLOGIA(S): Em círculo, cada aluno diz seu nome, associando-o a algum gesto de livre escolha.
RECURSO(S): Notebook, caixas de som, pendriwe, etc.
AVALIAÇÃO: Apesar de um pouco tímida, a turma mostrou-se bastante empenhada durante a aula.
BIBLIOGRAFIA: As Fontes do Comando, Atama, Abaco, Labarina – coro africano (Origens desconhecidas)



ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 30/08/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Ativar todo o aparelho sensório-motor dos alunos, estimular a tomada de consciência de ocupação dos espaços vazios, etc.
CONTEÚDO (S): Jogos de integração e percepção (quebrar do porco); Três e Múltiplos de Três;
METODOLOGIA (S): Separados em trios, desenvolve-se o exercício ou jogo – Jana Cabana – onde dois dos voluntários formal uma espécie de toca com suas mãos. Essa toca servirá de abrigo ao terceiro componente do trio, que, a cada vez que ouvir a palavra “pessoa” muda de toca. A toca, por sua vez, se desloca sempre que houve a palavra “cabana”. Ao grito de “tempestade” todos se deslocam formando novos trios.
RECURSO (S): Notebook, caixas de som, quadro- negro, e pincel atômico.
AVALIAÇÃO: O tempo calculado para absorção das propostas demandou alterações, sem detrimento para o resultado almejado.
BIBLIOGRAFIA: Jana Cabana, Quebrar o porco, Três e Múltiplos de Três.



ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 10/09/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Intensificar as potencialidades do imaginário; fomentar a observação dos princípios do movimento – do gesto elementar ao representativo.
CONTEÚDO(S): Modalidades de Jogos: Jogos de Imaginação – A morte no castelo.
METODOLOGIA (S): Desdobra-se uma narrativa a despeito de uma visita a um determinado castelo. Descreve-se o espaço físico e ou onírico daquele lugar quase que esquecido. Nota-se na geografia, arquitetura, adornos, as pessoas que ali residiram. As janelas se fecham, as luzes se apagam, as portas são batidas, e todo cuidado é pouco. A morte está infiltrada naquele castelo. Ela é astuta, precisa e não perde viagem.  Define sua vitima e pode fulmina-la tanto com um piscar de olho quanto com um toque sutil sem que ninguém perceba.
RECURSO (S): Notebook, caixas de som, quadro- negro, e pincel atômico.
 AVALIAÇÃO: Houve certa resistência a principio e o atraso de alguns alunos da turma quando de sua chegada a sala, comprometeu em certos aspectos o exercício, calcado na psicotécnica -  método criado e aperfeiçoado por Stanislavski, amplamente utilizado no campo do teatro.
BIBLIOGRAFIA: STANISLAVSKI, Constantin; A Preparação do Ator.

ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 13/09/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Contribuir (a partir da Capoeira Angola) para o reconhecimento do corpo físico como um espaço onde nascem e se prolongam a autoestima, o conforto e o bem estar dos indivíduos.
CONTEÚDO (S): Dinâmicas, jogos e brincadeiras baseadas no repertório pessoal de cada aluno, além de exercícios de improvisação referenciados na capoeira angola.
METODOLOGIA (S): Exposição (professor) e repetição (alunos).
RECURSO (S): Roupa folgada ou de malha, berimbau, atabaque, caxixi.
AVALIAÇÃO: A aula transcorreu com bastante naturalidade, a turma mantinha-se conectada com as atividades mesmo quando desconhecia alguns encaminhamentos.
BIBLIOGRAFIA: LIMA, Evani Tavares. Capoeira Angola como treinamento para o ator./ Evani Tavares Lima. – Salvador: Fundação Pedro Calmon, 2008. 126p. : il. – (coleção Selo Letras da Bahia)



ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 15/09/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Orientar os alunos acerca da importância que reside no uso adequado das cordas vocais dentro e fora da cena, bem como instrui-los sobre a necessidade da adequação da postura corporal nas diversas atividades empreendidas no dia-a-dia.
CONTEÚDO (S): Aquecimento e exercícios corpo-vocais, acompanhados de algumas noções de distribuição no espaço, tempo e ritmo, foco e direção.
METODOLOGIA (S): Utilização das vogais com variações de tempo e espaço, oscilando entre o grave e o agudo. Emissão do som das vogais utilizando palitos de picolé entre os lábios superior e inferior. Perguntas e respostas utilizando-se apenas vogais seja para perguntar ou para responder.
RECURSO (S): Palitos de picolé, Papel oficio, notebook, caixas de som.
AVALIAÇÃO: Alguns alunos mostraram-se apreensivos frente aos primeiros exercícios, demonstrando certa timidez nas tarefas que exigiam projeção de voz, como no caso do exercício com palito de picolé entre os lábios.
BIBLIOGRAFIA: (Atividade aplicada pela docente Mariana S. Freire, origem da fonte não encontrada).

ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 17/09/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Estabelecer canais de comunicação entre os alunos a partir apenas da interação corporal, ou seja, sem recorrer-se ao auxilio da fala. Na sequencia, separação da turma em pequenos grupos para criação de micro textos baseados nessas interações ocorridas.
CONTEÚDO (S): O ato mudo (mimica); profilaxia para a voz – exercícios de liberação e relaxamento das partes ligadas à fala.   Conversão de ações corporais em texto escrito ou falado.
METODOLOGIA (S): Aquecimento e alongamento coletivo, separação em grupos e criação de roteiros de cena e/ou células textuais.
RECURSO (S): Papel ofício, lápis, borracha, notebook, caixas de som.
AVALIAÇÃO: Em linhas gerais a aula ocorreu segundo o previsto, havendo alguns extravios e distorções da proposta em função do conflito demonstrado por alguns alunos com relação ao ato de escrever ou apresentar. Alguns se mostravam muito a vontade em cena, mas não conseguiam sistematizar as ideias; outros superavam a “ação” enquanto escreviam.
BIBLIOGRAFIA: NOVELLY, Maria C. Jogos Teatrais: Exercícios para grupos e sala de aula/ Maria C. Novelly; tradução de Fabiano Antônio de Oliveira. – Campinas, SP: Papirus, 1994. – (Coleção Ágere).
ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                                
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                    
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 20/09/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Reconectar os educandos a sua memória infantil, através de cirandas e jogos por eles recuperados e socializados com a turma.
CONTEÚDO (S): Dinâmicas e jogos trazidos pelos alunos (solicitados na aula anterior) e socializados com a turma. Cantigas de ninar, cirandas, etc.
METODOLOGIA (S): Cada aluno é o próprio responsável pelo encaminhamento da sua proposição, podendo eventualmente receber auxilio do professor ou de outro colega que domine as regras do jogo.
RECURSO (S): Fotografias, fragmentos de textos que remontam a infância, cd’s, aparelho de som, peças de roupa de crianças e outros artigos infantis. OBS: (Cada aluno ficou incumbido de empreender sua própria pesquisa, de modo que o recurso mais utilizado foi internet).
AVALIAÇÃO: O saldo da aula, confesso, superou em muitos aspectos as expectativas que criei, diversos alunos da turma estavam, ao final do encontro, visivelmente emocionados.
BIBLIOGRAFIA: CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino/ Beatriz Cabral. – São Paulo: Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2006. (Pedagogia do Teatro).

ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 24/09/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Contribuir para a reflexão crítica em torno da obra de arte (peça teatral)
CONTEÚDO (S): Apresentação do espetáculo “Entre Nós”, seguida de debate entre os atores e os alunos.
METODOLOGIA (S): Encenação e debate no anfiteatro da escola.
RECURSO (S): figurinos, cenários, guitarra, caixa amplificada, microfone, Datashow, maquilagem.
AVALIAÇÃO: Foi esse o primeiro contato da maioria dos alunos com o teatro e isso, sob alguns aspectos, contribuiu para a redução do espetáculo a pequenos recortes de cenas que os chamaram atenção. Essas cenas, previsivelmente, variavam bastante de aluno para aluno.
BIBLIOGRAFIA: (A aula não demandou e, portanto, não houve recurso a auxilio bibliográfico).



ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 27/09/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Promover a interação entre as opiniões dos educandos, bem como estimular a conexão entre os exercícios da oralidade e da escrita.
CONTEÚDO (S): Reflexão escrita e individual acerca das impressões e apreensões que decorreram sobre o espetáculo teatral “Entre Nós”, seguida de debate.
METODOLOGIA (S): Reflexão escrita e individual; troca de ideias em pequenos grupos; debate final envolvendo toda a turma, com espaço para análise das principais mudanças conceituais operadas (do individuo ao pequeno grupo / do pequeno grupo a turma).
RECURSO (S): Máquina fotográfica, rádio gravador, caderno, dentre outros.
AVALIAÇÃO: Os escritos convergiam para a redução do espetáculo ou a seleção do recorte desejado ou a escolha do elemento que mais surpreendeu ao aluno. A discussão em pequenos grupos encaminhavam meus estudos a despeito da turma para um viés posteriormente reiterado pelo debate: oralidade da maioria dos alunos daquela classe sobrepõe-se à sua produção escrita.
BIBLIOGRAFIA: (A aula não demandou e, portanto, não houve recurso a auxilio bibliográfico)

ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 04/10/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Desenvolver um entendimento acerca da zona respiratória e conhecer os principais órgãos que a constitui. (região pulmonar/peitoral, zona diafragmática, região das intercostais, zona pélvica, etc.).
CONTEÚDO (S): Exercícios respiratórios com variações de tempo/ritmo; sons articulados e inarticulados; vogais e consoantes.
METODOLOGIA (S): Exposição (professor) e repetição (alunos), seguida de fiscalização e eventuais ajustes (professor assistindo individualmente aos alunos).
RECURSO (S): Tatames, emborrachados, roupa confortável (aula no anfiteatro da unidade escolar)
AVALIAÇÃO: A turma parecia, neste dia, sonolenta e indisposta e alguns exercícios tiveram que ser remanejados.
BIBLIOGRAFIA: PEDRO Block. Treinamento para alcançar uma boa voz. Pedro Block. 346p.



ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 11/10/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Despertar a sensibilidade para as diversas etapas que caracterizam o ato de leitura.
CONTEÚDO (S): O menino do mato (fragmentos), Caderno de aprendiz (fragmentos) – Manoel de Barros.
METODOLOGIA (S): Leitura oral (professor). Uma parte dos alunos está confortavelmente deitada e com os olhos fechados, ao passo que a outra parte recebe fragmentos extraídos do texto que o professor está lendo. O professor suspende sua leitura e, na sequencia, cada aluno que estiver com um recorte do texto em mão, dirigindo-se ao ouvido de um dentre os colegas deitados, lê-o e passa ao ouvido do colega seguinte. Depois que o ciclo for concluído, a dinâmica se repete com os grupos assumindo lugares distintos. Quem estava deitado, lê; quem estava lendo, deita-se.
RECURSO (S): Caixas de som, papel ofício, fragmentos de texto (xérox).
AVALIAÇÃO: Todas as etapas planejadas foram bem sucedidas, sendo que o estar deitado ouvindo o colega foi quase que unanimidade entre os alunos como o melhor momento da aula.
BIBLIOGRAFIA: CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino/ Beatriz Cabral. – São Paulo: Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.
ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 18/10/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Estimular a desinibição e a perda da timidez (ainda forte em parcela considerável dos alunos) a partir dos exercícios e jogos de improvisação.
CONTEÚDO (S): Exercícios de memória e sensoriais, seguidos de improvisação de cenas curtas.
METODOLOGIA (S): Os alunos receberão estímulos que poderão variar desde o som de um apito, alarme ou grito humano, ao estouro de uma granada, um trovão, um rugido de leão. De modo que todos reagirão a esses estímulos, cada um à sua maneira de interpretar, explorando diferentes planos do espaço e exprimindo as mais variadas sensações proposta pelo instante.
RECURSO (S): Alfaia, violão, chocalhos, apitos, aparelho de som.
AVALIAÇÃO: O processo oscilou bastante, a maior dificuldade que os alunos encontravam, segundo alguns relatos pós-aula, residia na transição entre uma sensação e outra.
BIBLIOGRAFIA: Boal, Augusto, 1931-2009. Jogos Para atores e não atores/ Augusto Boal. – 13. Ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. 368 p.

ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 29/10/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Analisar as habilidades adquiridas pelos alunos ao longo de todo o percurso criativo correspondente a 2ª unidade.
CONTEÚDO (S): Recuperação da memória texto corporal construída ao longo da 2ª unidade.
METODOLOGIA (S): Os alunos serão solicitados, individualmente, sobre os registros produzidos em seus diários de bordo e, na sequência, farão algumas demonstrações de algumas tarefas empreendidas durante o percurso criativo até ali.
RECURSO (S): Diário de bordo, aparelho de som, instrumentos musicais (violão, alfaia), fotografias, desenhos.
AVALIAÇÃO: As atividades escritas e práticas dos alunos com baixo índice de frequência eram notadamente rasas, distorcidas, incompletas; ao passo que os alunos mais frequentes e atuantes conseguiam alcançar detalhes imprescindíveis, o que lhes permitiam a produção de exercícios melhor elaborados.
BIBLIOGRAFIA: (A aula não demandou e, portanto, não houve recurso a auxilio bibliográfico)

ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 01/11/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Analisar as habilidades adquiridas pelos alunos ao longo de todo o percurso criativo correspondente a 2ª unidade.
CONTEÚDO (S): Recuperação da memória texto corporal construída ao longo da 2ª unidade.
METODOLOGIA (S): Os alunos serão solicitados, individualmente, sobre os registros produzidos em seus diários de bordo e, na sequência, farão algumas demonstrações de algumas tarefas empreendidas durante o percurso criativo até ali.
RECURSO (S): Diário de bordo, aparelho de som, instrumentos musicais (violão, alfaia), fotografias, desenhos.
AVALIAÇÃO: As atividades escritas e práticas dos alunos com baixo índice de frequência eram notadamente rasas, distorcidas, incompletas; ao passo que os alunos mais frequentes e atuantes conseguiam alcançar detalhes imprescindíveis, o que lhes permitiam a produção de exercícios melhor elaborados.
BIBLIOGRAFIA: (A aula não demandou e, portanto, não houve recurso a auxilio bibliográfico)

ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 05/11/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Refletir as principais transformações ocorridas na estrutura social dos países diretamente afetados pela escravidão, caso da Serra Leoa, por exemplo; Observar o que mudou nesses países desde a abolição da escravatura.
CONTEÚDO (S): O Navio Negreiro (Os escravos), Castro Alves.
METODOLOGIA (S): Leitura oral, seguida da conexão com as principais transformações desencadeadas em alguns dos países afetados com o tráfico negreiro.
RECURSO (S): Aparelho de som, dvd, Datashow, slides, dicionário da língua portuguesa, xérox do texto em análise.
AVALIAÇÃO: Os alunos mostraram-se muito atentos em todas as etapas de estudo, desde a apresentação de slides à análise do vocabulário a partir do uso do dicionário.
BIBLIOGRAFIA: Alves, Castro. Espumas flutuantes. Castro Alves. In poesias completas. Rio de Janeiro, Edições de ouro, s/d.


ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 12/11/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Analisar as mais variadas maneiras de dizer o texto (estudo das pausas, matizes, nuanças, ênfases etc.).
CONTEÚDO (S): O Navio Negreiro – Castro Alves.
METODOLOGIA (S): No anfiteatro da escola, os alunos serão orientados a deitarem-se confortavelmente, fechando os olhos. Na sequencia, será solicitado escutar o texto em destaque (O Navio Negreiro) nas vozes de Maria Bethânia, Paulo Autran, Caetano Veloso e Maria Bethânia.
RECURSO (S): Aparelho de som, aparelho dvd, tatames, calça folgada ou roupa de malha.
AVALIAÇÃO: As diferentes maneiras de interpretar fizeram com que os alunos, inicialmente, não identificassem que se tratava de um mesmo texto, qual seja: O Navio Negreiro – Castro Alves. Após escutar mais de uma vez as três versões ganhadas pela poesia, passamos para a análise do texto com enfoque nas pausas, respirações, ênfases, projeção, etc. As opiniões sobre a melhor interpretação se dividiam. 
BIBLIOGRAFIA: Alves, Castro. Espumas flutuantes. Castro Alves. In poesias completas. Rio de Janeiro, Edições de ouro, s/d.

ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 19/11/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Proporcionar a criação e apresentação de micro células cênicas a partir do texto não dramático.
CONTEÚDO (S): Criação de células cênicas a partir da poesia O Navio Negreiro, de Castro Alves.
METODOLOGIA (S): As cenas serão geradas com referencia na seleção de versos ou estrofes pelos alunos, que poderão transitar entre as técnicas do cinema/teatro mudo ou pela utilização tradicional da fala.
RECURSO (S): Peças de roupas velhas, xérox do texto, aparelho de som, efeitos instrumentais.
AVALIAÇÃO: As unidades cênicas apresentadas pelos alunos foram, no geral, muito maduras. Isso decorreu do fato de termos trabalhado com o texto gerador, O Navio Negreiro, durante três encontros. O da presente data, 19 de novembro, e os dois que imediatamente o antecede, 12 e 05 de novembro.
BIBLIOGRAFIA: Alves, Castro. Espumas flutuantes. Castro Alves. In poesias completas. Rio de Janeiro, Edições de ouro, s/d.


ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 23/11/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Desenvolver junto aos alunos um projeto que resultará na apresentação de um espetáculo construído a partir da elaboração de narrativas dramatúrgicas calcadas na transposição de letras musicais e poemas para a cena teatral.
CONTEÚDO (S): A ditadura militar na letra da canção: Pra não dizer que não falei das flores – Geraldo Vandré.
METODOLOGIA (S): A música é apresentada através de slides que encerram frases, imagens (fotografias) ou fragmentos de arquivos jornalísticos inerentes à época. A canção, cantada na versão original, faz fundo a passagem dos slides.
RECURSO (S): Datashow, dvd, pendriwe, cd, caixas de som.
AVALIAÇÃO: A turma mostrou-se bastante entusiasmada frente a ideia de montar um espetáculo sob essas duas referencias: letras de musicas e poesia/poema. A primeira música acolhida pela turma foi uma sugestão de uma aluna de 15 anos.
BIBLIOGRAFIA: http://www.vagalume.com.br/geraldo-vandre/pra-nao-dizer-que-nao-falei-das-flores.html

ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 29/11/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Desenvolver junto aos alunos um projeto que resultará na apresentação de um espetáculo construído a partir da elaboração de narrativas dramatúrgicas calcadas na transposição de letras musicais e poemas para a cena teatral (continuação).
CONTEÚDO (S): A ditadura militar no verso do poema: A flor é a Náusea – Carlos Drummond de Andrade.
METODOLOGIA (S): Leitura individual silenciosa, seguida de levantamento de dados e discussão das ideias centrais do texto.
RECURSO (S): Poesia impressa, xérox, rádio gravador, máquina fotográfica.
AVALIAÇÃO: A turma parece menos imatura e mais homogênea, sendo ainda um tanto deficiente no tocante a leitura e interpretação (o que só aumenta o desejo de produzir junto a eles).

BIBLIOGRAFIA: ANDRADE, Carlos Drummond de. Editora: Companhia das Letras.

http://www.sosestudante.com/resumos-a/a-flor-e-a-nausea-carlos-drummond-de-andrade.html


ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 03/12/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Ampliar o repertório de textos não dramáticos para posterior análise e seleção daqueles que serão encenados pela turma na mostra da IVª unidade.
CONTEÚDO (S): Os Estatutos do Homem – Thiago de Mello.
METODOLOGIA (S): Leitura oral, com pausas entre cada artigo ou parágrafo lido para discussão e/ou considerações. Análise das possibilidades de encenação, coreografia etc.
RECURSO (S): cópias do texto (Os Estatutos do Homem) para cada aluno, aparelho de som, pendriwe e cd.
AVALIAÇÃO: A turma esteve mais ansiosa do que normalmente o é.  Nota-se o desejo que cada um tem de receber logo texto e personagem.
BIBLIOGRAFIA: Mello, Thiago de. Os Estatutos do Homem. Editora: Vergara e Riba/ Poesia.




ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 06/12/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Desenvolver noções básicas de canto para (ou não) a cena teatral. Estudar os timbres, afinação, etc.
CONTEÚDO (S): Exercícios elementares de voz e dicção; música/poema falado e música/poema cantado: Rosa de Hiroshima – Vinicius de Moraes.
METODOLOGIA (S): Exposição (professor) e repetição (alunos). Num segundo momento, a turma é dividida em dois coros (masculino e feminino) e um diretor musical, Ronald Vaz, assume a etapa de preparação de voz para o canto.
RECURSO (S): Letra da musica (45 cópias), violão, flauta, caixas de som, notebook, pendriwe.
AVALIAÇÃO: A aula foi muito produtiva e o contato com alguém da música, Ronald, surpreendeu e encantou a turma. Alguns alunos que tem violão em suas casas resolveram aprender a tocar o instrumento para posterior apresentação, na mostra.
BIBLIOGRAFIA: MORAES, Vinicius de. Rosa de Hiroshima / Secos e Molhados.


ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 10/12/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Selecionar pequenos monólogos para a mostra a partir da improvisação de cena referenciada em letras de musica ou poema, dentre outros textos.
CONTEÚDO (S): Letras musicais, poemas e outros textos encenados: Partido Alto (Cássia Eller); Yufá (Revista Isto É, n°1.382); Jogos Florais (Antônio Carlos Ferreira de Brito)
METODOLOGIA (S): Leitura silenciosa e, na sequência, leitura oral seguida de improvisação de monólogos.
RECURSO (S): Revista isto é, cd, internet, cópia dos textos, aparelho de som.
AVALIAÇÃO: A turma estava muito agitada. Alguns alunos se mostravam tímidos na hora de se apresentarem aos colegas. Era a primeira vez que trabalhávamos com monólogos e com criação de arquétipos.
BIBLIOGRAFIA: BRITO, Antônio Carlos Ferreira de. Jogos Florais; Isto É, n°1.382; HOLANDA, Chico Buarque de. Partido Alto.



ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 17/12/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Selecionar textos a partir de letras musicais, bem como criar pequenos monólogos para a mostra da turma a realizar-se no anfiteatro da escola, como fase de conclusão do projeto “letras musicais e poemas, vem que dá cena”.
CONTEÚDO (S): Pátria que me pariu (Gabriel, o pensador); Feira de Mangaio (Clara Nunes); Falcão (Mv. Bill)
METODOLOGIA (S): Análise das varias interpretações conferidas aos textos pelos alunos; seleção de monólogos, considerando-se a inclusão dos alunos que até aqui estiveram sem nenhum texto ou papel.
RECURSO (S): Pandeiro, triângulo, chocalhos, letras dos textos, aparelho de som, cd.
AVALIAÇÃO: As cenas foram desdobradas atendendo a uma série de critérios, sendo surpreendente a comicidade registrada numa das células por uma aluna e o improviso de um aluno que canta e compõe rapper.
BIBLIOGRAFIA: PENSADOR, Gabriel o. Pátria Que Me Pariu; BILL, Mv. Falcão; NUNES, Clara. Feira de Mangaio.

ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro                     
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana Ribeiro
BOLSISTA: Ricardo Santana                                   
TURMA: 1° Ensino Médio – 3.                                               TURNO: Matutino.                                                  
DATA: 20/12/2012                                                  TEMPO/AULA: 50 minutos.

OBJETIVO (S): Concluir a fase de coleta de textos, construir um calendário de ensaios e oficinas para confecção de adereços, bem como planejar o cenário; agendar laboratórios com profissionais de música, figurino e maquiagem.
CONTEÚDO (S): Sinal fechado, Cálice (Chico Buarque). Fechamento de cenas. Debate sobre concepção e execução de cenários, figurinos, adereços de palco e de cena, maquiagem.
METODOLOGIA (S): Leitura oral, criação de micro cenas; negociação de um calendário para realização de oficinas e ensaios da mostra “Letras musicais e poemas, vem que dá cena”!
RECURSO (S): Xérox dos textos em foco, máquina fotográfica, rádio gravador, etc.
AVALIAÇÃO: A aula foi bastante produtiva, contando com a colaboração de alunos e com as assistências dos colegas Ronald Vaz, diretor musical da mostra -, e Maria Joseane, responsável pela confecção de adereços para a cena.
BIBLIOGRAFIA: HOLANDA, Chico Buarque de. Cálice; Sinal Fechado.

ESTAGIÁRIO: Ricardo Santana                                               
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro

Nenhum comentário: