ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA:
21/08/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO(S):
Desenvolver
a integração e ampliar os horizontes da percepção da turma. Estimular
a expansão dos sentidos (audição, visão) a partir do jogo; iniciar construção
de um repertório vocal a partir de músicas, coros, cirandas etc.
CONTEÚDO(S):
Dinâmica
de apresentação entre a turma e os estagiários/ jogo de integração e percepção
(As fontes do comando).
METODOLOGIA(S):
Em
círculo, cada aluno diz seu nome, associando-o a algum gesto de livre escolha.
RECURSO(S):
Notebook,
caixas de som, pendriwe, etc.
AVALIAÇÃO:
Apesar
de um pouco tímida, a turma mostrou-se bastante empenhada durante a aula.
BIBLIOGRAFIA:
As
Fontes do Comando, Atama, Abaco, Labarina – coro africano (Origens desconhecidas)
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 30/08/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Ativar todo o aparelho sensório-motor dos alunos,
estimular a tomada de consciência de ocupação dos espaços vazios, etc.
CONTEÚDO
(S): Jogos de integração e percepção (quebrar do porco); Três
e Múltiplos de Três;
METODOLOGIA
(S): Separados em trios, desenvolve-se o exercício ou jogo –
Jana Cabana – onde dois dos voluntários formal uma espécie de toca com suas
mãos. Essa toca servirá de abrigo ao terceiro componente do trio, que, a cada
vez que ouvir a palavra “pessoa” muda de toca. A toca, por sua vez, se desloca
sempre que houve a palavra “cabana”. Ao grito de “tempestade” todos se deslocam
formando novos trios.
RECURSO
(S): Notebook, caixas de som, quadro- negro, e pincel atômico.
AVALIAÇÃO:
O
tempo calculado para absorção das propostas demandou alterações, sem detrimento
para o resultado almejado.
BIBLIOGRAFIA:
Jana
Cabana, Quebrar o porco, Três e Múltiplos de Três.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO:
Matutino.
DATA:
10/09/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Intensificar as potencialidades do imaginário; fomentar a
observação dos princípios do movimento – do gesto elementar ao representativo.
CONTEÚDO(S):
Modalidades
de Jogos: Jogos de Imaginação – A morte no castelo.
METODOLOGIA
(S): Desdobra-se uma narrativa a despeito de uma visita a um
determinado castelo. Descreve-se o espaço físico e ou onírico daquele lugar
quase que esquecido. Nota-se na geografia, arquitetura, adornos, as pessoas que
ali residiram. As janelas se fecham, as luzes se apagam, as portas são batidas,
e todo cuidado é pouco. A morte está infiltrada naquele castelo. Ela é astuta,
precisa e não perde viagem. Define sua
vitima e pode fulmina-la tanto com um piscar de olho quanto com um toque sutil
sem que ninguém perceba.
RECURSO
(S): Notebook, caixas de som, quadro- negro, e pincel atômico.
AVALIAÇÃO: Houve certa resistência
a principio e o atraso de alguns alunos da turma quando de sua chegada a sala,
comprometeu em certos aspectos o exercício, calcado na psicotécnica - método criado e aperfeiçoado por
Stanislavski, amplamente utilizado no campo do teatro.
BIBLIOGRAFIA:
STANISLAVSKI,
Constantin; A Preparação do Ator.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 13/09/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Contribuir (a partir da Capoeira Angola) para o
reconhecimento do corpo físico como um espaço onde nascem e se prolongam a
autoestima, o conforto e o bem estar dos indivíduos.
CONTEÚDO
(S): Dinâmicas, jogos e brincadeiras baseadas no repertório
pessoal de cada aluno, além de exercícios de improvisação referenciados na
capoeira angola.
METODOLOGIA
(S): Exposição (professor) e repetição (alunos).
RECURSO
(S): Roupa folgada ou de malha, berimbau, atabaque, caxixi.
AVALIAÇÃO:
A
aula transcorreu com bastante naturalidade, a turma mantinha-se conectada com
as atividades mesmo quando desconhecia alguns encaminhamentos.
BIBLIOGRAFIA:
LIMA,
Evani Tavares. Capoeira Angola como treinamento para o ator./ Evani Tavares
Lima. – Salvador: Fundação Pedro Calmon, 2008. 126p. : il. – (coleção Selo
Letras da Bahia)
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 15/09/2012 TEMPO/AULA:
50 minutos.
OBJETIVO
(S): Orientar os alunos acerca da importância que reside no
uso adequado das cordas vocais dentro e fora da cena, bem como instrui-los
sobre a necessidade da adequação da postura corporal nas diversas atividades empreendidas
no dia-a-dia.
CONTEÚDO
(S): Aquecimento e exercícios corpo-vocais, acompanhados de
algumas noções de distribuição no espaço, tempo e ritmo, foco e direção.
METODOLOGIA
(S): Utilização das vogais com variações de tempo e espaço,
oscilando entre o grave e o agudo. Emissão do som das vogais utilizando palitos
de picolé entre os lábios superior e inferior. Perguntas e respostas
utilizando-se apenas vogais seja para perguntar ou para responder.
RECURSO
(S): Palitos de picolé, Papel oficio, notebook, caixas de som.
AVALIAÇÃO:
Alguns
alunos mostraram-se apreensivos frente aos primeiros exercícios, demonstrando
certa timidez nas tarefas que exigiam projeção de voz, como no caso do
exercício com palito de picolé entre os lábios.
BIBLIOGRAFIA:
(Atividade
aplicada pela docente Mariana S. Freire, origem da fonte não encontrada).
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 17/09/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S):
Estabelecer canais de comunicação entre os alunos a partir apenas da interação
corporal, ou seja, sem recorrer-se ao auxilio da fala. Na sequencia, separação
da turma em pequenos grupos para criação de micro textos baseados nessas
interações ocorridas.
CONTEÚDO
(S): O ato mudo (mimica); profilaxia para a voz – exercícios
de liberação e relaxamento das partes ligadas à fala. Conversão de ações corporais em texto escrito
ou falado.
METODOLOGIA
(S): Aquecimento e alongamento coletivo, separação em grupos e
criação de roteiros de cena e/ou células textuais.
RECURSO
(S): Papel ofício, lápis, borracha, notebook, caixas de som.
AVALIAÇÃO:
Em
linhas gerais a aula ocorreu segundo o previsto, havendo alguns extravios e
distorções da proposta em função do conflito demonstrado por alguns alunos com relação
ao ato de escrever ou apresentar. Alguns se mostravam muito a vontade em cena,
mas não conseguiam sistematizar as ideias; outros superavam a “ação” enquanto
escreviam.
BIBLIOGRAFIA:
NOVELLY, Maria C. Jogos Teatrais: Exercícios para grupos e sala de aula/ Maria
C. Novelly; tradução de Fabiano Antônio de Oliveira. – Campinas, SP: Papirus,
1994. – (Coleção Ágere).
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA:
20/09/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S):
Reconectar os educandos a sua memória infantil, através de cirandas e jogos por
eles recuperados e socializados com a turma.
CONTEÚDO
(S): Dinâmicas e jogos trazidos pelos alunos (solicitados na
aula anterior) e socializados com a turma. Cantigas de ninar, cirandas, etc.
METODOLOGIA
(S): Cada aluno é o próprio responsável pelo encaminhamento da
sua proposição, podendo eventualmente receber auxilio do professor ou de outro
colega que domine as regras do jogo.
RECURSO
(S): Fotografias, fragmentos de textos que remontam a
infância, cd’s, aparelho de som, peças de roupa de crianças e outros artigos
infantis. OBS: (Cada aluno ficou incumbido de empreender sua própria pesquisa,
de modo que o recurso mais utilizado foi internet).
AVALIAÇÃO:
O
saldo da aula, confesso, superou em muitos aspectos as expectativas que criei,
diversos alunos da turma estavam, ao final do encontro, visivelmente
emocionados.
BIBLIOGRAFIA:
CABRAL,
Beatriz. Drama como método de ensino/ Beatriz Cabral. – São Paulo: Editora
Hucitec: Edições Mandacaru, 2006. (Pedagogia do Teatro).
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA:
24/09/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Contribuir para a reflexão crítica em torno da obra de
arte (peça teatral)
CONTEÚDO
(S): Apresentação do espetáculo “Entre Nós”, seguida de debate
entre os atores e os alunos.
METODOLOGIA
(S): Encenação e debate no anfiteatro da escola.
RECURSO
(S): figurinos, cenários, guitarra, caixa amplificada,
microfone, Datashow, maquilagem.
AVALIAÇÃO:
Foi
esse o primeiro contato da maioria dos alunos com o teatro e isso, sob alguns
aspectos, contribuiu para a redução do espetáculo a pequenos recortes de cenas
que os chamaram atenção. Essas cenas, previsivelmente, variavam bastante de
aluno para aluno.
BIBLIOGRAFIA:
(A
aula não demandou e, portanto, não houve recurso a auxilio bibliográfico).
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA:
27/09/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Promover a interação entre as opiniões dos educandos, bem
como estimular a conexão entre os exercícios da oralidade e da escrita.
CONTEÚDO
(S): Reflexão escrita e individual acerca das impressões e
apreensões que decorreram sobre o espetáculo teatral “Entre Nós”, seguida de
debate.
METODOLOGIA
(S): Reflexão escrita e individual; troca de ideias em
pequenos grupos; debate final envolvendo toda a turma, com espaço para análise
das principais mudanças conceituais operadas (do individuo ao pequeno grupo /
do pequeno grupo a turma).
RECURSO
(S): Máquina fotográfica, rádio gravador, caderno, dentre
outros.
AVALIAÇÃO:
Os
escritos convergiam para a redução do espetáculo ou a seleção do recorte
desejado ou a escolha do elemento que mais surpreendeu ao aluno. A discussão em
pequenos grupos encaminhavam meus estudos a despeito da turma para um viés
posteriormente reiterado pelo debate: oralidade da maioria dos alunos daquela
classe sobrepõe-se à sua produção escrita.
BIBLIOGRAFIA:
(A
aula não demandou e, portanto, não houve recurso a auxilio bibliográfico)
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA:
04/10/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Desenvolver um entendimento acerca da zona respiratória e
conhecer os principais órgãos que a constitui. (região pulmonar/peitoral, zona
diafragmática, região das intercostais, zona pélvica, etc.).
CONTEÚDO
(S): Exercícios respiratórios com variações de tempo/ritmo;
sons articulados e inarticulados; vogais e consoantes.
METODOLOGIA
(S): Exposição (professor) e repetição (alunos), seguida de
fiscalização e eventuais ajustes (professor assistindo individualmente aos
alunos).
RECURSO
(S): Tatames, emborrachados, roupa confortável (aula no
anfiteatro da unidade escolar)
AVALIAÇÃO:
A
turma parecia, neste dia, sonolenta e indisposta e alguns exercícios tiveram
que ser remanejados.
BIBLIOGRAFIA:
PEDRO
Block. Treinamento para alcançar uma boa voz. Pedro Block. 346p.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 11/10/2012 TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Despertar a sensibilidade para as diversas etapas que
caracterizam o ato de leitura.
CONTEÚDO
(S): O menino do mato (fragmentos), Caderno de aprendiz
(fragmentos) – Manoel de Barros.
METODOLOGIA
(S): Leitura oral (professor). Uma parte dos alunos está
confortavelmente deitada e com os olhos fechados, ao passo que a outra parte
recebe fragmentos extraídos do texto que o professor está lendo. O professor
suspende sua leitura e, na sequencia, cada aluno que estiver com um recorte do
texto em mão, dirigindo-se ao ouvido de um dentre os colegas deitados, lê-o e
passa ao ouvido do colega seguinte. Depois que o ciclo for concluído, a
dinâmica se repete com os grupos assumindo lugares distintos. Quem estava
deitado, lê; quem estava lendo, deita-se.
RECURSO
(S): Caixas de som, papel ofício, fragmentos de texto (xérox).
AVALIAÇÃO:
Todas
as etapas planejadas foram bem sucedidas, sendo que o estar deitado ouvindo o
colega foi quase que unanimidade entre os alunos como o melhor momento da aula.
BIBLIOGRAFIA: CABRAL,
Beatriz. Drama como método de ensino/ Beatriz Cabral. – São Paulo: Editora
Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 18/10/2012 TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Estimular a desinibição e a perda da timidez (ainda forte
em parcela considerável dos alunos) a partir dos exercícios e jogos de
improvisação.
CONTEÚDO
(S): Exercícios de memória e sensoriais, seguidos de
improvisação de cenas curtas.
METODOLOGIA
(S): Os alunos receberão estímulos que poderão variar desde o
som de um apito, alarme ou grito humano, ao estouro de uma granada, um trovão,
um rugido de leão. De modo que todos reagirão a esses estímulos, cada um à sua
maneira de interpretar, explorando diferentes planos do espaço e exprimindo as
mais variadas sensações proposta pelo instante.
RECURSO
(S): Alfaia, violão, chocalhos, apitos, aparelho de som.
AVALIAÇÃO:
O
processo oscilou bastante, a maior dificuldade que os alunos encontravam,
segundo alguns relatos pós-aula, residia na transição entre uma sensação e
outra.
BIBLIOGRAFIA:
Boal,
Augusto, 1931-2009. Jogos Para atores e não atores/ Augusto Boal. – 13. Ed. –
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. 368 p.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA:
29/10/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Analisar as habilidades adquiridas pelos alunos ao longo
de todo o percurso criativo correspondente a 2ª unidade.
CONTEÚDO
(S): Recuperação da memória texto corporal construída ao longo
da 2ª unidade.
METODOLOGIA
(S): Os alunos serão solicitados, individualmente, sobre os
registros produzidos em seus diários de bordo e, na sequência, farão algumas
demonstrações de algumas tarefas empreendidas durante o percurso criativo até
ali.
RECURSO
(S): Diário de bordo, aparelho de som, instrumentos musicais (violão,
alfaia), fotografias, desenhos.
AVALIAÇÃO:
As
atividades escritas e práticas dos alunos com baixo índice de frequência eram
notadamente rasas, distorcidas, incompletas; ao passo que os alunos mais
frequentes e atuantes conseguiam alcançar detalhes imprescindíveis, o que lhes
permitiam a produção de exercícios melhor elaborados.
BIBLIOGRAFIA:
(A
aula não demandou e, portanto, não houve recurso a auxilio bibliográfico)
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 01/11/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S):
Analisar as habilidades adquiridas pelos alunos ao longo de todo o percurso
criativo correspondente a 2ª unidade.
CONTEÚDO
(S): Recuperação da memória texto corporal construída ao longo
da 2ª unidade.
METODOLOGIA
(S): Os alunos serão solicitados, individualmente, sobre os
registros produzidos em seus diários de bordo e, na sequência, farão algumas
demonstrações de algumas tarefas empreendidas durante o percurso criativo até
ali.
RECURSO
(S):
Diário de bordo, aparelho de som, instrumentos musicais (violão, alfaia),
fotografias, desenhos.
AVALIAÇÃO:
As
atividades escritas e práticas dos alunos com baixo índice de frequência eram
notadamente rasas, distorcidas, incompletas; ao passo que os alunos mais
frequentes e atuantes conseguiam alcançar detalhes imprescindíveis, o que lhes
permitiam a produção de exercícios melhor elaborados.
BIBLIOGRAFIA: (A
aula não demandou e, portanto, não houve recurso a auxilio bibliográfico)
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 05/11/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Refletir as principais transformações ocorridas na
estrutura social dos países diretamente afetados pela escravidão, caso da Serra
Leoa, por exemplo; Observar o que mudou nesses países desde a abolição da
escravatura.
CONTEÚDO
(S): O Navio Negreiro (Os escravos), Castro Alves.
METODOLOGIA
(S): Leitura oral, seguida da conexão com as principais
transformações desencadeadas em alguns dos países afetados com o tráfico
negreiro.
RECURSO
(S): Aparelho de som, dvd, Datashow, slides, dicionário da
língua portuguesa, xérox do texto em análise.
AVALIAÇÃO:
Os
alunos mostraram-se muito atentos em todas as etapas de estudo, desde a
apresentação de slides à análise do vocabulário a partir do uso do dicionário.
BIBLIOGRAFIA:
Alves,
Castro. Espumas flutuantes. Castro Alves. In poesias completas. Rio de Janeiro,
Edições de ouro, s/d.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 12/11/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Analisar as mais variadas maneiras de dizer o texto
(estudo das pausas, matizes, nuanças, ênfases etc.).
CONTEÚDO
(S): O Navio Negreiro – Castro Alves.
METODOLOGIA
(S): No anfiteatro da escola, os alunos serão orientados a
deitarem-se confortavelmente, fechando os olhos. Na sequencia, será solicitado
escutar o texto em destaque (O Navio Negreiro) nas vozes de Maria Bethânia,
Paulo Autran, Caetano Veloso e Maria Bethânia.
RECURSO
(S): Aparelho de som, aparelho dvd, tatames, calça folgada ou
roupa de malha.
AVALIAÇÃO:
As
diferentes maneiras de interpretar fizeram com que os alunos, inicialmente, não
identificassem que se tratava de um mesmo texto, qual seja: O Navio Negreiro –
Castro Alves. Após escutar mais de uma vez as três versões ganhadas pela
poesia, passamos para a análise do texto com enfoque nas pausas, respirações,
ênfases, projeção, etc. As opiniões sobre a melhor interpretação se dividiam.
BIBLIOGRAFIA: Alves,
Castro. Espumas flutuantes. Castro Alves. In poesias completas. Rio de Janeiro,
Edições de ouro, s/d.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 19/11/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Proporcionar a criação e apresentação de micro células
cênicas a partir do texto não dramático.
CONTEÚDO
(S): Criação de células cênicas a partir da poesia O Navio
Negreiro, de Castro Alves.
METODOLOGIA
(S): As cenas serão geradas com referencia na seleção de
versos ou estrofes pelos alunos, que poderão transitar entre as técnicas do
cinema/teatro mudo ou pela utilização tradicional da fala.
RECURSO
(S): Peças de roupas velhas, xérox do texto, aparelho de som,
efeitos instrumentais.
AVALIAÇÃO:
As
unidades cênicas apresentadas pelos alunos foram, no geral, muito maduras. Isso
decorreu do fato de termos trabalhado com o texto gerador, O Navio Negreiro,
durante três encontros. O da presente data, 19 de novembro, e os dois que
imediatamente o antecede, 12 e 05 de novembro.
BIBLIOGRAFIA: Alves,
Castro. Espumas flutuantes. Castro Alves. In poesias completas. Rio de Janeiro,
Edições de ouro, s/d.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 23/11/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Desenvolver junto aos alunos um projeto que resultará na
apresentação de um espetáculo construído a partir da elaboração de narrativas
dramatúrgicas calcadas na transposição de letras musicais e poemas para a cena
teatral.
CONTEÚDO
(S): A ditadura militar na letra da canção: Pra não dizer que
não falei das flores – Geraldo Vandré.
METODOLOGIA
(S): A música é apresentada através de slides que encerram
frases, imagens (fotografias) ou fragmentos de arquivos jornalísticos inerentes
à época. A canção, cantada na versão original, faz fundo a passagem dos slides.
RECURSO
(S): Datashow, dvd, pendriwe, cd, caixas de som.
AVALIAÇÃO:
A
turma mostrou-se bastante entusiasmada frente a ideia de montar um espetáculo
sob essas duas referencias: letras de musicas e poesia/poema. A primeira música
acolhida pela turma foi uma sugestão de uma aluna de 15 anos.
BIBLIOGRAFIA: http://www.vagalume.com.br/geraldo-vandre/pra-nao-dizer-que-nao-falei-das-flores.html
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 29/11/2012 TEMPO/AULA:
50 minutos.
OBJETIVO
(S):
Desenvolver junto aos alunos um projeto que resultará na apresentação de um
espetáculo construído a partir da elaboração de narrativas dramatúrgicas
calcadas na transposição de letras musicais e poemas para a cena teatral
(continuação).
CONTEÚDO
(S): A ditadura militar no verso do poema: A flor é a Náusea –
Carlos Drummond de Andrade.
METODOLOGIA
(S): Leitura individual silenciosa, seguida de levantamento de
dados e discussão das ideias centrais do texto.
RECURSO
(S): Poesia impressa, xérox, rádio gravador, máquina
fotográfica.
AVALIAÇÃO:
A
turma parece menos imatura e mais homogênea, sendo ainda um tanto deficiente no
tocante a leitura e interpretação (o que só aumenta o desejo de produzir junto
a eles).
BIBLIOGRAFIA: ANDRADE, Carlos Drummond de. Editora: Companhia
das Letras.
http://www.sosestudante.com/resumos-a/a-flor-e-a-nausea-carlos-drummond-de-andrade.html
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 03/12/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Ampliar o repertório de textos não dramáticos para
posterior análise e seleção daqueles que serão encenados pela turma na mostra
da IVª unidade.
CONTEÚDO
(S): Os Estatutos do Homem – Thiago de Mello.
METODOLOGIA
(S): Leitura oral, com pausas entre cada artigo ou parágrafo
lido para discussão e/ou considerações. Análise das possibilidades de encenação,
coreografia etc.
RECURSO
(S): cópias do texto (Os Estatutos do Homem) para cada aluno,
aparelho de som, pendriwe e cd.
AVALIAÇÃO:
A
turma esteve mais ansiosa do que normalmente o é. Nota-se o desejo que cada um tem de receber
logo texto e personagem.
BIBLIOGRAFIA:
Mello,
Thiago de. Os Estatutos do Homem. Editora: Vergara e Riba/ Poesia.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 06/12/2012 TEMPO/AULA:
50 minutos.
OBJETIVO
(S): Desenvolver noções básicas de canto para (ou não) a cena
teatral. Estudar os timbres, afinação, etc.
CONTEÚDO
(S): Exercícios elementares de voz e dicção; música/poema
falado e música/poema cantado: Rosa de Hiroshima – Vinicius de Moraes.
METODOLOGIA
(S): Exposição (professor) e repetição (alunos). Num segundo
momento, a turma é dividida em dois coros (masculino e feminino) e um diretor
musical, Ronald Vaz, assume a etapa de preparação de voz para o canto.
RECURSO
(S): Letra da musica (45 cópias), violão, flauta, caixas de
som, notebook, pendriwe.
AVALIAÇÃO:
A
aula foi muito produtiva e o contato com alguém da música, Ronald, surpreendeu
e encantou a turma. Alguns alunos que tem violão em suas casas resolveram
aprender a tocar o instrumento para posterior apresentação, na mostra.
BIBLIOGRAFIA:
MORAES,
Vinicius de. Rosa de Hiroshima / Secos e Molhados.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA: 10/12/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Selecionar pequenos monólogos para a mostra a partir da
improvisação de cena referenciada em letras de musica ou poema, dentre outros
textos.
CONTEÚDO
(S): Letras musicais, poemas e outros textos encenados:
Partido Alto (Cássia Eller); Yufá (Revista Isto É, n°1.382); Jogos Florais
(Antônio Carlos Ferreira de Brito)
METODOLOGIA
(S): Leitura silenciosa e, na sequência, leitura oral seguida
de improvisação de monólogos.
RECURSO
(S): Revista isto é, cd, internet, cópia dos textos, aparelho
de som.
AVALIAÇÃO:
A
turma estava muito agitada. Alguns alunos se mostravam tímidos na hora de se
apresentarem aos colegas. Era a primeira vez que trabalhávamos com monólogos e
com criação de arquétipos.
BIBLIOGRAFIA: BRITO,
Antônio Carlos Ferreira de. Jogos Florais; Isto É, n°1.382; HOLANDA, Chico
Buarque de. Partido Alto.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA:
17/12/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Selecionar textos a partir de letras musicais, bem como
criar pequenos monólogos para a mostra da turma a realizar-se no anfiteatro da
escola, como fase de conclusão do projeto “letras musicais e poemas, vem que dá
cena”.
CONTEÚDO
(S): Pátria que me pariu (Gabriel, o pensador); Feira de
Mangaio (Clara Nunes); Falcão (Mv. Bill)
METODOLOGIA
(S): Análise das varias interpretações conferidas aos textos
pelos alunos; seleção de monólogos, considerando-se a inclusão dos alunos que
até aqui estiveram sem nenhum texto ou papel.
RECURSO
(S): Pandeiro, triângulo, chocalhos, letras dos textos, aparelho
de som, cd.
AVALIAÇÃO:
As
cenas foram desdobradas atendendo a uma série de critérios, sendo surpreendente
a comicidade registrada numa das células por uma aluna e o improviso de um
aluno que canta e compõe rapper.
BIBLIOGRAFIA:
PENSADOR,
Gabriel o. Pátria Que Me Pariu; BILL, Mv. Falcão; NUNES, Clara. Feira de
Mangaio.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Teatro
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
SUPERVISORA: Ana
Ribeiro
BOLSISTA:
Ricardo Santana
TURMA: 1°
Ensino Médio – 3. TURNO: Matutino.
DATA:
20/12/2012
TEMPO/AULA: 50 minutos.
OBJETIVO
(S): Concluir a fase de coleta de textos, construir um
calendário de ensaios e oficinas para confecção de adereços, bem como planejar
o cenário; agendar laboratórios com profissionais de música, figurino e
maquiagem.
CONTEÚDO
(S): Sinal fechado, Cálice (Chico Buarque). Fechamento de
cenas. Debate sobre concepção e execução de cenários, figurinos, adereços de
palco e de cena, maquiagem.
METODOLOGIA
(S): Leitura oral, criação de micro cenas; negociação de um
calendário para realização de oficinas e ensaios da mostra “Letras musicais e
poemas, vem que dá cena”!
RECURSO
(S): Xérox dos textos em foco, máquina fotográfica, rádio
gravador, etc.
AVALIAÇÃO:
A
aula foi bastante produtiva, contando com a colaboração de alunos e com as
assistências dos colegas Ronald Vaz, diretor musical da mostra -, e Maria
Joseane, responsável pela confecção de adereços para a cena.
BIBLIOGRAFIA:
HOLANDA,
Chico Buarque de. Cálice; Sinal Fechado.
ESTAGIÁRIO:
Ricardo
Santana
PROFESSOR
(A) SUPERVISOR (A): Ana Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário