Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE / TEATRO


Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva
Disciplina: Artes
Professora: Valdiceia Dos Santos Correia
Ano: 2014.2
Período: 3ª. Unidade


SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE

Nº AULAS:

OBJETIVO

Compreender o teatro em sua dimensão artísticas, estética histórica e social, Interação e reconhecimento da diversidade da cultura popular, como o folclore e seus elementos ligado a diferentes hábitos, narrativas e visualidades, perceber a importância do papel das tradições.
HABILIDADES
• Compreensão do teatro como atividades que favoreça a identificação de outras realidades socioculturais.
• Compreensão e analise de formas teatrais regionais e nacionais, esclarecendo suas tradições e características.
• Pesquisa e leituras de textos referente as tradições.
• Interação e reconhecimento da cultura com suas diferentes narrativas.
• Analise e observação do mundo físico e da cultura (gestos e gestualidades próprias de indivíduos ou comunidades como espaço e ambiente, sonoridade e singularidade, nossas e de outras culturas).


CONTEÚDO

• Lei 10.639/03
• Cultura popular/ folclore
• Mitologia
• Arte Grega
• Linha do tempo\Compreensão da contextualização histórica



DESENVOLVIMENTO

• Elementos textuais do folclore.
• Representação de histórias a partir de narrativas dos alunos.
• Trabalhar o corpo no espaço criando potencial dos alunos.
• Jogos de atenção e improvisação.
• Pesquisas referentes ao textos e discursões entres os alunos

MATERIAIS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS

DVD e Data Show
Pendrive
Aparelho de Som
Xerox de textos




AVALIAÇÃO

Analisar:
 A participação oral dos alunos, através dos textos indicado, articulando a imaginação e a percepção.
 Verificar a criação a improvisação de cenas entre os alunos na sala.
 Desenvolvimento da funcionalidade (contar histórias, trabalho coletivo).
 Atividades centrada nos aspectos lúdicos do teatro
 Jogos com improvisação nos quis apareçam regras. Busca de soluções de problemas. Estabelecimento de foco de atenção.
 Explorar a expressividade a partir de estímulos vinculados ao universo da relação social e afetiva entre os alunos.



REFERÊNCIAS

Jogos Teatrais: Exercício para grupos e sala de aula /Maria C.
Novelly; tradução Fabiano Antônio De Oliveira. - Campinas SP:
Papirus ,1994. – (Coleção Àgere)

Jogos teatrais : O fichário de Viola Spolin/
Viola Spolin; tradução de Ingrid Dormien Koudela .

-- São Paulo: Perspectiva, 2001.

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: paz e terra,1996.






Nenhum comentário: