Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...
Pesquise aqui!
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE / TEATRO
Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva
Disciplina: Artes
Professora: Valdiceia Dos Santos Correia
Ano: 2014.2
Período: 3ª. Unidade
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE
Nº AULAS:
OBJETIVO
Compreender o teatro em sua dimensão artísticas, estética histórica e social, Interação e reconhecimento da diversidade da cultura popular, como o folclore e seus elementos ligado a diferentes hábitos, narrativas e visualidades, perceber a importância do papel das tradições.
HABILIDADES
• Compreensão do teatro como atividades que favoreça a identificação de outras realidades socioculturais.
• Compreensão e analise de formas teatrais regionais e nacionais, esclarecendo suas tradições e características.
• Pesquisa e leituras de textos referente as tradições.
• Interação e reconhecimento da cultura com suas diferentes narrativas.
• Analise e observação do mundo físico e da cultura (gestos e gestualidades próprias de indivíduos ou comunidades como espaço e ambiente, sonoridade e singularidade, nossas e de outras culturas).
CONTEÚDO
• Lei 10.639/03
• Cultura popular/ folclore
• Mitologia
• Arte Grega
• Linha do tempo\Compreensão da contextualização histórica
DESENVOLVIMENTO
• Elementos textuais do folclore.
• Representação de histórias a partir de narrativas dos alunos.
• Trabalhar o corpo no espaço criando potencial dos alunos.
• Jogos de atenção e improvisação.
• Pesquisas referentes ao textos e discursões entres os alunos
MATERIAIS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS
DVD e Data Show
Pendrive
Aparelho de Som
Xerox de textos
AVALIAÇÃO
Analisar:
A participação oral dos alunos, através dos textos indicado, articulando a imaginação e a percepção.
Verificar a criação a improvisação de cenas entre os alunos na sala.
Desenvolvimento da funcionalidade (contar histórias, trabalho coletivo).
Atividades centrada nos aspectos lúdicos do teatro
Jogos com improvisação nos quis apareçam regras. Busca de soluções de problemas. Estabelecimento de foco de atenção.
Explorar a expressividade a partir de estímulos vinculados ao universo da relação social e afetiva entre os alunos.
REFERÊNCIAS
Jogos Teatrais: Exercício para grupos e sala de aula /Maria C.
Novelly; tradução Fabiano Antônio De Oliveira. - Campinas SP:
Papirus ,1994. – (Coleção Àgere)
Jogos teatrais : O fichário de Viola Spolin/
Viola Spolin; tradução de Ingrid Dormien Koudela .
-- São Paulo: Perspectiva, 2001.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: paz e terra,1996.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário