Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Fichamento: O Drama como método de ensino


Fichamento: O Drama como método de ensino

Fichamento do livro O Drama como método de ensino de Beatriz Cabral, publicado em São Paulo, SP, pela editora Hucitec, edições Mandacaru, no ano de 2006.

“O drama, uma forma essencial de comportamento em todas as culturas; permite explorar questões e problemas centrais à condição humana, e oferece ao indivíduo a oportunidade de definir e clarificar sua própria cultura. É uma atividade criativa em grupo, na qual os participantes se comportam como se estivessem em outra situação ou lugar, sendo eles próprios ou outras pessoas.”. (pag. 11).

“O contexto da ficção permite focalizar ou desafiar aquilo que é normalmente aceito sem questionamentos, tudo o que devido à rotina é assumido sem maiores reflexões. [...] facilita a abordagem de temas e situações que possam abalar a suscetibilidade dos participantes, possibilitando a experiência de respostas ou atitudes reais como se  estas fizessem parte do universo imaginário.”. (pag. 12 e 13).

“Tanto histórias de vida quanto memórias habilitam duas áreas distintas do conhecimento a das ciências sociais e a dos espaços artísticos. Em ambas, ter coerência interna, e ser convincente, são critérios básicos da credibilidade. [...]?”. (pag. 14).

“O pré-texto é o roteiro, história ou texto que fornecerá o ponto de partida para iniciar o processo dramático, e que irá funcionar como pano de fundo para orientar a selação e identificação das atividades e situações exploradas cenicamente. [...].”. (pag. 15).

“Usando drama como método de ensino, o professor assume papéis e/ou personagens com o objetivo de interagir com os alunos em contextos diversos, utilizando diferentes códigos linguísticos para desafiar posturas, ações e atitudes.”. (pag. 19).

“A estratégia professor-personagem pode ser usada com a classe como um todo ou em trabalho com pequenos grupos. [...].”. (pag. 20).

“Este velho desejo de viver uma fantasia despertada pelo mundo da ficção é atualmente intensificado pelo meio eletrônico, imersivo e participatório, [...].”. (pag. 27).

“Como se o drama está essencialmente voltado à sua diversidade da experiência humana, ele tende a provocar novos níveis de questionamentos em vez de promover respostas. [...].”. (pag. 33).

A pretensão dos trechos fichados acima é o de esclarecer e apresentar de forma sucinta o que é o DRAMA, quais ferramentas são utilizadas em seus processos, seus objetivos e afins, para que haja uma facilidade para entendimento do método. 

Um comentário:

Edina disse...

O fichamento é um ótimo exercício para memorizarmos a essência do livro.