Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

RESUMO PARA O ENALIC


O CORPO E O JOGO  RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE TEATRO


                                                                           Ana Caroline de Jesus Santos[1]
                                                                                        Liliane Pires da Silva[2]
                                                                                     Tássio Ferreira Santana[3]
                                                                        Contato:Carolcosta82@gmail.com 

Palavras-chaves: Corpo, Jogos teatrais e Teatro.

O presente trabalho versa acerca da experiência das bolsistas do Subprojeto Teatro 2014 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, realizado nos Colégios Estadual Álvaro Augusto da Silva e Raphael Serravalle, na cidade Salvador, Bahia. O referido trabalho se debruça sobre a experiência no ensino de teatro, no âmbito da escola pública. Na ocasião, duas bolsistas de diferentes escolas articularam-se para o desenvolvimento de atividades teatrais nas aulas de artes.
Após analisarmos o comportamento de adolescentes no pátio da escola e também em sala de aula, percebemos que esses jovens expressam corporalmente tudo que pensam: seus desejos, frustações, necessidades, vontades, o que querem ser ou apenas a imitação do que eles admiram, formando assim suas chamadas tribos, seus círculos de amizade. Esses corpos, ora ociosos ora agitados, nos revelaram possibilidades de ensino-aprendizagem através dos jogos teatrais de Viola Spolin (2006), Jean Pierre Ryngaert (1981) e Augusto Boal (2004). A experimentação dos estudantes no desenvolvimento dos jogos e práticas cênicas, permitiu a ampliação do autoconhecimento corporal bem como a exploração de suas capacidades para criações cênicas e performáticas. Contribuíram como arcabouço teórico os autores Renato Cohen (2004), tratando da questão da performance como linguagem, Ana Mae Barbosa (2006) fundamentando a arte-educação no Brasil, e Maria Lúcia Pupo (2005) contribuindo com reflexões referente ao texto e o jogo teatral.




[1] Discente graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia e bolsista do Subprojeto Teatro 2014 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.

[2] Discente graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia e bolsista do Subprojeto Teatro 2014 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.

[3] Docente da educação básica e supervisor-bolsista do Subprojeto Teatro 2014 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.

Nenhum comentário: