O CORPO E O JOGO RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE TEATRO
Ana Caroline de Jesus Santos[1]
Liliane Pires da Silva[2]
Tássio Ferreira Santana[3]
Contato:Carolcosta82@gmail.com
Palavras-chaves:
Corpo, Jogos teatrais e Teatro.
O
presente trabalho versa acerca da experiência das bolsistas do Subprojeto
Teatro 2014 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –
PIBID, realizado nos Colégios Estadual Álvaro Augusto da Silva e Raphael
Serravalle, na cidade Salvador, Bahia. O referido trabalho se debruça sobre a
experiência no ensino de teatro, no âmbito da escola pública. Na ocasião, duas
bolsistas de diferentes escolas articularam-se para o desenvolvimento de atividades
teatrais nas aulas de artes.
Após
analisarmos o comportamento de adolescentes no pátio da escola e também em sala
de aula, percebemos que esses jovens expressam corporalmente tudo que pensam:
seus desejos, frustações, necessidades, vontades, o que querem ser ou apenas a
imitação do que eles admiram, formando assim suas chamadas tribos, seus
círculos de amizade. Esses corpos, ora ociosos ora agitados, nos revelaram
possibilidades de ensino-aprendizagem através dos jogos teatrais de Viola
Spolin (2006), Jean Pierre Ryngaert (1981) e Augusto Boal (2004). A
experimentação dos estudantes no desenvolvimento dos jogos e práticas cênicas,
permitiu a ampliação do autoconhecimento corporal bem como a exploração de suas
capacidades para criações cênicas e performáticas. Contribuíram como arcabouço
teórico os autores Renato Cohen (2004), tratando da questão da performance como
linguagem, Ana Mae Barbosa (2006) fundamentando a arte-educação no Brasil, e
Maria Lúcia Pupo (2005) contribuindo com reflexões referente ao texto e o jogo
teatral.
[1]
Discente
graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia e
bolsista do Subprojeto Teatro 2014 do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência – PIBID.
[2]
Discente
graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia e bolsista
do Subprojeto Teatro 2014 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência – PIBID.
[3]
Docente da
educação básica e supervisor-bolsista do Subprojeto Teatro 2014 do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.
Nenhum comentário:
Postar um comentário