Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PLANO DE AULA N° 01 e 02 16/09/2014 ENSINO DE TEATRO


1.1. PROFESSOR-ESTAGIÁRIO: André Silva dos Santos

1.2. ESCOLA: Colégio Municipal Alfredo Amorim

1.3. SÉRIE/TURMA: 6° ano C

1.3. TURNO: Matutino

1.4. CARGA HORÁRIA: 80 min.



2. TEMA: Interação e apresentação.



3. OBJETIVO (S):
• Conhecer alunos
• Apresentação do professor e da disciplina que será aplicada.
• Aplicar jogos que estimulem a interação entre os alunos.

4. CONTEÚDO (S):
• Jogo das cadeiras
• Jogo do Hoope/nomes
• Jogo do mosquitinho africano

5. METODOLOGIA DA AÇÃO PEDAGÓGICA:


1º momento: O Professor será apresentado à turma pelo Supervisor do “estágio”. Nesse primeiro momento pensa-se em uma conversa aberta entre os alunos e professores de forma que entendam os objetivos da disciplina e as estratégias que o estagiário irá adotar, como por exemplo, o professor atentará para os alunos sobre a disciplina de Artes e suas peculiaridades.

2º momento: Os alunos ainda sentados serão convidados a se levantarem, mas, de uma forma diferenciada: um aluno por vez ficará de pé, sem que dois alunos ou mais se levantem. O jogo termina quando todos estiverem de pé. Depois de algum tempo o professor poderá aumentar a dificuldade, utilizando de palmas ou outras ações para marcar o momento de ficar de pé.

3° momento: Nessa etapa pensa-se na dinâmica do “hoope”; onde todos os alunos estarão de pé e, primeiramente, de mãos dadas para se formar um círculo com bom espaçamento. O jogo se iniciará com uma ação, o “hoope”. Depois, seguirá da seguinte forma: primeiro, o hoope é passado no sentido horário e depois no sentido anti-horário; em outro momento, mais avançado, o hoope poderá ser passado para qualquer sentido do círculo, não obedecendo somente ao primeiro direcionamento. Depois que os alunos se familiarizarem com esse primeiro momento o professor fará uma pequena mudança: invés dos alunos dizerem “hoope” eles deverão falar o nome da pessoa para quem estará passando a vez.

3º momento: O joguinho do mosquitinho africano será feito ainda em círculo. O estagiário ajudará os alunos a brincarem com a imaginação, da seguinte forma: um mosquitinho invisível será colocado na cabeça de algum aluno da sala e os outros dois colegas que estiverem aos lados, direito e esquerdo, terão que matar o mosquitinho, porém, para que isso aconteça, a pessoa que estiver com o mosquitinho deverá se agachar. O nível de dificuldade do jogo poderá aumentar de acordo com o desenvolvimento da turma.

4º momento: Os alunos serão convidados a se sentaram novamente, o estagiário conversará com eles sobre impressões, dúvidas, curiosidades, sugestões.


6. INSTRUMENTOS e RECURSOS DIDÁTICOS


7. AVALIAÇÃO
• Disponibilidade do aluno para com os exercícios propostos e na roda de conversa.


8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CARDOSO, André. Diário de bordo. Licenciatura em teatro, 2013.

Nenhum comentário: