Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PLANO DE AULA N° 05 e 06 07/10/2014 ENSINO DE TEATRO


1.1. PROFESSOR-ESTAGIÁRIO: André Silva dos Santos

1.2. ESCOLA: Colégio Municipal Alfredo Amorim

1.3. SÉRIE/TURMA: 6° ano C

1.3. TURNO: Matutino

1.4. CARGA HORÁRIA: 80 min.



2. TEMA: O que é cenário e cenografia?



3. OBJETIVO (S):
• Apresentar de forma prática o assunto Cenografia.
• Propor dinâmicas de grupo.
• Sugerir trabalhos de diferentes grupos na sala.
• Manter o diálogo entre estagiário e alunos.
• Sugerir no final da aula e entre as dinâmicas uma conversa sobre as percepções e aprendizados durante a dinâmica.
• Propor jogos e dinâmicas para improvisações.




4. CONTEÚDO (S):
• Viola Spolin: Onde, quem, o quê.
• Jogo “atatata gule gule”.
• Improvisações com os objetos da sala.
• O que é cenário.

5. METODOLOGIA DA AÇÃO PEDAGÓGICA:

1º momento: Para o aquecimento vocal os alunos cantarão a cantiga do “atatata”; em seguida, será acrescentado o comando corporal, batendo com as mãos nos joelhos. Para isso eles estarão em círculo, uns atentos aos outros, como em uma contracena.

2° momento: Uma apresentação sobre cenário e cenografia, tendo como exemplo o contexto escolar e a realidade dos alunos.

3º momento: A sala será dividida em três grupos. Eles terão 10 minutos para criarem uma cena baseadas no “o quê, onde, quem”. Além destes comandos eles deverão utilizar as cadeiras e cadeiras da sala na criação do cenário.

4° momento: Algumas situações serão propostas a turma. Em conjunto, eles criarão o ambiente, por exemplo: a sala de cirurgia de um hospital.

5° momento: O estagiário deixará este momento para uma conversa e dúvidas.




6. INSTRUMENTOS e RECURSOS DIDÁTICOS
• Sala com cadeiras e mesas.

7. AVALIAÇÃO
• Disponibilidade do aluno para com os exercícios propostos e na roda de conversa.





8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CARDOSO, André. Diário de bordo. Licenciatura em teatro, 2013.

Nenhum comentário: