Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA


Plano de Trabalho do Bolsista


1. Identificação do Plano
Título do Plano

Teatral e recepção nas escolas públicas de Salvador
Colégio

Área

Teatro
Período
Marco de 2012 a agosto de 2012
2. Identificação do Bolsista (nome, lattes, e-mail)
Nome

Wellington do Rosario Santos
Lattes

e-mail

telefone
8844-6451
3. Resumo do Plano (com base no sub-projeto da área)

A inspiração norteadora está centrada na pesquisa-ação (Cf. THIOLLENT, 1996), já que se pretende, através da produção coletiva e participativa, favorecer a compreensão dos problemas que afligem a sociedade brasileira, relacionados à educação, articulando intervenções que proponham uma transformação social.
Além disso, a partir do planejamento das atividades, numa primeira fase haverá a leitura, fichamento e discussão de itens bibliográficos relacionados à teoria da recepção e à pedagogia do espectador. Itens relacionados ao ensino do teatro serão elencados, como possibilidades de fontes para a preparação dos planos de curso, a serem feitos nas reuniões onde estejam presentes os professores das escolas e os bolsistas.
Será feito um levantamento de necessidades, como passos iniciais do projeto, para o pleno funcionamento do programa. Depois serão executadas as atividades planejadas, mantendo-se os encontros, as reuniões de trabalho, para reflexão sobre as ações desenvolvidas. Os subgrupos, então, realizarão as experiências didáticas voltadas para a resolução dos problemas detectados, valorizando-se aí os diferentes estágios da aprendizagem, no decorrer do projeto. Resultados e procedimentos serão revistos quando se julgar pertinente.


4. Objetivos específicos do bolsista

Trabalhar jogos e improvisações teatrais para construção de uma dramaturgia participativa dentro da sala de aula.
Refletir sobre situações do cotidiano a partir de improvisações e textos dramáticos, como forma de levar o aluno a uma reflexão sobre o seu próprio eu. (na família, na comunidade e no mundo);
Investigar, como os alunos de escola pública (Colégio Estadual Raphael Serravalle) compreende o teatro com disciplina escolar.
Realizar uma mostra durante o processo que será dividido em unidades.
Realizar visitas ao um teatro (teatro dos correios), apreciar espetáculos teatrais.
Realizar intercambio (interdisciplinaridade) com outras disciplinas do Colégio Estadual Raphael Serravalle
5. Resultados específicos do bolsista
 Integração dos bolsistas de varias áreas através de ações específicas como oficinas e apreciação dos resultados cênicos produzidos nas diferentes escolas; Colégio Estadual Odorico Tavares, Escola Zumira Torres, Colégio Estadual Raphael Serravalle e o Colégio Manoel Novaes.
 Integrar e mobilizar os alunos das escolas públicas onde se desenvolverão as ações pedagógicas, promovendo apresentações dentro e fora das escolas.
Desenvolver processos de livre criação voltados para o exercício da criatividade e expressão cênica individual e grupal.
Organizar uma ação de ensino em “via de mão dupla”, que integre o fazer e o refletir, redimensionando as possibilidades de ensino e da apreciação do teatro;

6. Cronograma específico do bolsista
Descrição da Atividade
Período
Atuação em sala de aula Fichamentos, reuniões dos subgrupos. Seminários PIBID


Marco de 2012
Congresso PIBID, Minas Gerais
Ação em sala de aula.
Fichamentos

Abril de 2012
Ação em sala de aula.
Visita ao Teatro dos correios
Reunião de coordenação
Fichamentos
 Exibição de filmes
Maio 2012

Junho

Redação de relatórios.
Mostra didática
Reunião de coordenação



Julho e
Agosto de 2012










Data:

Assinatura do Coordenador:

Data:

Assinatura do Bolsista:

Nenhum comentário: