Plano de Trabalho do Bolsista
1. Identificação do Plano
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Título do Plano
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Teatral e recepção nas escolas públicas de Salvador
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Colégio
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Área
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Teatro
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Período
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Marco de 2012 a agosto de 2012
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2. Identificação do Bolsista (nome, lattes, e-mail)
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Nome
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Wellington do Rosario Santos
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Lattes
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e-mail
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telefone
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8844-6451
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3. Resumo do Plano (com base no sub-projeto da área)
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A inspiração norteadora está centrada na pesquisa-ação (Cf. THIOLLENT, 1996), já que se pretende, através da produção coletiva e participativa, favorecer a compreensão dos problemas que afligem a sociedade brasileira, relacionados à educação, articulando intervenções que proponham uma transformação social.
Além disso, a partir do planejamento das atividades, numa primeira fase haverá a leitura, fichamento e discussão de itens bibliográficos relacionados à teoria da recepção e à pedagogia do espectador. Itens relacionados ao ensino do teatro serão elencados, como possibilidades de fontes para a preparação dos planos de curso, a serem feitos nas reuniões onde estejam presentes os professores das escolas e os bolsistas.
Será feito um levantamento de necessidades, como passos iniciais do projeto, para o pleno funcionamento do programa. Depois serão executadas as atividades planejadas, mantendo-se os encontros, as reuniões de trabalho, para reflexão sobre as ações desenvolvidas. Os subgrupos, então, realizarão as experiências didáticas voltadas para a resolução dos problemas detectados, valorizando-se aí os diferentes estágios da aprendizagem, no decorrer do projeto. Resultados e procedimentos serão revistos quando se julgar pertinente.
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4. Objetivos específicos do bolsista
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Trabalhar jogos e improvisações teatrais para construção de uma dramaturgia participativa dentro da sala de aula.
Refletir sobre situações do cotidiano a partir de improvisações e textos dramáticos, como forma de levar o aluno a uma reflexão sobre o seu próprio eu. (na família, na comunidade e no mundo);
Investigar, como os alunos de escola pública (Colégio Estadual Raphael Serravalle) compreende o teatro com disciplina escolar.
Realizar uma mostra durante o processo que será dividido em unidades.
Realizar visitas ao um teatro (teatro dos correios), apreciar espetáculos teatrais.
Realizar intercambio (interdisciplinaridade) com outras disciplinas do Colégio Estadual Raphael Serravalle
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5. Resultados específicos do bolsista
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Integração dos bolsistas de varias áreas através de ações específicas como oficinas e apreciação dos resultados cênicos produzidos nas diferentes escolas; Colégio Estadual Odorico Tavares, Escola Zumira Torres, Colégio Estadual Raphael Serravalle e o Colégio Manoel Novaes.
Integrar e mobilizar os alunos das escolas públicas onde se desenvolverão as ações pedagógicas, promovendo apresentações dentro e fora das escolas.
Desenvolver processos de livre criação voltados para o exercício da criatividade e expressão cênica individual e grupal.
Organizar uma ação de ensino em “via de mão dupla”, que integre o fazer e o refletir, redimensionando as possibilidades de ensino e da apreciação do teatro;
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6. Cronograma específico do bolsista
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Data:
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Assinatura do Coordenador:
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Data:
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Assinatura do Bolsista:
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