FICHAMENTO DO LIVRO - A PEDAGOGIA DO ESPECTADOR – FLÁVIO DESGRANGES
Por: Lorena Pio
Por: Lorena Pio
“E se a arte teatral deixou de oferecer riscos, é porque
deixou de se colocar em risco, o teatro propõe à platéia aquilo que se espera
dele, que o espectador seja o modelo do cidadão ideal, aquele que apenas
aguarda a cena seguinte. O dito teatro de arte não é mais um movimento de
guerra e, sim, de resistência, tal a indiferença a que foi relegado”. (Pag.23).
“Os espectadores, participantes interessados, precisam
constituir parte atuante no processo. A qualidade do trabalho de um ator, de um
encenador, ou de um dramaturgo não pode ser avaliada apenas por sua capacidade
técnica e inventiva de realização, mas que está fortemente ligada à franqueza,
vigor, e interesse com que, em sua prática, se depara e responde à questão
central, aquela que o move: Por que fazer teatro? Por que ir ao público hoje?”.
(Pag.28).
“A atuação do espectador não se efetiva sem o reconhecimento
de sua presença. A voz desse outro integrante do diálogo situado na platéia só
pode ser ouvida se a palavra lhe for aberta”. (Pag.28).
“Tornar o espectador iniciante mais íntimo da arte teatral e
estimulá-lo para um mergulho divertido amplia sua capacidade de apreender o
espetáculo e favorece sua socialização, seu acesso ao debate contemporâneo, sua
integração e participação sociais”. (Pag.36).
“ Ao pensar a pedagogia do espectador, portanto, não se pode
desprezar o anseio, o hábito, a expectativa que condiciona o indivíduo
espectador de nosso tempo em sua relação com os variados meios comunicacionais;
meios esses que detêm a hegemonia dos procedimentos estéticos espetaculares e
da produção de sentidos”. (Pag.41).
“Será que nós brasileiros realmente gostamos do teatro e
precisamos dele? Qual deveria ser esta arte para que o povo se interessasse por
ela?”. (Pag.42).
A pretensão dos trechos fichados acima é esclarecer e
apresentar de forma sucinta o que é a pedagogia do espectador e como podemos
aplicá-la em sala de aula.
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