Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013


Faz de conta
Num quintal três meninos brincam de espaçonave e astronauta eles usam jornais e barbantes  para se vestirem. Usam uma caixa grande de papelão para ser a espaçonave.
Três colegas
 Gabriel - Lucas você trouxe o barbante?
Lucas – Hoje é o meu dia de trazer o jornal. Eu trouxe um monte pra ficar guardado no nosso esconderijo. Está aqui. Você que ficou de trazer o barbante.
Gabriel – Eu não sabia que era minha vez, também em minha casa não tem, por isso não trouxe.  Então vamos brincar de outra coisa... Vamos bater um baba.
Rodrigo - Ei, meninos, eu trouxe o barbante que minha irmã estava juntando pra fazer os cabelos da boneca de papel que ela aprendeu num curso de reciclagem. Tem um monte, dá pra usar e guardar pra próxima vez.
Lucas – Ela não vai se zangar com você? Ai, ai... Se fosse a minha irmã fazia logo queixa pro meu pai, e ele me colocava de castigo. Já to até vendo meu pai bradando...  Uma semana sem computador.
Rodrigo – Relaxe!  Não peguei todo, foi só uma parte e depois, meu pai sempre fica do meu lado, inclusive quando minha mãe me manda fazer as coisas em casa e fico com preguiça, ai meu pai fala... Deixa que depois ele faça agora ele tá fazendo algo que mandei. E qualquer coisa também eu digo que não fui eu.
Gabriel – Então vamos começar logo que eu não tenho a mesma sorte que você, na minha casa meus pais dividem as nossas tarefas e quando eles chegam se encontram alguma coisa fora do lugar não nos deixa assistir e nem brincar, hoje eu estava com preguiça e deixei pra depois, mas tem que ser antes dos meus pais chegarem.
Começam a se arrumarem. Falam que conseguem avistar os planetas e que a temperatura da terra está fria, enfim criam uma dialogo.
Rodrigo – Quando crescer eu quero ser astronauta, pra passear no espaço e pisar na lua igual aquele moço o Neil Armstrong.
Lucas – Você já vive no mundo da lua. Vamos pra nossa espaçonave.
Todos na caixa.
Gabriel- Estamos a 400 milhões de distancia da terra. Aterrissando na lua. Preparar para levitar.
Rodrigo- Daqui percebemos que a lua é realmente ¼ do  tamanho da terra.                                                    
Lucas – Somos da NASA e temos que fixar nossa bandeira pra que nossos amigos  extraterrestre saibam que viemos aqui, mas, que hoje não poderemos esperar pelo lanche  por que o Rodrigo ainda vai fazer as tarefas.
Gabriel- Tá bom, mas vamos deixar um bilhete e pedi pra eles deixar a maré bem maneira no domingo que meu pai vai folgar a eu vou a praia com minha família.
Lucas - E o que o extraterrestre tem a ver com a praia?
Rodrigo - São eles quem dirige a lua e ela é responsável pela mudança da maré?
Lucas – Agora que entendi, então quando meu pai estiver folgando também venho aqui também pedir  pra  a onda ficar maneira.
Ouve-se a voz da irmã de Rodrigo. ( Se desarrumam  rapidamente)
Vanessa - Rodrigoooooooooooooooooooooooooooooo ou Rodrigo, minha mãe ta chamando pra você varrer a casa e pra comprar o pão.
Rodrigo - Diz que não estou aqui, minha mãe ainda não chegou.  Ela quer que eu varra a casa. Hoje é meu dia, mas eu vou esperar meu pai chegar e dizer que eu tava estudando na casa de um colega. Ai fica pra amanhã e amanha é dia dela. Vou me esconder aqui.
Eles se vão e chega o Saci. O Saci acorda ele e mostra o saco de gudes.
Rodrigo - Quem é você? O que esta fazendo com meus gudes nas mãos?
Saci – Eu sou o Saci Pererê.  Esses gudes agora são meus, eu achei naquela escada ali. kkkkk. Quem acha é dono. Achado não é roubado.
Rodrigo - Mas quando você encontra o dono tem a obrigação de devolver. Sua mãe não te ensinou isso não.
Saci - Te entrego se você me pegar... kkkk.
O Saci corre e o Rodrigo vai atrás, mas o Saci some e aparece. (São vários Sacis, inclusive esse curto diálogo é dividido entre eles).  E Rodrigo continua seguindo atrás.
(Rodrigo encontra dois capoeiristas e observa como luta bem, daí bola um plano) Ei vocês viram o Saci por aqui? Ele marcou um encontro comigo e disse que deixaria uma encomenda pra mim com vocês e que vocês são fracos e morrem de medo dele e que... Que música é essa?
(Toca uma música toda vez que alguém fala uma mentira por causa do Saci que mente muito, mas Rodrigo não sabe).Capoeiristas (falando em corro) - Ou você está mentindo ou não conhece a historia do Saci.  Não sabe que ele é moleque e brincalhão? Pois ele foi em direção da terra do faz de conta.
Rodrigo - Terra do faz de Conta! Parece até contos do senhor Monteiro Lobato. Vocês podem me informar como chego lá. É que o Saci pegou as minhas gudes importadas e preciso recuperar.
Capoeiristas - Nós somos os guardiões do portão, se você passar pelas três etapas lhes daremos o mapa e assim você poderá recupera-las. Fora isso, será difícil você encontrar o Saci lá dentro.
Rodrigo - Três etapas? Como assim? O que eu tenho que fazer?
Capoeiristas- Você precisa ser valente, esperto e humilde para enfrentar os desafios. Entendido? Vencido essas etapas você conquistará sua imagem, e essa imagem será a senha pra pegar seus gudes de volta. Você tem o tempo dos sonhos. E quando ouvir uma música é por que fez algo errado e as suas chances começam a diminuir. Certo?
Rodrigo - Hum, mas isso é muita coisa.  Será que eu não poderia ir chamar os meus amigos pra me ajudar não?
Capoeirista - Não. Se você quiser recuperar seus gudes terá que passar pelas provas sozinho. E mostrar que é capaz.
Rodrigo – Não tem outro jeito mesmo. Então tá, eu vou fazer tudo.
Capoeirista - Então siga na direção do portão amarelo, depois do azul e depois do vermelho.
(Ele corre em circulo e encontra o portão amarelo. Este é formado por três colegas vestidos de amarelo). Na porta depois que adentra ele encontra um artista pintando um quadro.
Rodrigo- O senhor é um pintor de verdade? Hum, bem que poderia fazer minha imagem? Preciso muito ter uma imagem pra recuperar meus gudes, ela será a tal da senha.
Pintor - Sim, claro. Você já cumpriu suas tarefas?
Rodrigo- Acabei de chegar aqui e não conheço nada, sabe estou meio perdido, mas, como encontrei o senhor primeiro, poderia ser mais fácil começar pelo final. E depois, quem sabe outro dia eu voltasse pra cumprir as outras tarefas?  E se o senhor me ajudar te dou meia dúzia de gudes. Que tal?
Pintor - Não tenho interesse. Aqui existe um conselho que cuida pela preservação da comunidade, sou um dos guardiões da terra do faz de conta e para que possamos preserva-la precisamos exigir o cumprimento das tarefas, respeitando as diferenças, com respeito e obediência, para que todos possam ter segurança. As tarefas são as moedas de preservação.  Agora vá que seu tempo é curto... E boa sorte.  (mostra uma ampulheta).
Rodrigo – Tá bom eu volto logo. Dá uma volta em ziguezague. (Acontece uma cena só palhaços, vários). Depois ele encontra dois palhaços em cima de um tamanco de latas. Um ensinando um truque pro outro.
Palhaço 1 - Olha vou te ensinar um truque fantástico. Senta aqui. Vou ali quando eu voltar você diz, abelhinha, abelhinha, bota meu na minha boquinha. Zummmmmmmmmm, zummmmmmmmmmm, zummmmmmmmmm
Palhaço 2 - Abelhinha, abelhinha bota mel na minha boquinha! (o um dá um banho nos dois). Olha o que você fez comigo, seu patife. Agora senta aqui que é minha vez de fazer com você.
Palhaço 1 - Não rapaz, é uma brincadeira muito legal, mas agora você tem que fazer com outra pessoa. Olha vem alguém ai... Ei você ai, venha aqui que vou te ensinar um truque fantástico.
Rodrigo - Agora não posso, não tenho tempo. Preciso recuperar meus gudes que o Saci pegou.
Palhaço 1 - Sente aqui, vamos brincar e depois vou te levar na casa do maior coreografo de todos os tempos. O Saci frequenta a casa dele, gosta das danças. Ele vai te ajudar. (Rodrigo senta).
Palhaço 1- Olha vou ali e quando eu voltar você diz abelhinha, abelhinha bota mel na minha boquinha. (zummmmmmmmmmmmmmm, zummmmmmmmmmm)
E Rodrigo não diz, ele volta e repete o que o menino precisa dizer. E novamente o menino diz que não gosta de mel, mas o palhaço 1 insiste. Até que o menino sem que ele perceba enche a boca de água e dá um banho nele.
Eles saem correndo e param na casa de Seu Juquinha. Aqui mora o maior coreografo de todos os tempos.
Encontra o portão azul é a Casa de Seu Juquinha.
É recepcionado por um menino e um boneco manipulado por linhas vestidos da mesma forma.
Rodrigo – Olá aqui é a casa do seu Juquinha?
Menino – Sim, pode entrar.
Encontra três meninas e dois meninos brincando de roda com um senhor.
Rodrigo – O senhor é seu Juquinha? Estou precisando encontrar o Saci. Soube que ele sempre vem aqui.
Seu Juquinha – Venha. Já estamos na segunda rodada da minha mais famosa coreografia.
Rodrigo – Mas isso não é brincadeira de meninas? (Toca a musica) Seu Juquinha - Aqui não existe preconceito, somos todos iguais.
Todos cantam ”quem quiser aprender a dançar vá à casa de Seu Juquinha, quem quiser aprender a dançar vai  na casa de Seu Juquinha. Ele dança, ele pula, ele faz requebradinha.
Rodrigo – Aqui é tudo muito divertido... Mas não posso ficar aqui brincando, preciso encontrar o Saci, ele pegou meus gudes e fugiu.  Soube que ele sempre vem aqui. O senhor precisa me ajudar a encontrar ele.
Seu Juquinha- Sim, posso te ajudar, mas primeiro você vai cumprir suas tarefas.
Rodrigo - Eu não estou entendendo nada. O que eu tenho que fazer?
Seu Juquinha – Vai levar uma encomenda para vovó Nininha e vai varrer a casa dela.
Rodrigo – Eu? Ah, essa não, fugir para não varrer a minha casa e o senhor quer que eu varra a casa dos outros. (Ouve a musica e muda de ideia) Ah, tá bom seu Juquinha, varro sim. Mas a questão é que se eu ficar aqui fazendo coisas pode não dar tempo consegui encontrar o Saci. Será que o senhor não entende que vai me atrasar?
Seu Juquinha - A presa é inimiga da perfeição. Aguarde que tudo tem sua hora.
(Ele vai entregar uma cesta para a vovó Nininha e avista o pintor que lhe acena e do outro lado e lhe mostra a ampulheta. Ele avista o Saci, então corre atrás dele e quando pensa que vai pegar, novamente aparece vários e ele cai, os Sacis riem dele e quando levanta percebe que os Sacis sumiram então ele avista a casa da vovó Nininha, esta e seu neto são bonecos de luva).
Rodrigo começa a varrer todo sem jeito, de repente ele escuta a vovó contando pro seu netinho.
No fundo do mar existia uma linda princesa por nome Eloisa, que era uma bela Sereia dona de uma linda voz e quando cantava encantava todos os moradores daquelas águas. Todos se juntavam para prestigiar a bela canção. Parecia mesmo que tudo entrava em harmonia. Mas ela era muito invejada pela bruxa Eliana que queria aquela voz para ela e para isso bolou vários planos para sequestra-la, mas, sempre se via obrigada a desistir porque a Sereia vivia arrodeada por amigos aquáticos, a baleia bailarina, o peixinho comilão, o camarão atleta, a arraia bagunceira. Esses não desgrudavam dela. Até que um dia a princesa apostando quem chegava primeiro, se distanciou dos amiguinhos e assim chegou a grande oportunidade  que a bruxa Eliana a muito tempo esperava... A bruxa de posse de uma gaiola e uma enfeitiçadas, entra num duelo com a Sereia, que começa a perder as forças, até que aparece ....
 (Aparece do outro lado uma sereia e rola uma cena e ao redor dela vários atores embaixo de um pano enorme que será o mar fazendo ondulação no tecido. Tem a bruxa os soldados da bruxa que são peixes, enfim uma história. Provavelmente essa cena será teatro de sombras)

Ela consente, chamando-o para sentar do seu lado e ele ouve encantado. Ele entra na história como fosse um peixe e liberta a sereia. Quando acaba ela convida ele para o lanche da tarde. Duas meninas sentadas no chão brincando  de  casinha  chamam para o lanche e puxam cadeiras para a vovó Nininha para o neto e para Rodrigo. (é uma cena rápida e eles não vem saem de cena)
Rodrigo atravessa uma escuridão rodeada por vaga lumes até que encontra novamente o pintor e os capoeiristas que lhe dão a imagem.
Capoeiristas - Rodrigo, você conseguiu vencer as etapas, se mostrando esperto na brincadeira com os palhaços, valente quando salvou a Sereia e humilde  quando orientado por seu Juquinha cumpriu com as tarefas na casa de Vovó Nininha, então lhes entregamos a imagem para que você possa assim recuperar seus gudes. Siga para o portão vermelho. (Ali ele coloca a imagem e o portão se abre)
Todos os portões tem o mesmo formato, colegas vestido com roupas das cores dos portões e fazem um mesmo som.
 Quando entra, ele avista um monte de personagens diferentes. Não acredita no que esta vendo, se admira olhando um por um. A Vovó e o Netinho, Os Gêmeos, Emilia, Branca de Neve, Bruxa, Fada, Sereia, enfim, todos que fizeram parte da história, inclusive os peixinhos do fundo do mar, seu Juquinha e os palhaços. De repente lá está os vários Sacis conversando com um Preto Velho que segura o saco de gudes. Ele se aproxima dá a benção ao Preto Velho e quando vai pegar os gudes, os Sacis tomam e jogam de um para o outro fazendo ele de bobinho, de repente ele percebe que os sacis são Gabriel e Lucas e a Irmã.  Assusta-se. Acorda com a irmã do lado.
Vanessa - Rodrigo aqui está o seu gude que você esqueceu na escola, agora pode ir comprar o pão que já tá no horário da minha mãe chegar e você nem varreu a casa ainda.
Rodrigo –(Arrebatando os gudes das mãos da irmã) Meus gudes !... Poxa vida, tudo não passou de um sonho? ...É, aprendi. Claro maninha pode deixar comigo, vou varrer, hoje, amanhã e depois de amanhã também.  Daqui pra frente tudo vai ser diferente.
Vanessa – O que houve com você? (Bota a mão na testa como se quisesse saber se ele está com febre). Pra querer fazer as obrigações assim só mesmo estando doente! Logo você preguiçoso e encostado. Ai, ai e olha que hoje nem é primeiro de abril.
Rodrigo – É que eu andei pensando, acho que o mundo fica mais legal assim. Cada qual fazendo a sua parte. Sabe aquela música “ado, a ado cada qual no seu quadrado (Cantam  todos que participaram da história)
Fim.
Thelma Gualberto (Atriz, Iluminadora e Arte Educadora, DRT 3424).

























Nenhum comentário: