Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SABRINA BISPO: Relatório de Atividades do Bolsista




  
Relatório de Atividades do Bolsista

1. Identificação do Projeto
Título do Projeto

Teatro e Recepção nas Escolas Públicas de Salvador

Colégio

Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
Área

Artes/Teatro
Coordenador

Luiz Claudio Cajaíba Soares
Supervisor

Andreia Fernandes Andrade
Período das atividades

Março a Julho de 2012
2. Identificação do Bolsista
Nome

Sabrina da Silva Bispo
Lattes
http://lattes.cnpq.br/2033160815078365
e-mail

Telefone

71 3234-1194 / 8831-0965/ 9331-2836
3. Execução
Descrição da Atividade
Período

·         Elaboração semanal de planos de aula;
·         Atividade em campo/ ação em sala de aula;
·         Observação de aulas;
·         Composição de relatórios semanais;
·         Discussão e construção dos planos de curso;
·         Reuniões semanais com os supervisores;
·         Encontros mensais com o coordenador e outros bolsistas para leitura e discussão de textos.



Março

e

  Abril


·         Redação do resumo para inscrição da CONFAEB;
·         Estudo de textos no período de greve das Escolas Estaduais;
·         Encontros mensais com o coordenador e outros bolsistas para leitura e discussão de textos.
·         Organização de notas parciais da Iª unidade;
·         Fichamento dos textos:
 A Escola no Teatro e o Teatro na Escola, de Taís Ferreira;
Notas sobre a experiência e o saber de experiência, de Jorge Larrosa Bondía;
E do artigo produzido pela Faculdade de Educação da UFBA, Avaliação Processual da Aprendizagem e Regulação Pedagógica no Brasil: implicações no cotidiano docente.




Maio

a

Julho

4. Resultados alcançados pelo bolsista

·         Vivenciar o cotidiano do ensino de teatro na escola pública;

·         Partilhar conhecimentos e experiências;

·          Estimular o fazer teatral na escola;

·         Despertar a pesquisa sobre o teatro;

·         Promover o trabalho em grupo;

·         Estimular a criticidade no aluno;

·         Mostrar a importância da auto-estima.



5. Dificuldades encontradas /causas e procedimentos para superá-las

·         Turma numerosa/ Devido a divisão feita pela secretaria da escola;

·         Sala suja/ Por causa da quantidade limitada de funcionários – Foi organizado um revezamento entre os bolsistas do PIBID de teatro para a limpeza e conservação da sala de teatro;
·         Ausência e evasão de alunos/ Falta de interesse e comprometimento dos alunos com as aulas ocorridas nos últimos horários- Elaborou-se aulas atrativas e sedutoras, assim como foi reiterada a importância da presença dos alunos;

·         Falta de estímulo de alguns alunos/ Devido ao sistema de ensino aplicado- Fazer com que o aluno se sinta sujeito do processo de ensino/aprendizagem.



6. Produtos gerados com o desenvolvimento do trabalho

  • Experimentação de cenas;

  • Fichamento, análise e discussão de textos;

·         Pesquisa de jogos e exercícios para o ensino do teatro;

·         Aplicação do conhecimento teórico nas aulas aplicadas;

·         Elaboração de Plano de Trabalho semestral;

·         Preparação de Planos de aula diários;

·         Produção de Relatórios diários e semestrais;

·         Elaboração do Plano de curso;

·         Produção do resumo sobre a experiência vivida através do PIBID selecionado para ser apresentado na CONFAEB 2012 (e-pôster).

7. Considerações sobre o cumprimento dos objetivos específicos do Plano de trabalho do bolsista

Com o diagnóstico prévio da turma, foram feitas pesquisas de jogos e metodologias que contribuíssem para a construção de um trabalho favorável, sedutor e criativo. Foi planejado um processo de aprendizagem contínuo e que firmasse laços. Jogos de integração, identidade e autoconhecimento foram aplicados.
A sensibilização que os alunos causaram permitiu que o desejo em trabalhar algo que propiciasse a reflexão sobre a realidade social em que estão inseridos surgisse impulsivamente. Muita expectativa foi criada para continuidade do trabalho, mas a necessária greve dos professores no estado da Bahia pausou-o.


·         BOAL, Augusto, 1931-2009. Jogos para atores e não atores / Augusto Boal. – 13ª edição.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
·         BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
·         DOURADO, Paulo; MILET, Maria Eugênia. Manual de Criatividades. 4ª ed. Salvador: EGBA, 1998.

·         FERREIRA, Taís. A escola no teatro e o teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2006.

·         PUPO, Maria Lúcia de Souza B. Palavras em Jogo: textos literários e teatro-educação.  Universidade de São Paulo: 1997.

·         SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1979.



Data:

Assinatura do Coordenador:

Data:

Assinatura do Supervisor:

Data:

Assinatura do Bolsista:



Nenhum comentário: