Relatório de Atividades do Bolsista
1. Identificação
do Projeto
|
|||
Título do Projeto
|
Teatro e Recepção nas Escolas
Públicas de Salvador
|
||
Colégio
|
Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
|
||
Área
|
Artes/Teatro
|
||
Coordenador
|
Luiz Claudio
Cajaíba Soares
|
||
Supervisor
|
Andreia Fernandes
Andrade
|
||
Período das atividades
|
Março a Julho de
2012
|
||
2. Identificação
do Bolsista
|
|||
Nome
|
Sabrina da Silva
Bispo
|
||
Lattes
|
http://lattes.cnpq.br/2033160815078365
|
||
e-mail
|
|
||
Telefone
|
71 3234-1194 / 8831-0965/
9331-2836
|
||
3. Execução
|
|||
Descrição da Atividade
|
Período
|
||
·
Elaboração semanal de planos de aula;
·
Atividade em campo/ ação em sala de aula;
·
Observação de aulas;
·
Composição de relatórios semanais;
·
Discussão e construção dos planos de curso;
·
Reuniões semanais com os supervisores;
·
Encontros mensais com o coordenador e outros
bolsistas para leitura e discussão de textos.
|
Março
e
Abril
|
||
·
Redação do resumo para inscrição da CONFAEB;
·
Estudo de textos no período de greve das
Escolas Estaduais;
·
Encontros mensais com o coordenador e outros
bolsistas para leitura e discussão de textos.
·
Organização de notas parciais da Iª unidade;
·
Fichamento dos textos:
A
Escola no Teatro e o Teatro na Escola, de Taís Ferreira;
Notas sobre a experiência e o saber de experiência, de Jorge
Larrosa Bondía;
E do artigo produzido pela
Faculdade de Educação da UFBA, Avaliação
Processual da Aprendizagem e Regulação Pedagógica no Brasil: implicações no
cotidiano docente.
|
Maio
a
Julho
|
||
4. Resultados
alcançados pelo bolsista
|
|||
·
Vivenciar o cotidiano do ensino de teatro na
escola pública;
·
Partilhar conhecimentos e experiências;
·
Estimular o fazer teatral na escola;
·
Despertar a pesquisa sobre o teatro;
·
Promover o trabalho em grupo;
·
Estimular a criticidade no aluno;
·
Mostrar a importância da auto-estima.
|
|||
5. Dificuldades
encontradas /causas e procedimentos para superá-las
|
|||
·
Turma numerosa/ Devido a divisão feita pela
secretaria da escola;
·
Sala suja/ Por causa da quantidade limitada de
funcionários – Foi organizado um revezamento entre os bolsistas do PIBID de
teatro para a limpeza e conservação da sala de teatro;
·
Ausência e evasão de alunos/ Falta de
interesse e comprometimento dos alunos com as aulas ocorridas nos últimos
horários- Elaborou-se aulas atrativas e sedutoras, assim como foi reiterada a
importância da presença dos alunos;
·
Falta de estímulo de alguns alunos/ Devido ao
sistema de ensino aplicado- Fazer com que o aluno se sinta sujeito do
processo de ensino/aprendizagem.
|
|||
6. Produtos
gerados com o desenvolvimento do trabalho
|
|||
·
Pesquisa de jogos e exercícios para o ensino
do teatro;
·
Aplicação do conhecimento teórico nas aulas
aplicadas;
·
Elaboração de Plano de Trabalho semestral;
·
Preparação de Planos de aula diários;
·
Produção de Relatórios diários e semestrais;
·
Elaboração do Plano de curso;
·
Produção do resumo sobre a experiência vivida
através do PIBID selecionado para ser apresentado na CONFAEB 2012 (e-pôster).
|
|||
7. Considerações
sobre o cumprimento dos objetivos específicos do Plano de trabalho do
bolsista
|
|||
Com o diagnóstico prévio da turma, foram feitas
pesquisas de jogos e metodologias que contribuíssem para a construção de um
trabalho favorável, sedutor e criativo. Foi planejado um processo de
aprendizagem contínuo e que firmasse laços. Jogos de integração, identidade e
autoconhecimento foram aplicados.
A sensibilização que os alunos causaram permitiu que
o desejo em trabalhar algo que propiciasse a reflexão sobre a realidade
social em que estão inseridos surgisse impulsivamente. Muita expectativa foi
criada para continuidade do trabalho, mas a necessária greve dos professores
no estado da Bahia pausou-o.
|
|||
·
BOAL, Augusto,
1931-2009. Jogos para atores e não
atores / Augusto Boal. – 13ª edição.
Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
·
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
·
DOURADO,
Paulo; MILET, Maria Eugênia. Manual de Criatividades. 4ª ed. Salvador:
EGBA, 1998.
·
FERREIRA, Taís. A escola no teatro e o teatro na escola. Porto Alegre: Mediação,
2006.
·
PUPO, Maria Lúcia
de Souza B. Palavras em Jogo: textos
literários e teatro-educação.
Universidade de São Paulo: 1997.
·
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1979.
|
|||
Data:
|
Assinatura do Coordenador:
|
||
Data:
|
Assinatura do Supervisor:
|
||
Data:
|
Assinatura do Bolsista:
|
||
Nenhum comentário:
Postar um comentário