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segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SABRINA BISPO: Plano de Trabalho do Bolsista


Plano de Trabalho do Bolsista

1. Identificação do Plano
Título do Plano
O Teatro e a Recepção nas Escolas Públicas de Salvador
Colégio
Colégio Estadual Raphael Serravale
Área
Artes/Teatro
Período
Agosto à dezembro de 2012
2. Identificação do Bolsista (nome, lattes, e-mail)
Nome
Sabrina da Silva Bispo
Lattes
http://lattes.cnpq.br/2033160815078365
E-mail
bisposabrina@yahoo.com.br
Telefone
(71) 88310965/9931-2836
3. Resumo do Plano (com base no subprojeto da área)

A proposta baseia-se no trabalho participativo e coletivo envolvendo os itens a seguir:

  • Elaboração e execução do plano de curso coerente com o já elaborado pelo professor do colégio;

  •  Desenvolver atividades que despertem a sensibilização à prática teatral, apreciação estética e introdução aos elementos teatrais;

  • Aplicação e observação de aulas aplicadas em duplas e acompanhadas pela supervisora;

  • Confecção de relatórios e planos de aula semanais;

  •  Reuniões com a supervisora e os demais bolsistas do colégio para planejar e debater atividades, assim como definir cronogramas;

  • Atividades de formação coletiva com leituras, fichamentos e discussão de textos referentes a recepção teatral, a pedagogia do espectador e ao ensino do teatro;

  • Proposta de PIBID Interdisciplinar para relacionar Teatro com outras áreas;

  • Mostra interna no Colégio Estadual Raphael Serravale.

4. Objetivos específicos do bolsista
  • Iniciar a prática docente;

  • Aplicar os conhecimentos já adquiridos e ampliá-los;

  • Experienciar o cotidiano do ensino de teatro na escola pública;

  • Envolver-se e contribuir com as atividades propostas e desenvolvidas pelo colégio;

  • Respeitar a realidade e o conhecimento de cada aluno;

  • Estimular a capacidade crítica e criativa do aluno;

  • Propiciar atividades coletivas para fortalecer o grupo;

  • Estimular o fazer teatral na escola;

  • Despertar a pesquisa sobre o teatro;

  • Apresentar aos alunos procedimentos de montagem de um espetáculo;

  • Mobilizá-los a apreciar a arte e conhecê-la;

  • Propiciar processo de criação livre, criativo e coletivo;

  • Elaborar relatórios e pesquisas que norteiem o trabalho e o torne cada vez mais eficaz.


5. Resultados específicos do bolsista

·         Alcançar os objetivos necessários para que o teatro seja condutor do aprendizado;

·         Alcançar os objetivos necessários para me manter no projeto;

·         Colaborar com o resgate da auto-estima dos alunos;

·         Despertar no aluno o desejo de ser ator social e cidadão crítico;

·         Disseminar conhecimentos sobre o teatro e sua história;

·         Ser promotor de cultura dentro da escola pública;

·         Colaborar para sistematização de novas dinâmicas e estratégias educativas envolvendo o teatro;

·         Propiciar ao Raphael Serravale avanços na sua atuação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos;



6. Referência bibliográfica

BOAL, Augusto, 1931-2009. Jogos para atores e não atores / Augusto Boal. – 13ª edição.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
DOURADO, Paulo; MILET, Maria Eugênia. Manual de Criatividades. 4ª ed. Salvador: EGBA, 1998.

FERREIRA, Taís. A escola no teatro e o teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2006.

MACHADO, Maria Clara, 1921- 100 jogos dramáticos: teatro / Maria Clara Machado, Marta Rosman. – Rio de Janeiro: Agir, 1994.

MANTOVANI, Anna. Cenografia.  Anna Mantovani. São Paulo: Editora Ática, 1989.

MORENO, Jacob Levy: O Teatro da Espontaneidade. Summus Editorial, 1984.
PUPO, Maria Lúcia de Souza B. Palavras em Jogo: textos literários e teatro-educação.  Universidade de São Paulo: 1997.

SPOLIN, Viola. Improvisação Para o Teatro, Tradução de Ingrid Dormien Koudela et Eduardo José de Almeida Amos, Coleção Estudos nº 62, Editora Perspectiva,


7. Cronograma específico do bolsista
Descrição da Atividade
Período
Reuniões de Planejamento com coordenador e supervisores

Agosto à dezembro de 2012.
Encontros dos subgrupos das escolas para preparação e discussão de planos de aula
Agosto à dezembro de 2012.
Prática docente
Agosto à dezembro de 2012.
Redação de planos de aula de unidade e relatórios diários
Agosto à dezembro de 2012.
Ler e propor livros que ampliem a bibliografia do projeto
Agosto à dezembro de 2012.
Ler e discutir textos
Agosto à dezembro de 2012.
Participação em seminários, oficinas, congresso e festivais.
Agosto à dezembro de 2012.
Data:

Assinatura do Coordenador:
Data:

Assinatura do Supervisor:
Data:

Assinatura do Bolsista:


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