Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sabrina Bispo: Planos de aula (Agosto a Outubro 2012)


PLANO DE AULA Nº 01 e 02
DATA: 29/08/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    PROFESSOR SUPERVISOR: Regina Helena

TURMA: 8ª B      TURNO: Matutino                       DURAÇÃO DA AULA(S): 100 minutos (02 aulas)

                                       

CONTEÚDO (S):
Integração e identidade
OBJETIVO (S):
Conhecer e integrar a turma, mostrar a importância do nome e trabalhar a atenção.
METODOLOGIA:
Breve apresentação da professora estagiária e da disciplina;
Entrevistando o amigo;
Aquecimento de corpo e voz com a música Meleguetê;
Jogo do Wii, Arum e Tatatá;
Dinâmica dos nomes com a bola;
Atividade: pesquisar a história e o significado do seu nome. Depois criar um caderno com capa personalizada inspirada nas informações encontradas;
RECURSO (S):
02 bolas.
AVALIAÇÃO:
Observar o trabalho em grupo, a capacidade de concentração e interesse na realização da atividade. Cada aluno avaliará a aula dizendo o que sentiu.
BIBLIOGRAFIA:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
SPOLIN, Viola. – Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.
_________________________________________________________________________________

PLANO DE AULA Nº 03 e 04
DATA: 12/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    PROFESSOR SUPERVISOR: Regina Helena

TURMA: 8ª B      TURNO: Matutino                       DURAÇÃO DA AULA(S): 100 minutos (02 aulas)

                                       

CONTEÚDO (S):
Comunicação não verbal; História do Teatro.
OBJETIVO (S):
Trabalhar o sensorial, explorar a comunicação não verbal; Apresentar um breve histórico sobre o surgimento do teatro.
METODOLOGIA:
Aquecimento corporal;
Aquecimento vocal;
 Trabalho de expressão corporal e vocal com a música “Pra direita dois, pra esquerda dois”;
Cacique;
Bate-papo e explanação sobre a história do Teatro;
Entrega dos trabalhos da aula anterior.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices de envolvimento do aluno na atividade,
e seu interesse em participar dos exercícios propostos.
BIBLIOGRAFIA:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
_________________________________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 05 e 06
DATA: 19/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    PROFESSOR SUPERVISOR: Regina Helena

TURMA: 8ª B      TURNO: Matutino                       DURAÇÃO DA AULA(S): 100 minutos (02 aulas)

                                       

CONTEÚDO (S):
Jogos teatrais; Teatro Grego e Teatro Romano.
OBJETIVO (S):
Propiciar a rememoração de situações do cotidiano e trocar conhecimentos sobre o teatro na Grécia e em Roma.
METODOLOGIA:
Aquecimento corporal;
Aquecimento vocal com a música “Zé Corneteiro”;
Contar situações do cotidiano de diversas maneiras (de acordo comando da professora) e criar cenas em dupla;
Debate sobre o Teatro Grego e o Romano;
Atividade em quarteto: Se você pudesse montar uma peça de teatro sobre o que falaria?
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices de envolvimento  e participação do aluno na atividade, além da propriedade dos assuntos no momento do debate.
REFERÊNCIAS:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
_________________________________________________________________________________

PLANO DE AULA Nº 07 e 08
DATA: 26/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    PROFESSOR SUPERVISOR: Regina Helena

TURMA: 8ª B      TURNO: Matutino                      DURAÇÃO DA AULA(S): 100 minutos (02 aulas)

                                      

CONTEÚDO (S):
Teatro Grego e Teatro Romano.
OBJETIVO (S):
Debater e trocar conhecimentos sobre o teatro na Grécia e em Roma.
METODOLOGIA:
Aquecimento corporal- Mosquitinho africano;
Continuação do debate sobre o teatro grego e o romano;
Esclarecimentos sobre o Teatro grego e o romano;
Explicação do Seminário;
Divisão de equipes para o seminário.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices de envolvimento, participação do aluno na atividade, além da propriedade dos assuntos no momento do debate.
REFERÊNCIAS:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.

 _________________________________________________________________________________


PLANO DE AULA Nº 09 e 10 Obs.: Dia 03/10 foi assembleia dos professores
DATA: 10/10/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    PROFESSOR SUPERVISOR: Regina Helena

TURMA: 8ª B      TURNO: Matutino                       DURAÇÃO DA AULA(S): 100 minutos (02 aulas)

                                      

CONTEÚDO (S):
Fragmentação e mistura.
OBJETIVO (S):
Propiciar o desenvolvimento de habilidades e ideias separadas e misturadas;
Trabalhar a mistura, a imagem corporal e a sonoridade.
METODOLOGIA:
Duplas Condução com o olhar (um conduz e o outro segue, depois troca);
Duplas Condução através do toque em partes isoladas do corpo (um conduz e o outro segue, depois troca);
Trios Marionete humana;
Trios Som, movimento e história (A faz sons livres, B dança o som e C conta uma história a partir do que vê). Existirão 3 sequências;
Apresentação de uma das sequências, após ensaio;
Reflexão sobre a aula
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices de envolvimento, a presença do aluno e a criatividade.
REFERÊNCIAS:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
WENDELL, Ney. Caderno de formação de públicos: atividades de artes cênicas.  FIAC- BA. Salvador: Realejo Projetos Culturais, 2011.
_________________________________________________________________________________
   PLANO DE AULA Nº 11 e 12
Obs.: Conduzida pela professora Bárbara, pois eu estava no ACTA 2012
DATA: 17/10/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    PROFESSOR SUPERVISOR: Regina Helena

TURMA: 8ª B      TURNO: Matutino                       DURAÇÃO DA AULA(S): 100 minutos (02 aulas)

                                      

CONTEÚDO (S):
Movimentos de Vanguarda: realismo, expressionismo, cubismo e dadaísmo.
OBJETIVO (S):
Apresentar os seminários sobre os Movimentos de Vanguarda.
METODOLOGIA:
Apresentar de forma criativa os conteúdos estudados para apresentação do seminário.
Equipe 1: O que são os movimentos vanguardistas e quais as características?
Equipe 2: Realismo
Equipe 3: Expressionismo
Equipe 4: Cubismo
Equipe 5: Dadaísmo
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados a propriedade dos conteúdos durante a apresentação, confecção de cartaz e criatividade.
REFERÊNCIAS:

_________________________________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 13 e 14
DATA: 24/10/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    PROFESSOR SUPERVISOR: Regina Helena

TURMA: 8ª B      TURNO: Matutino                       DURAÇÃO DA AULA(S): 100 minutos (02 aulas)

                                      

CONTEÚDO (S):
Memórias e histórias
OBJETIVO (S):
Permitir que através das memórias de um dia os alunos revivam sensações e criem histórias.
METODOLOGIA:
Aquecimento em grupo – cada um propõe um movimento;
Jogo do IATA;
Jogo das diferenças;
Rememorar a data 31/12/2011 (pensar numa imagem/ cena marcante e numa música que ouviu nesse dia);
Formar grupos com cinco pessoas, partilhar os principais fatos da sua lembrança e criar coletivamente uma imagem estática que traduza um pouco da história de cada um;
Apresentar as imagens;
Registrar os motivos que levaram cada grupo criar a imagem formada;
Registrar no diário de bordo as sensações e opiniões sobre a aula.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados o interesse, a presença e o nível de envolvimento.
REFERÊNCIAS:
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 11ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011 e 2012.
_________________________________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 15 e 16
DATA: 31/10/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina Bispo                                    PROFESSOR SUPERVISOR: Regina Helena

TURMA: 8ª B      TURNO: Matutino                       DURAÇÃO DA AULA(S): 100 minutos (02 aulas)

                                      
CONTEÚDO (S):
Texto narrativo e texto dramático.
OBJETIVO (S):
Apresentar as características do texto dramático;
Aplicar a prova de Recuperação Paralela para alguns alunos.
METODOLOGIA:
 Novas regras do jogo do IATA;
Distribuição das questões da RP;
Os mesmos grupos da aula anterior criarão, a partir dos registros feitos, uma história com inicio, meio e fim;
Explicação das principais características do texto dramático;
Os grupos transformaram a história narrativa em texto dramático contendo pelo menos cinco personagens;
Ensaiar e encenar a história escrita;
Comentar a aula e registrar no diário de bordo as sensações.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados de acordo com sua participação na realização das atividades. É necessário atentar-se aos exercícios escritos para verificar as dúvidas dos alunos. 
REFERÊNCIAS:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011 e 2012.
COMPARATTO, Doc. Da Criação ao Roteiro: teoria e prática. In: Reflexões sobre a personagem. São Paulo: Summus, 2009.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. In: Existe uma especificidade do texto de teatro? e  A tentativa de descrição”. São Paulo: Martins Fontes, 1995.








Nenhum comentário: