PLANO DE AULA Nº 01 e 02
DATA: 29/08/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual
Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina
Bispo PROFESSOR SUPERVISOR:
Regina Helena
TURMA: 8ª B
TURNO: Matutino DURAÇÃO DA AULA(S): 100
minutos (02 aulas)
CONTEÚDO
(S):
Integração e identidade
OBJETIVO
(S):
Conhecer
e integrar a turma, mostrar a importância do nome e trabalhar a atenção.
METODOLOGIA:
Breve apresentação
da professora estagiária e da disciplina;
Entrevistando o
amigo;
Aquecimento de
corpo e voz com a música Meleguetê;
Jogo do Wii, Arum e
Tatatá;
Dinâmica dos nomes com a bola;
Atividade:
pesquisar a história e o significado do seu nome. Depois criar um caderno com
capa personalizada inspirada nas informações encontradas;
RECURSO
(S):
02
bolas.
AVALIAÇÃO:
Observar
o trabalho em grupo, a capacidade de concentração e interesse na realização da
atividade. Cada aluno avaliará a aula dizendo o que sentiu.
BIBLIOGRAFIA:
BISPO,
Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
SPOLIN,
Viola. – Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva,
2002.
_________________________________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 03 e 04
DATA: 12/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Estadual
Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina
Bispo PROFESSOR SUPERVISOR:
Regina Helena
TURMA: 8ª B
TURNO: Matutino DURAÇÃO DA AULA(S): 100
minutos (02 aulas)
CONTEÚDO
(S):
Comunicação não verbal; História do Teatro.
OBJETIVO
(S):
Trabalhar o
sensorial, explorar a comunicação não verbal; Apresentar um
breve histórico sobre o surgimento do teatro.
METODOLOGIA:
Aquecimento
corporal;
Aquecimento vocal;
Trabalho de expressão corporal e vocal com a
música “Pra direita dois, pra esquerda dois”;
Cacique;
Bate-papo e
explanação sobre a história do Teatro;
Entrega dos
trabalhos da aula anterior.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices
de envolvimento do aluno na atividade ,
e seu interesse em
participar dos exercícios propostos.
BIBLIOGRAFIA:
BISPO,
Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
_________________________________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 05 e 06
DATA: 19/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina
Bispo PROFESSOR
SUPERVISOR: Regina Helena
TURMA: 8ª B
TURNO: Matutino DURAÇÃO DA AULA(S): 100
minutos (02 aulas)
CONTEÚDO
(S):
Jogos teatrais; Teatro Grego e Teatro Romano.
OBJETIVO
(S):
Propiciar a
rememoração de situações do cotidiano e trocar conhecimentos sobre o teatro na
Grécia e em Roma.
METODOLOGIA:
Aquecimento
corporal;
Aquecimento vocal
com a música “Zé Corneteiro”;
Contar situações do
cotidiano de diversas maneiras (de acordo comando da professora) e criar cenas
em dupla;
Debate sobre o
Teatro Grego e o Romano;
Atividade em
quarteto: Se você pudesse montar uma peça de teatro sobre o que falaria?
RECURSO
(S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices
de envolvimento e participação do aluno na atividade ,
além da propriedade dos assuntos no momento do debate.
REFERÊNCIAS:
BISPO,
Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.
_________________________________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 07 e 08
DATA: 26/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina
Bispo PROFESSOR
SUPERVISOR: Regina Helena
TURMA: 8ª B
TURNO: Matutino DURAÇÃO DA AULA(S): 100
minutos (02 aulas)
CONTEÚDO (S):
Teatro Grego e
Teatro Romano.
OBJETIVO (S):
Debater e trocar
conhecimentos sobre o teatro na Grécia e em Roma.
METODOLOGIA:
Aquecimento
corporal- Mosquitinho africano;
Continuação do
debate sobre o teatro grego e o romano;
Esclarecimentos
sobre o Teatro grego e o romano;
Explicação do
Seminário;
Divisão de equipes
para o seminário.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices
de envolvimento, participação do aluno
na atividade , além da propriedade dos
assuntos no momento do debate.
REFERÊNCIAS:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador:
2011.
PLANO DE AULA Nº 09 e 10 Obs.: Dia 03/10 foi assembleia dos
professores
DATA: 10/10/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina
Bispo PROFESSOR
SUPERVISOR: Regina Helena
TURMA: 8ª B
TURNO: Matutino DURAÇÃO DA AULA(S): 100
minutos (02 aulas)
CONTEÚDO (S):
Fragmentação e
mistura.
OBJETIVO (S):
Propiciar o
desenvolvimento de habilidades e ideias separadas e misturadas;
Trabalhar a
mistura, a imagem corporal e a sonoridade.
METODOLOGIA:
Duplas ► Condução com o olhar (um conduz e o outro segue, depois troca);
Duplas ► Condução através do toque em partes isoladas do corpo (um conduz e o
outro segue, depois troca);
Trios ► Marionete humana;
Trios ► Som, movimento e história (A faz sons livres, B dança o som e C conta
uma história a partir do que vê). Existirão 3 sequências;
Apresentação de uma
das sequências, após ensaio;
Reflexão sobre a
aula
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices
de envolvimento, a presença do aluno e a criatividade.
REFERÊNCIAS:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador:
2011.
WENDELL, Ney.
Caderno de formação de públicos: atividades de artes cênicas. FIAC- BA. Salvador: Realejo Projetos
Culturais, 2011.
_________________________________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 11 e 12
Obs.: Conduzida pela professora Bárbara, pois eu estava no ACTA 2012
DATA: 17/10/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina
Bispo PROFESSOR
SUPERVISOR: Regina Helena
TURMA: 8ª B
TURNO: Matutino DURAÇÃO DA AULA(S): 100
minutos (02 aulas)
CONTEÚDO (S):
Movimentos de
Vanguarda: realismo, expressionismo, cubismo e dadaísmo.
OBJETIVO (S):
Apresentar os
seminários sobre os Movimentos de Vanguarda.
METODOLOGIA:
Apresentar de
forma criativa os conteúdos estudados para apresentação do seminário.
Equipe 1: O que são
os movimentos vanguardistas e quais as características?
Equipe 2: Realismo
Equipe 3:
Expressionismo
Equipe 4: Cubismo
Equipe 5: Dadaísmo
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados a propriedade dos conteúdos durante
a apresentação, confecção de cartaz e criatividade.
REFERÊNCIAS:
_________________________________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 13 e 14
DATA: 24/10/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina
Bispo PROFESSOR
SUPERVISOR: Regina Helena
TURMA: 8ª B
TURNO: Matutino DURAÇÃO DA AULA(S): 100
minutos (02 aulas)
CONTEÚDO (S):
Memórias e
histórias
OBJETIVO (S):
Permitir que
através das memórias de um dia os alunos revivam sensações e criem histórias.
METODOLOGIA:
Aquecimento em
grupo – cada um propõe um movimento;
Jogo do IATA;
Jogo das
diferenças;
Rememorar a data
31/12/2011 (pensar numa imagem/ cena marcante e numa música que ouviu nesse
dia);
Formar grupos com
cinco pessoas, partilhar os principais fatos da sua lembrança e criar
coletivamente uma imagem estática que traduza um pouco da história de cada um;
Apresentar as
imagens;
Registrar os
motivos que levaram cada grupo criar a imagem formada;
Registrar no diário
de bordo as sensações e opiniões sobre a aula.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados o interesse, a presença e o nível
de envolvimento.
REFERÊNCIAS:
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 11ª ed. Rio
de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
BISPO, Sabrina. Diário
de Bordo. Salvador: 2011 e 2012.
_________________________________________________________________________________
PLANO DE AULA Nº 15 e 16
DATA: 31/10/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Artes/Teatro
ESTAGIÁRIO: Sabrina
Bispo PROFESSOR
SUPERVISOR: Regina Helena
TURMA: 8ª B
TURNO: Matutino DURAÇÃO DA AULA(S): 100
minutos (02 aulas)
CONTEÚDO (S):
Texto narrativo e
texto dramático.
OBJETIVO (S):
Apresentar as
características do texto dramático;
Aplicar a prova de
Recuperação Paralela para alguns alunos.
METODOLOGIA:
Novas regras do jogo do IATA;
Distribuição das
questões da RP;
Os mesmos grupos da
aula anterior criarão, a partir dos registros feitos, uma história com inicio,
meio e fim;
Explicação das
principais características do texto dramático;
Os grupos
transformaram a história narrativa em texto dramático contendo pelo menos cinco
personagens;
Ensaiar e encenar a
história escrita;
Comentar a aula e
registrar no diário de bordo as sensações.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO:
Os
alunos serão avaliados de acordo com sua participação na realização das
atividades. É necessário atentar-se aos exercícios escritos para verificar as
dúvidas dos alunos.
REFERÊNCIAS:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011 e 2012.
COMPARATTO, Doc. Da Criação ao Roteiro: teoria e prática. In: Reflexões sobre a personagem. São
Paulo: Summus, 2009.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. In: Existe uma especificidade do texto de
teatro? e A tentativa de descrição”. São
Paulo: Martins Fontes, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário