Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Relatório 3


RELATÓRIO DIÁRIO
DATA: 21-09-12
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Amanda Shapovalov
PROFESSOR SUPERVISOR: Regina Helena E. Santo
TURNO: Matutino                                                                           
TURMA: 8ª C
DURAÇÃO: 1h40min
                                        
1.      Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Alongamentos em dupla.
Aquecimento vocal com trava-linguas.
Pega-pega Saci Pererê: a tradicional brincadeira infantil, pega-pega, com uma modificação, todos correm com uma perna só.
Pega-pega sapo: a tradicional brincadeira infantil, pega-pega, com uma modificação, todos correm agachados, como se fossem sapos.
Parte teórica: Elementos do teatro. Explanação.
Apresentação das cenas: Na última aula os alunos improvisaram cenas, onde eram animais. Solicitei que criassem um roteiro com falas para esta cena, que seria novamente apresentada.
Dialogo sobre “o quem, onde e o quê” de cada cena.
Conversa final.

2.      Observações importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
Apenas um grupo fez o roteiro solicitado na última aula, este grupo apresentou e eu solicitei aos demais que observassem quem era quem, onde se passava a cena e como se desencadeava os acontecimentos, também tivemos uma conversa sobre os elemento do teatro.
Como os demais grupos não criaram o roteiro pedido, solicitei que criassem um roteiro para o local que pré-estabeleci (Hospital); esse roteiro, virou uma cena que foi apresentada nesta mesma aula, com o mesmo processo de se observar e discutir quem é quem, em que tipo de hospital se passa e o que desencadeia as ações.
AULA OBSERVADA (19-09-12):
A turma estava muito agitada. A bolsista iniciou a aula fazendo com que a turma soltasse o corpo através de alguns alongamentos e exercícios de relaxamento. Em seguida começou o debate: Teatro Grego x Teatro Romano. Poucos alunos estudaram e estavam preparados para o debate. Havia muitas perguntas interessantes e muitas perguntas mal fundamentadas, muitas vezes as respostas eram vagas, sendo necessário uma intervenção da bolsista para explicar alguns questionamentos e dar seguimento ao debate.


BIBLIOGRAFIA:
YOZO, Ronaldo Yudi K. 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clinicas. São Paulo: Ágora, 1996.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1979.
BRITO, Amanda Shapovalov. Diário de bordo. 2010 .

Nenhum comentário: