RELATÓRIO DIÁRIO
DATA: 21-09-12
INSTITUIÇÃO: Colégio
Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Amanda
Shapovalov
PROFESSOR SUPERVISOR:
Regina Helena E. Santo
TURNO: Matutino
TURMA: 8ª C
DURAÇÃO: 1h40min
1. Descrição
dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Alongamentos
em dupla.
Aquecimento
vocal com trava-linguas.
Pega-pega
Saci Pererê: a tradicional brincadeira infantil, pega-pega, com uma
modificação, todos correm com uma perna só.
Pega-pega sapo: a tradicional brincadeira infantil, pega-pega,
com uma modificação, todos correm agachados, como se fossem sapos.
Parte teórica: Elementos
do teatro. Explanação.
Apresentação
das cenas: Na última aula os alunos improvisaram cenas, onde eram animais.
Solicitei que criassem um roteiro com falas para esta cena, que seria novamente
apresentada.
Dialogo
sobre “o quem, onde e o quê” de cada cena.
Conversa
final.
2. Observações
importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,
condições de realização, etc.):
Apenas um grupo fez o
roteiro solicitado na última aula, este grupo apresentou e eu solicitei aos
demais que observassem quem era quem, onde se passava a cena e como se desencadeava
os acontecimentos, também tivemos uma conversa sobre os elemento do teatro.
Como os demais grupos não
criaram o roteiro pedido, solicitei que criassem um roteiro para o local que
pré-estabeleci (Hospital); esse roteiro, virou uma cena que foi apresentada
nesta mesma aula, com o mesmo processo de se observar e discutir quem é quem,
em que tipo de hospital se passa e o que desencadeia as ações.
AULA OBSERVADA (19-09-12):
A
turma estava muito agitada. A bolsista iniciou a aula fazendo com que a turma
soltasse o corpo através de alguns alongamentos e exercícios de relaxamento. Em
seguida começou o debate: Teatro Grego x Teatro Romano. Poucos alunos estudaram
e estavam preparados para o debate. Havia muitas perguntas interessantes e muitas
perguntas mal fundamentadas, muitas vezes as respostas eram vagas, sendo
necessário uma intervenção da bolsista para explicar alguns questionamentos e
dar seguimento ao debate.
BIBLIOGRAFIA:
YOZO,
Ronaldo Yudi K. 100 jogos para grupos:
uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clinicas. São
Paulo: Ágora, 1996.
|
SPOLIN, Viola. Improvisação
para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1979.
BRITO, Amanda Shapovalov. Diário de bordo. 2010 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário