RELATÓRIO DIÁRIO Nº: 04
DATA: 25/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Maruan
Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 4 ano
DURAÇÃO: 80 minutos
1.
Descrição
dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Leitura
do Texto “O menino e o Poeta”: A leitura foi feita por mim, com todos em círculo,
ao final da leitura houve uma conversa sobre a interpretação do texto.
Aquecimento:
Pega-pega normal e pega-pega com obstáculo, os alunos que forem pegos ficam
parados no espaço criando obstáculos.
Improvisação
de cenas: A turma será dividida em grupos após o aquecimento e a partir do
texto lido em sala eles irão criar uma cena.
2.
Observações
importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,
condições de realização, etc.):
A
aula foi muito boa. Havia poucos e foi mais fácil trabalhar, eles estavam mais
atentos, mais dispostos. Todos escutaram atentos a história e fizeram suas
interpretações. Durante o aquecimento a turma liberou bastante, correram,
jogaram a atividade proposta e ainda sugeriram outros tipos que foram feitos.
Depois de aquecerem bastante, todos estavam dispostos e apresentaram duas cenas
que tinham total relação com o texto apresentado no início da aula.
AULA OBSERVADA:
A
professora iniciou a aula pedindo que todos os alunos deitassem no chão e
fechassem os olhos. Com uma música instrumental que remetesse o palhaço/ o
circo, a professora pediu que eles pensassem em uma dor que sentiram: dedo do
pé, na cabeça, na barriga e depois alguns alunos relataram. Quando houve uma
desconcentração, Thelma partiu para um pega-pega e logo em seguida dividiu a
turma em quatro grupos e fez o jogo da toca do coelho. Com a turma já dividida,
ela pediu que cada grupo criasse uma história/cena sobre a Educação, após a
apresentação de cada cena o grupo criou uma imagem congelada que tinha relação
com a cena, a platéia comentou sobre a imagem. Por fim, a avaliação foi feita
em roda e com apenas uma palavra. Thelma pediu que eles levassem o texto da
mostra para próxima aula. (Obs: A turma estava reduzida e a professora adaptou
completamente o plano de aula).
REFERÊNCIA:
SARRAF, Maruan. Diário de Bordo. Salvador, 2011.
SPOLIN,
Viola. Improvisação para o teatro.
São Paulo: Perspectiva, 2003.
ESTAGIÁRIO: Maruan
Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges.
Nenhum comentário:
Postar um comentário