Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Relatório Diário 04 (25/09/2012)


RELATÓRIO DIÁRIO Nº: 04
DATA: 25/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Maruan Raghdan Sarraf                                     
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino                                                                           
TURMA: 4 ano
DURAÇÃO: 80 minutos
                                        
1.      Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Leitura do Texto “O menino e o Poeta”: A leitura foi feita por mim, com todos em círculo, ao final da leitura houve uma conversa sobre a interpretação do texto.
Aquecimento: Pega-pega normal e pega-pega com obstáculo, os alunos que forem pegos ficam parados no espaço criando obstáculos.
Improvisação de cenas: A turma será dividida em grupos após o aquecimento e a partir do texto lido em sala eles irão criar uma cena.

2.      Observações importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
A aula foi muito boa. Havia poucos e foi mais fácil trabalhar, eles estavam mais atentos, mais dispostos. Todos escutaram atentos a história e fizeram suas interpretações. Durante o aquecimento a turma liberou bastante, correram, jogaram a atividade proposta e ainda sugeriram outros tipos que foram feitos. Depois de aquecerem bastante, todos estavam dispostos e apresentaram duas cenas que tinham total relação com o texto apresentado no início da aula.

AULA OBSERVADA:
A professora iniciou a aula pedindo que todos os alunos deitassem no chão e fechassem os olhos. Com uma música instrumental que remetesse o palhaço/ o circo, a professora pediu que eles pensassem em uma dor que sentiram: dedo do pé, na cabeça, na barriga e depois alguns alunos relataram. Quando houve uma desconcentração, Thelma partiu para um pega-pega e logo em seguida dividiu a turma em quatro grupos e fez o jogo da toca do coelho. Com a turma já dividida, ela pediu que cada grupo criasse uma história/cena sobre a Educação, após a apresentação de cada cena o grupo criou uma imagem congelada que tinha relação com a cena, a platéia comentou sobre a imagem. Por fim, a avaliação foi feita em roda e com apenas uma palavra. Thelma pediu que eles levassem o texto da mostra para próxima aula. (Obs: A turma estava reduzida e a professora adaptou completamente o plano de aula).


REFERÊNCIA:
SARRAF, Maruan. Diário de Bordo. Salvador, 2011.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
                                                         

ESTAGIÁRIO: Maruan Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges.

Nenhum comentário: