RELATÓRIO DIÁRIO Nº: 03
DATA: 18/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Maruan
Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 4 ano
DURAÇÃO: 40 minutos
1.
Descrição
dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Aquecimento:
Andar pelo espaço, ocupar os espaços, olhar para o colega; música Tatararatatí
e brincadeira.
Sensibilização:
Deitar no chão, fechar os olhos, pensar na pessoa que eles observaram durante a
semana, como ela falava, andava, todos os detalhes, isso com uma música ao
fundo.
Criação
de Personagem: A partir da sensibilização eles irão levantar e apresentar no
corpo o que a mente mostrou, individualmente.
Criação
de Micro-cenas: A partir da criação de personagens eles irão interagir em
duplas, trios ou quartetos, irá depender da quantidade de alunos presentes.
2.
Observações
importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,
condições de realização, etc.):
Os
alunos conversam mais durante as aulas e tem um nível de concentração muito
pequeno. Durante as brincadeiras de aquecimento eles prestam mais atenção e
querem participar, mas existe uma dificuldade para criar as cenas e improvisar,
principalmente se trabalharmos com a turma toda. Com auxílio do professor
Jorge, que percebeu a minha dificuldade em trabalhar com a turma toda, sugeriu
que eu dividisse em dois grupos um assistia e outro apresentava, depois
invertia. Dessa forma esse momento da aula fluiu melhor e obtive alguns
resultados.
AULA OBSERVADA:
A
aula da professora Thelma começou com um alongamento bem acompanhado. Ela
explicou com muita calma todas as posições e corrigia os alunos para que os
mesmos conseguissem, de fato, alongar o corpo. Assim que ela ia começar a
dividir a turma, houve um momento de desconcentração, logo a professora puxou a
turma para um jogo e fez o “morto-vivo”, após o jogo, quando a turma deu uma
acalmada, ela leu o texto: “O rei e a omelete”, dividiu a turma em quatro
grupos e eles criaram cenas baseados neste texto. As cenas foram apresentadas e
depois disso Thelma apresentou o roteiro da mostra: “Faz de conta”, todos
começaram a leitura em círculo, e aos poucos a professora foi dividindo as
personagens. A aula encerrou antes do fim da leitura.
REFERÊNCIA:
SARRAF, Maruan. Diário de Bordo. Salvador, 2011.
SPOLIN,
Viola. Improvisação para o teatro.
São Paulo: Perspectiva, 2003.
ESTAGIÁRIO: Maruan
Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges.
Nenhum comentário:
Postar um comentário