Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Relatório Diário 03 (18/09/2012)


RELATÓRIO DIÁRIO Nº: 03
DATA: 18/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Maruan Raghdan Sarraf                                     
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino                                                                           
TURMA: 4 ano
DURAÇÃO: 40 minutos
                                        
1.      Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Aquecimento: Andar pelo espaço, ocupar os espaços, olhar para o colega; música Tatararatatí e brincadeira.
Sensibilização: Deitar no chão, fechar os olhos, pensar na pessoa que eles observaram durante a semana, como ela falava, andava, todos os detalhes, isso com uma música ao fundo.
Criação de Personagem: A partir da sensibilização eles irão levantar e apresentar no corpo o que a mente mostrou, individualmente.
Criação de Micro-cenas: A partir da criação de personagens eles irão interagir em duplas, trios ou quartetos, irá depender da quantidade de alunos presentes.

2.      Observações importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
Os alunos conversam mais durante as aulas e tem um nível de concentração muito pequeno. Durante as brincadeiras de aquecimento eles prestam mais atenção e querem participar, mas existe uma dificuldade para criar as cenas e improvisar, principalmente se trabalharmos com a turma toda. Com auxílio do professor Jorge, que percebeu a minha dificuldade em trabalhar com a turma toda, sugeriu que eu dividisse em dois grupos um assistia e outro apresentava, depois invertia. Dessa forma esse momento da aula fluiu melhor e obtive alguns resultados.



AULA OBSERVADA:

A aula da professora Thelma começou com um alongamento bem acompanhado. Ela explicou com muita calma todas as posições e corrigia os alunos para que os mesmos conseguissem, de fato, alongar o corpo. Assim que ela ia começar a dividir a turma, houve um momento de desconcentração, logo a professora puxou a turma para um jogo e fez o “morto-vivo”, após o jogo, quando a turma deu uma acalmada, ela leu o texto: “O rei e a omelete”, dividiu a turma em quatro grupos e eles criaram cenas baseados neste texto. As cenas foram apresentadas e depois disso Thelma apresentou o roteiro da mostra: “Faz de conta”, todos começaram a leitura em círculo, e aos poucos a professora foi dividindo as personagens. A aula encerrou antes do fim da leitura.


REFERÊNCIA:
SARRAF, Maruan. Diário de Bordo. Salvador, 2011.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
                                                         

ESTAGIÁRIO: Maruan Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges.

Nenhum comentário: