RELATÓRIO DIÁRIO Nº: 02
DATA: 11/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Maruan
Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 4 ano
DURAÇÃO: 40 minutos
1.
Descrição
dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Alongamento:
Breve alongamento corporal (pernas, coluna, braços, ombros e pescoço) e vocal
(mastigação, língua, bochecha, “tra, tre, tri...”).
Ciranda:
Retomar a “Minha Ciranda” trabalhada na aula anterior para realizar o trabalho
com o grupo todo junto.
Aquecimento:
Andar pela sala ocupando os espaços, trabalhando diferentes níveis e
velocidades, congelando, olhando para o colega, sempre atentos ao espaço.
Depois de um tempo, andar em duplas, trios ou quartetos (irá depender da
quantidade de alunos presentes nesta aula), para se formarem os grupos.
Jogo
da foto: Criação de cenas improvisadas a partir das fotos levadas pelos alunos
(as fotos foram solicitadas ao final do encontro anterior). Primeiro cada aluno
conta a história da sua foto ao seu grupo e depois eles decidem qual foto usar,
uma ou mais, para criar a cena improvisada.
2.
Observações
importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,
condições de realização, etc.):
A primeira dificuldade foi a
quantidade de fotos, dos 16 alunos presentes, apenas 4 levaram as fotos. Dividi
a turma em 4 grupos e eles criaram a cena. Houve certa resistência na divisão
dos grupos, a maioria dos meninos queria ficar em grupos de meninos, o mesmo
aconteceu com as meninas. Eles trabalharam, mas ao final das cenas foi
conversado que o trabalho com o teatro é coletivo, todos eles precisam
trabalhar juntos, conhecer melhor o colega. Esta segunda aula foi um pouco mais
difícil, os alunos conversavam e se distraiam facilmente, mas de um modo geral
a aula fluiu bem.
AULA OBSERVADA:
Com Thelma os alunos tiveram uma
aula sobre os palhaços. Inicialmente assistiram trechos do filme Tempos
Modernos de Charles Chaplin e a professora comentou sobre os dois tipos de
palhaços, Augustus e Branco, usando como exemplo as imagens do filme. Depois,
sentados de costas no círculo (comportamento de um palhaço) eles pensaram no
seu nome de palhaço que vem a partir de um defeito. Logo após, Thelma colocou
os alunos deitados no chão de olhos fechados e distribuiu nariz de palhaço,
eles levantaram e foram divididos em 7 grupos de 4 para criarem uma cena que
despertasse a comédia, o riso. Na maioria das cenas teve a brincadeira de
pegar. Por fim, a professora finalizou a aula com uma avaliação em roda.
REFERÊNCIA:
SARRAF, Maruan. Diário de Bordo. Salvador, 2011.
SPOLIN,
Viola. Improvisação para o teatro.
São Paulo: Perspectiva, 2003.
ESTAGIÁRIO: Maruan
Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário