Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Relatório Diário 02 (11/09/2012)


RELATÓRIO DIÁRIO Nº: 02
DATA: 11/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Maruan Raghdan Sarraf                                     
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino                                                                           
TURMA: 4 ano
DURAÇÃO: 40 minutos
                                        
1.      Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):

Alongamento: Breve alongamento corporal (pernas, coluna, braços, ombros e pescoço) e vocal (mastigação, língua, bochecha, “tra, tre, tri...”).
Ciranda: Retomar a “Minha Ciranda” trabalhada na aula anterior para realizar o trabalho com o grupo todo junto.
Aquecimento: Andar pela sala ocupando os espaços, trabalhando diferentes níveis e velocidades, congelando, olhando para o colega, sempre atentos ao espaço. Depois de um tempo, andar em duplas, trios ou quartetos (irá depender da quantidade de alunos presentes nesta aula), para se formarem os grupos.
Jogo da foto: Criação de cenas improvisadas a partir das fotos levadas pelos alunos (as fotos foram solicitadas ao final do encontro anterior). Primeiro cada aluno conta a história da sua foto ao seu grupo e depois eles decidem qual foto usar, uma ou mais, para criar a cena improvisada.

2.      Observações importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):

A primeira dificuldade foi a quantidade de fotos, dos 16 alunos presentes, apenas 4 levaram as fotos. Dividi a turma em 4 grupos e eles criaram a cena. Houve certa resistência na divisão dos grupos, a maioria dos meninos queria ficar em grupos de meninos, o mesmo aconteceu com as meninas. Eles trabalharam, mas ao final das cenas foi conversado que o trabalho com o teatro é coletivo, todos eles precisam trabalhar juntos, conhecer melhor o colega. Esta segunda aula foi um pouco mais difícil, os alunos conversavam e se distraiam facilmente, mas de um modo geral a aula fluiu bem.

AULA OBSERVADA:
            Com Thelma os alunos tiveram uma aula sobre os palhaços. Inicialmente assistiram trechos do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin e a professora comentou sobre os dois tipos de palhaços, Augustus e Branco, usando como exemplo as imagens do filme. Depois, sentados de costas no círculo (comportamento de um palhaço) eles pensaram no seu nome de palhaço que vem a partir de um defeito. Logo após, Thelma colocou os alunos deitados no chão de olhos fechados e distribuiu nariz de palhaço, eles levantaram e foram divididos em 7 grupos de 4 para criarem uma cena que despertasse a comédia, o riso. Na maioria das cenas teve a brincadeira de pegar. Por fim, a professora finalizou a aula com uma avaliação em roda.

REFERÊNCIA:
SARRAF, Maruan. Diário de Bordo. Salvador, 2011.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
                                                         
ESTAGIÁRIO: Maruan Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges



Nenhum comentário: