Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Relatório Diário 01 (04/09/2012)


RELATÓRIO DIÁRIO Nº: 01
DATA: 04/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Maruan Raghdan Sarraf                                      
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino                                                                           
TURMA: 4 ano
DURAÇÃO: 40 minutos
                                        
1.      Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Jogo do barbante: Jogo do barbante: Todos em pé em um círculo, o primeiro está com o rolo do barbante e se apresenta seguindo um roteiro (nome, idade, o que gosta de fazer), depois da apresentação escolhe alguém no círculo. O próximo jogador repete o mesmo esquema e assim vai até que todos tenham se apresentado. A intenção do jogo é mostrar que ao final, mesmo com cada singularidade e diferença, estamos todos unidos e interligados, trabalhar com o coletivo dentro da sala.

Apresentar o amigo: Todos sentados em um círculo, formam-se duplas, eles conversam entre si e fazem perguntas uns aos outros (hoje perguntamos quais as expectativas em relação as aulas de teatro). Por fim, cada um apresenta o colega da dupla para toda a turma. A ideia do jogo é formar duplas de alunos que ficam mais tempo distantes, para que eles possam interagir com os próprios colegas que não tem aproximação.

Ciranda: Ensinar a música e o passo da ciranda para turma. Hoje trabalhamos a música “Minha Ciranda” e além de cantar, fizemos o passo rodando em um círculo. Essa ciranda será relembrada em outros momentos.




2.      Observações importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
Acredito que todas as atividades foram bem recebidas pelos dois grupos. Todos os alunos estavam dispostos e participaram curiosos dos dois jogos. Com a ciranda não foi diferente, dançaram e cantaram bem empolgados. Para um primeiro encontro o retorno foi bem positivo, não houve nenhum problema. Além disso, todas as atividades foram bem executadas no ambiente da sala de arte, o espaço onde acontecem as aulas, é um lugar muito bom para desenvolver a aula.

AULA OBSERVADA:
Sobre a aula observada da estagiária Thelma, percebi que ela seguiu o seguinte cronograma: alongamento/aquecimento, improvisação e avaliação/finalização. A turma com 23 alunos produziu bastante durante a aula, no alongamento a professora atentou a eles a ocupação do espaço cênico, no aquecimento ela trabalhou o jogo do chocalho que além de trabalhar a coordenação, o foco e a atenção deles, também será utilizado como instrumento musical na mostra. Depois disso, Thelma dividiu a turma em 06 grupos para improvisarem uma cena a partir de um texto lido na aula passada (aula não observada), e todos apresentaram e assistiram todas as cenas, além de comentar cada uma no final. Por fim, ela finalizou a aula com uma roda de conversas e disse que a intenção da aula era fazer com que cada grupo avaliasse o outro e obter material para incluir na mostra.

REFERÊNCIAS:
SARRAF, Maruan. Diário de Bordo. Salvador, 2011.


ESTAGIÁRIO: Maruan Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges

Nenhum comentário: