RELATÓRIO DIÁRIO Nº: 01
DATA: 04/09/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Maruan
Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 4 ano
DURAÇÃO: 40 minutos
1.
Descrição
dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Jogo do barbante: Jogo do barbante:
Todos em pé em um círculo, o primeiro está com o rolo do barbante e se
apresenta seguindo um roteiro (nome, idade, o que gosta de fazer), depois da
apresentação escolhe alguém no círculo. O próximo jogador repete o mesmo
esquema e assim vai até que todos tenham se apresentado. A intenção do jogo é
mostrar que ao final, mesmo com cada singularidade e diferença, estamos todos
unidos e interligados, trabalhar com o coletivo dentro da sala.
Apresentar o amigo: Todos sentados
em um círculo, formam-se duplas, eles conversam entre si e fazem perguntas uns
aos outros (hoje perguntamos quais as expectativas em relação as aulas de
teatro). Por fim, cada um apresenta o colega da dupla para toda a turma. A
ideia do jogo é formar duplas de alunos que ficam mais tempo distantes, para
que eles possam interagir com os próprios colegas que não tem aproximação.
Ciranda: Ensinar a música e o passo
da ciranda para turma. Hoje trabalhamos a música “Minha Ciranda” e além de
cantar, fizemos o passo rodando em um círculo. Essa ciranda será relembrada em
outros momentos.
2.
Observações
importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,
condições de realização, etc.):
Acredito que todas as atividades
foram bem recebidas pelos dois grupos. Todos os alunos estavam dispostos e
participaram curiosos dos dois jogos. Com a ciranda não foi diferente, dançaram
e cantaram bem empolgados. Para um primeiro encontro o retorno foi bem
positivo, não houve nenhum problema. Além disso, todas as atividades foram bem
executadas no ambiente da sala de arte, o espaço onde acontecem as aulas, é um
lugar muito bom para desenvolver a aula.
AULA OBSERVADA:
Sobre a aula observada da
estagiária Thelma, percebi que ela seguiu o seguinte cronograma:
alongamento/aquecimento, improvisação e avaliação/finalização. A turma com 23
alunos produziu bastante durante a aula, no alongamento a professora atentou a
eles a ocupação do espaço cênico, no aquecimento ela trabalhou o jogo do
chocalho que além de trabalhar a coordenação, o foco e a atenção deles, também
será utilizado como instrumento musical na mostra. Depois disso, Thelma dividiu
a turma em 06 grupos para improvisarem uma cena a partir de um texto lido na
aula passada (aula não observada), e todos apresentaram e assistiram todas as
cenas, além de comentar cada uma no final. Por fim, ela finalizou a aula com
uma roda de conversas e disse que a intenção da aula era fazer com que cada
grupo avaliasse o outro e obter material para incluir na mostra.
REFERÊNCIAS:
SARRAF, Maruan. Diário de Bordo. Salvador, 2011.
ESTAGIÁRIO: Maruan
Raghdan Sarraf
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário