Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

sábado, 3 de novembro de 2012

Relatório 2


RELATÓRIO DIÁRIO
DATA: 14-09-12
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Amanda Shapovalov
PROFESSOR SUPERVISOR: Regina Helena E. Santo
TURNO: Matutino                                                                           
TURMA: 8ª C
DURAÇÃO: 1h40min
                                        
1.      Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Gato e rato: O gato tenta pegar o rato, que estará dentro de uma roda. O dever dos que fazem a roda e não deixar o gato pegar o rato.
Pega-pega.
Identifique o fazer: Em duplas, escolher um objeto imaginário e realizar uma atividade com esse objeto, a plateia deverá advinha que objeto é esse.
Dar nova forma a um objeto: o objeto pode ser tudo, menos o que ele realmente é.
Vivência animalesca: cada um escolhe um animal e deve viver este animal, ser est animal.
Produção de cena: A partir da vivência animalesca, e da interação com os demais animais, criar uma cena.
Apresentação da cena criada.
Conversa final sobre a aula.

2.      Observações importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):

Tive poucos alunos hoje, e por causa disso tive dificuldade em desenvolver atividades que foram programadas para um grupo bem maior. Hoje “plantei a semente criativa” em sala e já começamos a criar. Fizemos alguns jogos teatrais e começamos a trabalhar a criação de personagens e a produção de cenas curtas. Todas cenas tiveram em comum uma situação: a disputa de território entre os animais. Pedi para que deixassem claro o quem, o onde e porquê. Nas improvisações não ficou claro o onde e em muitas o quem. Em seus comentários os alunos disseram que gostarão da forma de se trabalhar a construção de personagem, que aquilo tudo era novo para eles. Também disseram que se sentiram muito a vontade na aula, a ponto de fazer coisas que nunca fizeram publicamente.

AULA OBSERVADA (12-09-12):
A bolsista iniciou a aula solicitando a leitura da pesquisa pedida na última aula, onde os alunos falavam da origem e significado do seus próprios nomes. A sala estava um tanto agitada. Os alunos também entregaram hoje os cadernos customizados. A bolsista conceituou o teatro, falou de sua história, de cenário, atores, plateia e etc. a bolsista também solicitou, ao final da aula, que a turma se divide-se  em dois grandes grupos, onde um pesquisaria teatro grego e outro pesquisaria teatro romano para o debate que irá acontecer na próxima aula.

 

REFERÊNCIA:

YOZO, Ronaldo Yudi K. 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clinicas. São Paulo: Ágora, 1996.
BRITO, Amanda Shapovalov. Diário de bordo. 2011

Nenhum comentário: