RELATÓRIO DIÁRIO
DATA: 14-09-12
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual
Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Amanda Shapovalov
PROFESSOR SUPERVISOR: Regina
Helena E. Santo
TURNO: Matutino
TURMA: 8ª C
DURAÇÃO: 1h40min
1. Descrição dos jogos e conteúdos abordados
(revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Gato
e rato: O gato tenta pegar o rato, que estará dentro de uma roda. O dever dos
que fazem a roda e não deixar o gato pegar o rato.
Pega-pega.
Identifique
o fazer: Em duplas, escolher um objeto imaginário e realizar uma atividade com
esse objeto, a plateia deverá advinha que objeto é esse.
Dar
nova forma a um objeto: o objeto pode ser tudo, menos o que ele realmente é.
Vivência
animalesca: cada um escolhe um animal e deve viver este animal, ser est animal.
Produção
de cena: A partir da vivência animalesca, e da interação com os demais animais,
criar uma cena.
Apresentação
da cena criada.
Conversa
final sobre a aula.
2. Observações importantes (descrever em que medida
a atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
Tive
poucos alunos hoje, e por causa disso tive dificuldade em desenvolver
atividades que foram programadas para um grupo bem maior. Hoje “plantei a
semente criativa” em sala e já começamos a criar. Fizemos alguns jogos teatrais
e começamos a trabalhar a criação de personagens e a produção de cenas curtas.
Todas cenas tiveram em comum uma situação: a disputa de território entre os
animais. Pedi para que deixassem claro o quem, o onde e porquê. Nas
improvisações não ficou claro o onde e em muitas o quem. Em seus comentários os
alunos disseram que gostarão da forma de se trabalhar a construção de
personagem, que aquilo tudo era novo para eles. Também disseram que se sentiram
muito a vontade na aula, a ponto de fazer coisas que nunca fizeram
publicamente.
AULA OBSERVADA (12-09-12):
A
bolsista iniciou a aula solicitando a leitura da pesquisa pedida na última
aula, onde os alunos falavam da origem e significado do seus próprios nomes. A
sala estava um tanto agitada. Os alunos também entregaram hoje os cadernos
customizados. A bolsista conceituou o teatro, falou de sua história, de
cenário, atores, plateia e etc. a bolsista também solicitou, ao final da aula,
que a turma se divide-se em dois grandes
grupos, onde um pesquisaria teatro grego e outro pesquisaria teatro romano para
o debate que irá acontecer na próxima aula.
REFERÊNCIA:
YOZO, Ronaldo Yudi K. 100 jogos para grupos: uma abordagem
psicodramática para empresas, escolas e clinicas. São Paulo: Ágora, 1996.
BRITO, Amanda Shapovalov. Diário de bordo. 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário