RELATÓRIO DIÁRIO
PIBID - 2012
LOCAL DA AULA: CENTRO EDUCACIONAL SANTO ANTÔNIO
DATA: 21.09.2012
HORA DA AULA: 7:30 a 09:10
PROFESSOR SUPERVISOR: MILANA OLIVEIRA
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS
JOGOS:
Apresentação do Bolsista – na
primeira aula foi feito um circulo com a turma onde cada um falava seu nome e
realizava um movimento sempre explorando os planos alto, médio e baixo. Ao
termino desta apresentação a turma foi dividida em grupos, no qual cada grupo
iria trabalhar com os movimentos exposto no exercício de apresentação. A
turma junto com a orientação do bolsista pibidista foi se organizando e os 5
grupos formados apresentaram aos demais colegas seus movimentos. Neste
atividade se busco o trabalho em grupo e uma breve analise do jogo de corpo
da turma. Ao termino da apresentação de todos os grupos foi feito uma roda de
conversa com todos e uma avaliação da aula e das demais apresentações.
Observações
importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,
condições de realização etc.)
A minha aula:
A aula foi bem tranquila, a turma de fato me surpreendeu, todos
participaram, opinaram, perguntaram se jogaram. Os trabalhos realizados foi
bem criativo. Como já esperado a aqueles alunos mais tímidos e os mais
desinibidos. Mas que não prejudico o andamento do trabalho.
Como a atividades são realizadas fora da sala a sempre uma agitação
por parte dos alunos no início da aula mas que logo foi contida no inicio da
atividade de apresentação.
A aula observada (Ronalde).
O professor Ronalde teve dificuldades de
obter a atenção da turma para iniciar a aula. A Tuma é bastante dispersa e
difícil conseguir a atenção, muitos indisciplinados, o estagiário utilizou de
vários meios para chamar a atenção da turma, com conversas. Mas quando se
inicio a proposta da cantiga de roda todos participaram e cantaram.
|
RELATÓRIO DIÁRIO
PIBID - 2012
BOLSISTA: WALDSINEY BOMFIM
LOCAL DA AULA: CENTRO EDUCACIONAL SANTO ANTÔNIO
DATA: 05.10.2012
HORA DA AULA: 7:30 a 09:10
PROFESSOR SUPERVISOR: MILANA OLIVEIRA
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS
JOGOS:
Apresentação do
Bolsista – Nesta aula se inicio com um Jogo de aquecimento e movimentação
corporal, onde os alunos cantaram a
cantiga de roda ao mesmo momento que jogavam a bola um para o outro fazendo um
som e um movimento. A posterior foi trabalhado o jogo do mosquito, de Augusto Boal os alunos
de inicio demoraram pra iniciar e participar do jogo alguns desinibidos e
outros muito dispersos. ao termino do jogo os alunos foram divididos em grupos de 6
pessoas onde eles tinha que discutir sustentabilidade e teatro, criar uma
musica, poesia, cantiga. Foi feito uma pequena avaliação orla da turma e da
aula, onde os alunos avaliaram de uma forma bem produtiva e dinâmica.
Observações
importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,
condições de realização etc.)
A minha aula:
Nesta aula os
alunos estavam um pouco mais agitados acredito que por conta de ser final de
semestre. Mas não tive problemas na execução dos exercícios propostos, pois
todos cooperaram e participaram de uma forma direta e participativa.
A aula observada (Ronald).
O professor Ronalde propôs uma aula em um
espaço aberto onde todos os alunos saíram da sala, ao chegar neste espaço se
formou um circulo onde um aluno passava para o outro, o que deixa-se cair a
bola pagaria uma prenda dentre estas
prenda o aluno teria que cantar ou dançar ficava a critério dos próprios
colegas. A turma cooperou e poucos alunos se recusaram a executar a atividade
proposta pelo professor ao termino da atividade, os alunos foram levados para a
sala onde foram entregue a nota da 3° unidade.
RELATÓRIO DIÁRIO
PIBID - 2012
BOLSISTA: WALDSINEY BOMFIM
LOCAL DA AULA: CENTRO EDUCACIONAL SANTO ANTÔNIO
DATA: 28.09.2012
HORA DA AULA: 7:30 a 12:30
PROFESSOR SUPERVISOR: MILANA OLIVEIRA
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS
JOGOS:
Apresentação do
Bolsista – Nesta aula os alunos foram levados a conhecer um teatro e
assistir As Rimas de Catarina. Com o intuído de mostrar aos alunos um teatro e
como para que eles tenham a noção de como se comportar no palco de
especialidade de iluminação, de som, entre outro elementos teatrais.
Observações
importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,
condições de realização etc.)
A minha aula:
Nesta aula os
alunos foram assistir uma peça As Rimas de Catarina . Observei como eles
reagiram com admiração e encanto ao estar no teatro e ao falar com os atores ao
termino do espetáculo.
A aula observada (Edilton).
O professor Edilton trabalhou em sala elementos
do teatro. Como também questão de lateralidade com os alunos (direita e
esquerda). Os alunos participaram ajudando os que tinham mais dificuldades. Ao termino da aula teve a
cobrança do trabalho passado na aula anterior, sendo que poucos alunos fizeram
o trabalho.
DATA: 19/10/2012
INSTITUIÇÃO: Centro Educacional Santo Antônio
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Waldisney Bomfim Teixeira
Júnior
PROFESSOR SUPERVISOR: Milana Oliveira
TURNO:
Matutino
TURMA: 6° B
DURAÇÃO: 100 min
CONTEÚDO (S): Alongamento, jogos de improvisação e Estrutura do texto teatral.
OBJETIVO (S): Jogo de improvisação teve com o intuito analisar a
coordenação motora dos alunos, a disciplina, e trabalhar a atenção e a
criatividade. Como também a participação e o empenho nos jogos, na segunda aula
foi trabalhado a estrutura do texto, como se construir e criar um texto
teatral. Ao termino da aula analisar qual o empenho e a dedicação da
turma nas aulas.
METODOLOGIA: Iniciar a aula com o aquecimento corporal, para
posteriormente começar a trabalhar com os
jogos de improvisação, onde cada aluno imitava um animal ou um som e os
demais colegas tinha que descobrir o que seu colega esta propondo. Foi trabalhado
o quem, quem e onde, os alunos tinham que criar uma situação em grupo que tinha
que ter um personagem um problema e um local. ao termino da aula será trabalhado a estrutura
do texto para que na próxima aula se inicie o trabalho da construção textual.
RECURSO (S): Sala de aula, papel, caneta.
AVALIAÇÃO: Empenho, participação e criatividade.
ESTAGIÁRIO: Waldisney Bomfim Teixeira
PROFESSOR SUPERVISOR: Milana Oliveira
RELATÓRIO DIÁRIO
PIBID - 2012
BOLSISTA: WALDSINEY BOMFIM
LOCAL DA AULA: CENTRO EDUCACIONAL SANTO ANTÔNIO
DATA: 19.10.2012
HORA DA AULA: 7:30 a 09:10
PROFESSOR SUPERVISOR: MILANA OLIVEIRA
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS
JOGOS:
Apresentação do
Bolsista – Nesta aula os alunos trabalharam com a improvisação e utilizaram
da criatividade para montar a esquete com o jogo do quem o que e onde. Ao
termino da aula foi explicado aos alunos a noção básica de como se montar um
texto teatral.
Observações
importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,
condições de realização etc.)
A minha aula:
Nesta aula os
alunos foram divididos em grupos o
professor bolsista passo em cada grupo para explicar a proposta do jogo. Foi
dado um tempo para que os alunos montassem a cena, ao termino da primeira aula
foi pedido que cada grupo apresentassem seu trabalho aos demais colegas. Muitos
alunos por conta da timidez tiveram um pouco de dificuldade de apresentar, mais
no final todos apresentaram o cena. Ao termino da apresentação foi feita uma
pequena avaliação sobre as cenas, os alunos analisaram a estrutura textual das
cenas apresentadas. Ao final da aula foi pedido os alunos para pensarem em um
tema e para ser trabalhado na próxima aula.
A aula observada (Edilton).
O professor Edilton trabalhou em sala elementos
do teatro. Cada aluno falava ao professor o que ele considerada como elemento
de teatro, enquanto o professor anotava no quadro. Fica perceptível a
participação da turma e o interesse da a sua opinião. Foi entregue a cada aluno
uma folha de oficio em branco para que nela os alunos escrevessem uma história
com as palavras com quem o professor bolsista colocou no quadro. Quando os
alunos terminaram o trabalho foi recolhido e trocado entre os mesmo, cada
alunos lia para os demais a história que ou seu colega ao lado criou. De inicio
os alunos se recusaram a trocar as atividade mais logo que alguns começaram a
ler os trabalho a turma entendeu a proposta do professor a fizeram o mesmo.
RELATÓRIO DIÁRIO
PIBID - 2012
BOLSISTA: WALDSINEY BOMFIM
LOCAL DA AULA: CENTRO EDUCACIONAL SANTO ANTÔNIO
DATA: 26.10.2012
HORA DA AULA: 7:30 a 09:10
PROFESSOR SUPERVISOR: MILANA OLIVEIRA
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS
JOGOS:
Apresentação do
Bolsista – Nesta aula os alunos não compareceram por conta da semana do
meio e por conta de um equivoco da secretaria
que acabou por não comunicar os alunos da aula.
A aula observada (Ronald).
O professor Ronald trabalhou em sala
elementos do teatro. Perpassando pela Grécia e dos tipos de teatro até o teatro
Italiano, com a utilização de uma imagem para melhor ilustrar a estrutura
física do teatro daquela época. Cada aluno foi até o professor para apresentar
o trabalho que foi pedido na aula passada. Foi dado um pequeno internado para
que os alunos ensaiassem a musica e depois apresentassem para os demais alunos,
o que foi realizado logo em seguida. Ao termino da aula foi feito uma conversa
com os alunos a respeito do comportamento da turma, que por muitos momentos
dificultou muito o andamento da aula, pela dispersão e conversas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário