Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RELATÓRIOS - SETEMBRO E OUTUBRO


RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012



BOLSISTA: WALDSINEY BOMFIM
LOCAL DA AULA: CENTRO EDUCACIONAL SANTO ANTÔNIO
DATA: 21.09.2012
HORA DA AULA: 7:30 a 09:10
PROFESSOR SUPERVISOR: MILANA OLIVEIRA

DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS
JOGOS:

Apresentação do Bolsista  – na primeira aula foi feito um circulo com a turma onde cada um falava seu nome e realizava um movimento sempre explorando os planos alto, médio e baixo. Ao termino desta apresentação a turma foi dividida em grupos, no qual cada grupo iria trabalhar com os movimentos exposto no exercício de apresentação. A turma junto com a orientação do bolsista pibidista foi se organizando e os 5 grupos formados apresentaram aos demais colegas seus movimentos. Neste atividade se busco o trabalho em grupo e uma breve analise do jogo de corpo da turma. Ao termino da apresentação de todos os grupos foi feito uma roda de conversa com todos e uma avaliação da aula e das demais apresentações.

Observações importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização etc.)

A minha aula:
A aula foi bem tranquila, a turma de fato me surpreendeu, todos participaram, opinaram, perguntaram se jogaram. Os trabalhos realizados foi bem criativo. Como já esperado a aqueles alunos mais tímidos e os mais desinibidos. Mas que não prejudico o andamento do trabalho. 
Como a atividades são realizadas fora da sala a sempre uma agitação por parte dos alunos no início da aula mas que logo foi contida no inicio da atividade de apresentação.

A aula observada (Ronalde).

O professor Ronalde teve dificuldades de obter a atenção da turma para iniciar a aula. A Tuma é bastante dispersa e difícil conseguir a atenção, muitos indisciplinados, o estagiário utilizou de vários meios para chamar a atenção da turma, com conversas. Mas quando se inicio a proposta da cantiga de roda todos participaram e cantaram.






RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012


BOLSISTA: WALDSINEY BOMFIM
LOCAL DA AULA: CENTRO EDUCACIONAL SANTO ANTÔNIO
DATA: 05.10.2012
HORA DA AULA: 7:30 a 09:10
PROFESSOR SUPERVISOR: MILANA OLIVEIRA

DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS
JOGOS:

Apresentação do Bolsista  – Nesta aula se inicio com um Jogo de aquecimento e movimentação corporal, onde os alunos  cantaram a cantiga de roda ao mesmo momento que jogavam a bola um para o outro fazendo um som e um movimento. A posterior foi trabalhado o  jogo do mosquito, de Augusto Boal os alunos de inicio demoraram pra iniciar e participar do jogo alguns desinibidos e outros muito dispersos. ao termino do jogo os alunos foram divididos em grupos de 6 pessoas onde eles tinha que discutir sustentabilidade e teatro, criar uma musica, poesia, cantiga. Foi feito uma pequena avaliação orla da turma e da aula, onde os alunos avaliaram de uma forma bem produtiva e dinâmica.

Observações importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização etc.)

A minha aula:
Nesta aula os alunos estavam um pouco mais agitados acredito que por conta de ser final de semestre. Mas não tive problemas na execução dos exercícios propostos, pois todos cooperaram e participaram de uma forma direta e participativa.

A aula observada (Ronald).

O professor Ronalde propôs uma aula em um espaço aberto onde todos os alunos saíram da sala, ao chegar neste espaço se formou um circulo onde um aluno passava para o outro, o que deixa-se cair a bola pagaria uma prenda  dentre estas prenda o aluno teria que cantar ou dançar ficava a critério dos próprios colegas. A turma cooperou e poucos alunos se recusaram a executar a atividade proposta pelo professor ao termino da atividade, os alunos foram levados para a sala onde foram entregue a nota da 3° unidade.


RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012


BOLSISTA: WALDSINEY BOMFIM
LOCAL DA AULA: CENTRO EDUCACIONAL SANTO ANTÔNIO
DATA: 28.09.2012
HORA DA AULA: 7:30 a 12:30
PROFESSOR SUPERVISOR: MILANA OLIVEIRA

DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS
JOGOS:

Apresentação do Bolsista  – Nesta aula os alunos foram levados a conhecer um teatro e assistir As Rimas de Catarina. Com o intuído de mostrar aos alunos um teatro e como para que eles tenham a noção de como se comportar no palco de especialidade de iluminação, de som, entre outro elementos teatrais. 

Observações importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização etc.)

A minha aula:
Nesta aula os alunos foram assistir uma peça As Rimas de Catarina . Observei como eles reagiram com admiração e encanto ao estar no teatro e ao falar com os atores ao termino do espetáculo. 

A aula observada (Edilton).

O professor Edilton trabalhou em sala elementos do teatro. Como também questão de lateralidade com os alunos (direita e esquerda). Os alunos participaram ajudando os que tinham  mais dificuldades. Ao termino da aula teve a cobrança do trabalho passado na aula anterior, sendo que poucos alunos fizeram o trabalho.
   








DATA: 19/10/2012
INSTITUIÇÃO: Centro Educacional Santo Antônio
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO:  Waldisney Bomfim Teixeira Júnior                                  
PROFESSOR SUPERVISOR: Milana Oliveira
TURNO: Matutino                                                                           
TURMA: 6° B
DURAÇÃO: 100 min

                                        
CONTEÚDO (S): Alongamento, jogos de  improvisação e Estrutura do texto teatral.

OBJETIVO (S): Jogo de improvisação teve com o intuito analisar a coordenação motora dos alunos, a disciplina, e trabalhar a atenção e a criatividade. Como também a participação e o empenho nos jogos, na segunda aula foi trabalhado a estrutura do texto, como se construir e criar um texto teatral. Ao  termino da aula analisar qual o empenho e a dedicação da turma nas aulas.

METODOLOGIA: Iniciar a aula com o aquecimento corporal, para posteriormente começar a trabalhar com os  jogos de improvisação, onde cada aluno imitava um animal ou um som e os demais colegas tinha que descobrir o que seu colega esta propondo. Foi trabalhado o quem, quem e onde, os alunos tinham que criar uma situação em grupo que tinha que ter um personagem um problema e um local.  ao termino da aula será trabalhado a estrutura do texto para que na próxima aula se inicie o trabalho da construção textual.

RECURSO (S): Sala de aula, papel, caneta.

AVALIAÇÃO:  Empenho, participação e criatividade.

ESTAGIÁRIO: Waldisney Bomfim Teixeira
PROFESSOR SUPERVISOR: Milana Oliveira 








RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012


BOLSISTA: WALDSINEY BOMFIM
LOCAL DA AULA: CENTRO EDUCACIONAL SANTO ANTÔNIO
DATA: 19.10.2012
HORA DA AULA: 7:30 a 09:10
PROFESSOR SUPERVISOR: MILANA OLIVEIRA

DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS
JOGOS:

Apresentação do Bolsista  – Nesta aula os alunos trabalharam com a improvisação e utilizaram da criatividade para montar a esquete com o jogo do quem o que e onde. Ao termino da aula foi explicado aos alunos a noção básica de como se montar um texto teatral. 

Observações importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização etc.)

A minha aula:
Nesta aula os alunos  foram divididos em grupos o professor bolsista passo em cada grupo para explicar a proposta do jogo. Foi dado um tempo para que os alunos montassem a cena, ao termino da primeira aula foi pedido que cada grupo apresentassem seu trabalho aos demais colegas. Muitos alunos por conta da timidez tiveram um pouco de dificuldade de apresentar, mais no final todos apresentaram o cena. Ao termino da apresentação foi feita uma pequena avaliação sobre as cenas, os alunos analisaram a estrutura textual das cenas apresentadas. Ao final da aula foi pedido os alunos para pensarem em um tema e para ser trabalhado na próxima aula. 

A aula observada (Edilton).

O professor Edilton trabalhou em sala elementos do teatro. Cada aluno falava ao professor o que ele considerada como elemento de teatro, enquanto o professor anotava no quadro. Fica perceptível a participação da turma e o interesse da a sua opinião. Foi entregue a cada aluno uma folha de oficio em branco para que nela os alunos escrevessem uma história com as palavras com quem o professor bolsista colocou no quadro. Quando os alunos terminaram o trabalho foi recolhido e trocado entre os mesmo, cada alunos lia para os demais a história que ou seu colega ao lado criou. De inicio os alunos se recusaram a trocar as atividade mais logo que alguns começaram a ler os trabalho a turma entendeu a proposta do professor a fizeram o mesmo.   
   


RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012


BOLSISTA: WALDSINEY BOMFIM
LOCAL DA AULA: CENTRO EDUCACIONAL SANTO ANTÔNIO
DATA: 26.10.2012
HORA DA AULA: 7:30 a 09:10
PROFESSOR SUPERVISOR: MILANA OLIVEIRA

DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS
JOGOS:

Apresentação do Bolsista  – Nesta aula os alunos não compareceram por conta da semana do meio e por conta de um equivoco da secretaria  que acabou por não comunicar os alunos da aula.


A aula observada (Ronald).

O professor Ronald trabalhou em sala elementos do teatro. Perpassando pela Grécia e dos tipos de teatro até o teatro Italiano, com a utilização de uma imagem para melhor ilustrar a estrutura física do teatro daquela época. Cada aluno foi até o professor para apresentar o trabalho que foi pedido na aula passada. Foi dado um pequeno internado para que os alunos ensaiassem a musica e depois apresentassem para os demais alunos, o que foi realizado logo em seguida. Ao termino da aula foi feito uma conversa com os alunos a respeito do comportamento da turma, que por muitos momentos dificultou muito o andamento da aula, pela dispersão e conversas. 




Nenhum comentário: