RELATÓRIO DIÁRIO
DATA: 31-08-12
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual
Raphael Serravalle
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Amanda Shapovalov
PROFESSOR SUPERVISOR: Regina
Helena E. Santo
TURNO:
Matutino
TURMA: 8ª C
DURAÇÃO: 1h40min
1. Descrição dos jogos e conteúdos abordados
(revelar a fonte de onde foram, extraídos):
Alongamento
coletivo;
Jogo
da bola, com nomes: Dizer seu nome e jogar a bola pra outra pessoa. Variação:
dizer o nome da pessoa para quem se jogará a bola e trocar de lugar com a
mesma.
Apresente
o Outro: Em duplas. Tentar conhecer o outro e apresenta-lo para a turma depois.
Era
uma vez: História construída por todos da turma.
Telefone
sem fio: brincadeira infantil, em que uma informação é passada ouvido por
ouvido, sempre aumentando um ponto.
Conversa
final sobre a aula.
2. Observações importantes (descrever em que medida
a atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
Foi
minha primeira aula no Raphael Serravalle, e senti que a turma me recebeu e
recebeu minhas atividades muito bem. Cumprindo com prazer as atividades
propostas. Contudo, os alunos não estavam acostumados a fazer alongamentos, por
isso houve dispersão por parte de alguns. A concentração veio no Jogo das
Bolas, a partir do momento que quem erasse pagaria uma prenda. Os alunos com “medo
de pagar mico” – como diriam- se concentraram bastante para não errar o jogo. Essa
concentração permaneceu até o término da aula.
AULA OBSERVADA (29-08-12):
Primeira
aula da bolsista. Começou um pouco mais tarde devido o grande atraso da turma
no primeiro horário. Para conhecer melhor os seus alunos, a bolsista utilizou o
método entrevista. Os alunos foram ambientados a um programa de tv, onde
entrevistariam o seu colega. A timidez no jogo ficou muito nítida, a maior
parte da turma falava muito baixo, colocava muito a mão no rosto, numa atitude
de defesa. Um grande problema na sala é o barulho, que na maior parte do tempo vem
de fora. A sala tem uma grande janela, que dá para uma passagem bem
movimentada. Foi solicitado pela bolsista uma pesquisa sobre a história e a origem
do nome de cada um e a confecção de um caderno de bordo.
REFERÊNCIA:
YOZO, Ronaldo Yudi K. 100 jogos para grupos: uma abordagem
psicodramática para empresas, escolas e clinicas. São Paulo: Ágora, 1996.
BRITO, Amanda Shapovalov. Diário de bordo. 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário