PLANOS DE AULA OUTUBRO E NOVEMBRO
As aulas as seguir foram planejadas para os meses de Outubro e Novembro, infelizmente nem todas foram aplicadas. As mesmas seguem na ordem crescente de datas dos períodos sitados anteriormente.
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 06.08.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Desenvolver cenas da
mostra didática a partir da leitura do texto e da marcação de cenas.
CONTÉUDO (S)
Texto Teatral A
Bruxa Madrinha
Ensaio
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a divisão dos alunos em subgrupos
para realizar a leitura e discussão das cenas a serem desenvolvidas e a
marcação das mesmas; pensando na disposição espacial e no tempo entre uma ação
e outra. Havendo tempo as cenas marcadas devem ser repassadas juntamente com as
das aulas passadas; A aula será concluída com o retorno dos alunos à sala de aula.
RECURSO (S)
CD, Aparelho de
som, caneta, piloto, papel, materiais reaproveitados para cenário.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será constituída a partir da anotação e reflexão
da participação de cada aluno.
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diários de Bordo. 2010 e 2011
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 13.09.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Desenvolver a mostra.
CONTÉUDO (S)
Texto Teatral A
Bruxa Madrinha
Ensaio
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a formação de um círculo para
conversarmos, ainda no círculo subgrupos será formados, dessa maneira cada
subgrupo desenvolverá um pequeno ato do texto e aos poucos iremos lapidando as
cenas que ficarem prontas e forem sendo mostradas. A aula será concluída com
uma roda de conversa sobre o trabalho desenvolvido e com a volta dos alunos
para a sala de aula.
RECURSO (S)
CD, Aparelho de
som, caneta, piloto, papel.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será constituída a partir da anotação e reflexão
da participação de cada aluno.
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diários de Bordo. 2010 e 2011
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 20.09.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Desenvolver as músicas
cantadas na mostra
Preparar os alunos
para a Visita ao Teatro Xisto
Ilustrar os
elementos Teatrais
CONTÉUDO (S)
Letra das músicas:
Bicho Feio, Lápis de Cor, Bruxinhas e o Ratinho tomando banho.
Gravuras de
figurinos, cenários, palcos e afins relacionados ao universo dos elementos
teatrais.
Objetos diversos
(Roupas, acessórios e afins)
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos na sala,ao
entrarem vários objetos espalhados pela sala, os mesmos farão um círculo
conhecerão os elementos teatrais; logo depois todos receberão as letras das
músicas impressas e cantaremos acompanhados do aparelho de som. A aula será
concluída com a volta dos alunos para a sala.
RECURSO (S)
CD, Aparelho de
som, caneta, piloto, papel, figurinos, gravuras impressas, acessórios, letras
de músicas impressas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feia a partir da observação e da anotação
das atitudes dos alunos perante as atividades propostas.
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diários de Bordo. 2010 e 2011.
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 27.09.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Mediar e preparar alunos
para assistir o Espetáculo “As Rimas de Catarina”
CONTÉUDO (S)
Jogos do caderno de
exercícios de mediação do Fiac: Dançando, cantando e falando; Som, movimento e
história; Uma coisa tem várias coisas e Marionete Humana.
Metodologia do
espetáculo “As Rimas de Catarina”.
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos na sala,
sentaremos em círculo e conversaremos um pouco sobre o nosso processo de
montagem para que os alunos não se esqueçam. Logo após iniciaremos os jogos
propostos pelo caderno de mediação na mesma sequencia citada no conteúdo. (Os
jogos serão descritos no relatório). Concluída a aplicação dos jogos,
sentaremos em círculo e conversaremos sobre como será o espetáculo
(metodologia) e como devemos nos comportar dentro do teatro.
RECURSO (S)
Caneta, piloto,
papel.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feia a partir da observação e da anotação
das atitudes dos alunos perante as atividades propostas.
BIBLIOGRAFIA:
WENDELL, Ney.
Caderno de mediação cultural: atividades de Formação de Público. 2ª Edição.
Salvador: Realejo Projetos Culturais, 2012.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 03.10.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Conclusão do
processo (pós-espetáculo) Mediação Cultural Fiac
CONTÉUDO (S)
Jogos do caderno de
exercícios de mediação do Fiac: Criação de histórias; História em quadrinhos.
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos na sala,
sentaremos em círculo e conversaremos um pouco sobre o espetáculo que eles
assistiram, sobre o espaço, as músicas, as imagens, o que eles gostaram e o que
eles não gostaram. Logo após iniciaremos os jogos propostos pelo caderno de
mediação na mesma sequencia citada no conteúdo. (Os jogos serão descritos no
relatório). Concluída a aplicação dos jogos, sentaremos em círculo e
conversaremos sobre o que foi construído. A aula será concluída com a retirada
de fotos com os alunos e com a volta dos mesmos a sala de aula.
RECURSO (S)
Canetas, lápis de
cor, tinta, piloto, papel metro, maquina fotográfica.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feia a partir da observação e da anotação
das atitudes dos alunos perante as atividades propostas.
BIBLIOGRAFIA:
WENDELL, Ney.
Caderno de mediação cultural: atividades de Formação de Público. 2ª Edição.
Salvador: Realejo Projetos Culturais, 2012.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 03.10.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Conclusão do
processo (pós-espetáculo) Mediação Cultural Fiac
CONTÉUDO (S)
Jogos do caderno de
exercícios de mediação do Fiac: Criação de histórias; História em quadrinhos.
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos na sala,
sentaremos em círculo e conversaremos um pouco sobre o espetáculo que eles
assistiram, sobre o espaço, as músicas, as imagens, o que eles gostaram e o que
eles não gostaram. Logo após iniciaremos os jogos propostos pelo caderno de
mediação na mesma sequencia citada no conteúdo. (Os jogos serão descritos no
relatório). Concluída a aplicação dos jogos, sentaremos em círculo e
conversaremos sobre o que foi construído. A aula será concluída com a retirada
de fotos com os alunos e com a volta dos mesmos a sala de aula.
RECURSO (S)
Canetas, lápis de
cor, tinta, piloto, papel metro, maquina fotográfica.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feia a partir da observação e da anotação
das atitudes dos alunos perante as atividades propostas.
BIBLIOGRAFIA:
WENDELL, Ney.
Caderno de mediação cultural: atividades de Formação de Público. 2ª Edição.
Salvador: Realejo Projetos Culturais, 2012.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 18.10.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Desenvolver as cenas
da mostra A bruxa madrinha
CONTÉUDO (S)
Texto A bruxa
madrinha e Letras das músicas impressas.
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a locação de objetos que representam
a subjetividade do espetáculo à alocação dos alunos em suas posições e a retomadas
das marcações de cena. Ensaiaremos até os 10 penúltimos minutos de aula, estes
serão reservados para um bate-papo com os alunos e o retorno dos mesmos à sala.
RECURSO (S)
Aparelho de som,
Letras de músicas impressas, objetos diversos (caixa de papelão, frascos, pneu
e afins) e maquina fotográfica.
AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá a partir da observação e anotação dos
atos dos alunos e do bate-papo.
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diário de Bordo. 2011. Licenciatura em
Teatro pela Ufba.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 25.10.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Desenvolver as cenas
da mostra A bruxa madrinha (Ensaio)
Construir cenário e
figurino com as equipes formada por alunos
CONTÉUDO (S)
Texto A bruxa
madrinha e Letras das músicas impressas.
Texto sobre
confecção de figurino e confecção de cenário
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a locação de objetos que representam
a subjetividade do espetáculo à alocação dos alunos em suas posições e a
retomadas das marcações de cena. Ensaiaremos a partir da 4º cena do texto com
os alunos que desejam participar, os que não devem se alocar junto às equipes
de apoio (cenário, figurino) que trabalharam paralelamente da até os 10
penúltimos minutos de aula, estes serão reservados para um bate-papo com os
alunos e o retorno dos mesmos à sala.
RECURSO (S)
Aparelho de som,
Letras de músicas impressas, objetos diversos (caixa de papelão, frascos, pneu
e afins), texto sobre confecção de figurino e cenário impressos e maquina
fotográfica.
AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá a partir da observação e anotação dos
atos dos alunos e do bate-papo.
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diário de Bordo. 2011. Licenciatura em
Teatro pela Ufba.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 08.11.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Desenvolver as cenas
da mostra A bruxa madrinha (Ensaio)
Construir cenário e
figurino com as equipes formadas por alunos
Ensaiar músicas da
mostra
CONTÉUDO (S)
Texto A bruxa
madrinha e Letras das músicas impressas.
Texto sobre
confecção de figurino e confecção de cenário
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a locação
de objetos que representam a subjetividade do espetáculo à alocação dos alunos
em suas posições e a retomadas das marcações de cena. Ensaiaremos a partir da
13º cena do texto com os alunos que já se despuseram a participar, os que não
devem se alocar junto às equipes de apoio (cenário, figurino) que trabalharam
paralelamente até os 15 penúltimos minutos de aula, este serão reservados para
um bate-papo com os alunos e o retorno dos mesmos à sala.
RECURSO (S)
Aparelho de som, Cd,
Letras de músicas impressas, objetos diversos (caixa de papelão, frascos, pneu
e afins), texto sobre confecção de figurino e cenário impressos e maquina
fotográfica.
AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá a partir da
observação e anotação dos atos dos alunos e do bate-papo.
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diário de Bordo. 2011. Licenciatura em
Teatro pela Ufba.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B DATA: 22.11.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
OBJETIVO (S)
Desenvolver as cenas
da mostra A bruxa madrinha (Ensaio)
Experimentar os
figurinos e cenários idealizados pelos alunos e já construídos
CONTÉUDO (S)
Texto A bruxa
madrinha e Letras das músicas impressas.
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a divisão
da turma colocando os alunos do elenco no palco e o apoio na plateia, logo após
seguimos com a marcação do texto, que será feita com pausas e de maneira a
concluir os trabalhos. A aula terá conclusão com a retirada dos figurinos e a
devolução dos alunos a professora regente.
RECURSO (S)
Aparelho de som, Cd,
Letras de músicas impressas, figurinos, cenários, caneta e fita crepe.
AVALIAÇÃO:
A avaliação se efetivará a partir
da observação dos alunos durante a aula (no ensaio).
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diário de Bordo. 2011. Licenciatura em
Teatro pela Ufba.
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
Nenhum comentário:
Postar um comentário