Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

domingo, 25 de novembro de 2012

PLANOS DE AULA OUTUBRO E NOVEMBRO



As aulas as seguir foram planejadas para os meses de Outubro e Novembro, infelizmente nem todas foram aplicadas. As mesmas seguem na ordem crescente de datas dos períodos sitados anteriormente.





ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO

INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA

ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO

PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO

TURMA: 5º ANO B                     DATA: 06.08.2012

TEMPO/AULA: 40 MINUTOS

 

OBJETIVO (S)

Desenvolver cenas da mostra didática a partir da leitura do texto e da marcação de cenas.

 

CONTÉUDO (S)

Texto Teatral A Bruxa Madrinha

Ensaio

 

METODOLOGIA (S)

A aula terá inicio com a divisão dos alunos em subgrupos para realizar a leitura e discussão das cenas a serem desenvolvidas e a marcação das mesmas; pensando na disposição espacial e no tempo entre uma ação e outra. Havendo tempo as cenas marcadas devem ser repassadas juntamente com as das aulas passadas; A aula será concluída com o retorno dos alunos à sala de aula.

 

RECURSO (S)

CD, Aparelho de som, caneta, piloto, papel, materiais reaproveitados para cenário.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação será constituída a partir da anotação e reflexão da participação de cada aluno.

 

BIBLIOGRAFIA:

SANTANA, Joseane. Diários de Bordo. 2010 e 2011

 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS

PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 



 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 13.09.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Desenvolver a mostra.
 
CONTÉUDO (S)
Texto Teatral A Bruxa Madrinha
Ensaio
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a formação de um círculo para conversarmos, ainda no círculo subgrupos será formados, dessa maneira cada subgrupo desenvolverá um pequeno ato do texto e aos poucos iremos lapidando as cenas que ficarem prontas e forem sendo mostradas. A aula será concluída com uma roda de conversa sobre o trabalho desenvolvido e com a volta dos alunos para a sala de aula.
 
RECURSO (S)
CD, Aparelho de som, caneta, piloto, papel.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será constituída a partir da anotação e reflexão da participação de cada aluno.
 
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diários de Bordo. 2010 e 2011
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
 



 

ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 20.09.2012
TEMPO/AULA: 40 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Desenvolver as músicas cantadas na mostra
Preparar os alunos para a Visita ao Teatro Xisto
Ilustrar os elementos Teatrais
 
CONTÉUDO (S)
Letra das músicas: Bicho Feio, Lápis de Cor, Bruxinhas e o Ratinho tomando banho.
Gravuras de figurinos, cenários, palcos e afins relacionados ao universo dos elementos teatrais.
Objetos diversos (Roupas, acessórios e afins)
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos na sala,ao entrarem vários objetos espalhados pela sala, os mesmos farão um círculo conhecerão os elementos teatrais; logo depois todos receberão as letras das músicas impressas e cantaremos acompanhados do aparelho de som. A aula será concluída com a volta dos alunos para a sala.
 
RECURSO (S)
CD, Aparelho de som, caneta, piloto, papel, figurinos, gravuras impressas, acessórios, letras de músicas impressas.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feia a partir da observação e da anotação das atitudes dos alunos perante as atividades propostas.
 
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diários de Bordo. 2010 e 2011.
 ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 





 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 27.09.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Mediar e preparar alunos para assistir o Espetáculo “As Rimas de Catarina”
 
CONTÉUDO (S)
Jogos do caderno de exercícios de mediação do Fiac: Dançando, cantando e falando; Som, movimento e história; Uma coisa tem várias coisas e Marionete Humana.
Metodologia do espetáculo “As Rimas de Catarina”.
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos na sala, sentaremos em círculo e conversaremos um pouco sobre o nosso processo de montagem para que os alunos não se esqueçam. Logo após iniciaremos os jogos propostos pelo caderno de mediação na mesma sequencia citada no conteúdo. (Os jogos serão descritos no relatório). Concluída a aplicação dos jogos, sentaremos em círculo e conversaremos sobre como será o espetáculo (metodologia) e como devemos nos comportar dentro do teatro.
 
RECURSO (S)
Caneta, piloto, papel.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feia a partir da observação e da anotação das atitudes dos alunos perante as atividades propostas.
 
BIBLIOGRAFIA:
WENDELL, Ney. Caderno de mediação cultural: atividades de Formação de Público. 2ª Edição. Salvador: Realejo Projetos Culturais, 2012.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES









 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 03.10.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Conclusão do processo (pós-espetáculo) Mediação Cultural Fiac
 
CONTÉUDO (S)
Jogos do caderno de exercícios de mediação do Fiac: Criação de histórias; História em quadrinhos.
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos na sala, sentaremos em círculo e conversaremos um pouco sobre o espetáculo que eles assistiram, sobre o espaço, as músicas, as imagens, o que eles gostaram e o que eles não gostaram. Logo após iniciaremos os jogos propostos pelo caderno de mediação na mesma sequencia citada no conteúdo. (Os jogos serão descritos no relatório). Concluída a aplicação dos jogos, sentaremos em círculo e conversaremos sobre o que foi construído. A aula será concluída com a retirada de fotos com os alunos e com a volta dos mesmos a sala de aula.
 
RECURSO (S)
Canetas, lápis de cor, tinta, piloto, papel metro, maquina fotográfica.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feia a partir da observação e da anotação das atitudes dos alunos perante as atividades propostas.
 
BIBLIOGRAFIA:
WENDELL, Ney. Caderno de mediação cultural: atividades de Formação de Público. 2ª Edição. Salvador: Realejo Projetos Culturais, 2012.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 03.10.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Conclusão do processo (pós-espetáculo) Mediação Cultural Fiac
 
CONTÉUDO (S)
Jogos do caderno de exercícios de mediação do Fiac: Criação de histórias; História em quadrinhos.
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a entrada dos alunos na sala, sentaremos em círculo e conversaremos um pouco sobre o espetáculo que eles assistiram, sobre o espaço, as músicas, as imagens, o que eles gostaram e o que eles não gostaram. Logo após iniciaremos os jogos propostos pelo caderno de mediação na mesma sequencia citada no conteúdo. (Os jogos serão descritos no relatório). Concluída a aplicação dos jogos, sentaremos em círculo e conversaremos sobre o que foi construído. A aula será concluída com a retirada de fotos com os alunos e com a volta dos mesmos a sala de aula.
 
RECURSO (S)
Canetas, lápis de cor, tinta, piloto, papel metro, maquina fotográfica.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feia a partir da observação e da anotação das atitudes dos alunos perante as atividades propostas.
 
BIBLIOGRAFIA:
WENDELL, Ney. Caderno de mediação cultural: atividades de Formação de Público. 2ª Edição. Salvador: Realejo Projetos Culturais, 2012.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES









 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 18.10.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Desenvolver as cenas da mostra A bruxa madrinha
 
CONTÉUDO (S)
Texto A bruxa madrinha e Letras das músicas impressas.
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a locação de objetos que representam a subjetividade do espetáculo à alocação dos alunos em suas posições e a retomadas das marcações de cena. Ensaiaremos até os 10 penúltimos minutos de aula, estes serão reservados para um bate-papo com os alunos e o retorno dos mesmos à sala.
 
RECURSO (S)
Aparelho de som, Letras de músicas impressas, objetos diversos (caixa de papelão, frascos, pneu e afins) e maquina fotográfica.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá a partir da observação e anotação dos atos dos alunos e do bate-papo.
 
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diário de Bordo. 2011. Licenciatura em Teatro pela Ufba.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES





 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 25.10.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Desenvolver as cenas da mostra A bruxa madrinha (Ensaio)
Construir cenário e figurino com as equipes formada por alunos
 
CONTÉUDO (S)
Texto A bruxa madrinha e Letras das músicas impressas.
Texto sobre confecção de figurino e confecção de cenário
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a locação de objetos que representam a subjetividade do espetáculo à alocação dos alunos em suas posições e a retomadas das marcações de cena. Ensaiaremos a partir da 4º cena do texto com os alunos que desejam participar, os que não devem se alocar junto às equipes de apoio (cenário, figurino) que trabalharam paralelamente da até os 10 penúltimos minutos de aula, estes serão reservados para um bate-papo com os alunos e o retorno dos mesmos à sala.
 
RECURSO (S)
Aparelho de som, Letras de músicas impressas, objetos diversos (caixa de papelão, frascos, pneu e afins), texto sobre confecção de figurino e cenário impressos e maquina fotográfica.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá a partir da observação e anotação dos atos dos alunos e do bate-papo.
 
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diário de Bordo. 2011. Licenciatura em Teatro pela Ufba.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 08.11.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Desenvolver as cenas da mostra A bruxa madrinha (Ensaio)
Construir cenário e figurino com as equipes formadas por alunos
Ensaiar músicas da mostra
 
CONTÉUDO (S)
Texto A bruxa madrinha e Letras das músicas impressas.
Texto sobre confecção de figurino e confecção de cenário
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a locação de objetos que representam a subjetividade do espetáculo à alocação dos alunos em suas posições e a retomadas das marcações de cena. Ensaiaremos a partir da 13º cena do texto com os alunos que já se despuseram a participar, os que não devem se alocar junto às equipes de apoio (cenário, figurino) que trabalharam paralelamente até os 15 penúltimos minutos de aula, este serão reservados para um bate-papo com os alunos e o retorno dos mesmos à sala.
 
RECURSO (S)
Aparelho de som, Cd, Letras de músicas impressas, objetos diversos (caixa de papelão, frascos, pneu e afins), texto sobre confecção de figurino e cenário impressos e maquina fotográfica.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá a partir da observação e anotação dos atos dos alunos e do bate-papo.
 
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diário de Bordo. 2011. Licenciatura em Teatro pela Ufba.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES
 
 









ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL ZULMIRA
ESTÁGIARIA: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTO
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES                 TURNO: MATUTINO
TURMA: 5º ANO B                     DATA: 22.11.2012
TEMPO/AULA: 80 MINUTOS
 
OBJETIVO (S)
Desenvolver as cenas da mostra A bruxa madrinha (Ensaio)
Experimentar os figurinos e cenários idealizados pelos alunos e já construídos
 
CONTÉUDO (S)
Texto A bruxa madrinha e Letras das músicas impressas.
 
METODOLOGIA (S)
A aula terá inicio com a divisão da turma colocando os alunos do elenco no palco e o apoio na plateia, logo após seguimos com a marcação do texto, que será feita com pausas e de maneira a concluir os trabalhos. A aula terá conclusão com a retirada dos figurinos e a devolução dos alunos a professora regente.
 
RECURSO (S)
Aparelho de som, Cd, Letras de músicas impressas, figurinos, cenários, caneta e fita crepe.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação se efetivará a partir da observação dos alunos durante a aula (no ensaio).
 
BIBLIOGRAFIA:
SANTANA, Joseane. Diário de Bordo. 2011. Licenciatura em Teatro pela Ufba.
 
ESTÁGIARIO: MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS
PROFESSOR SUPERVISOR: JORGE BORGES







Nenhum comentário: