Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

domingo, 25 de novembro de 2012

RELATÓRIOS DIÁRIOS DAS AULAS APLICADAS EM OUTUBRO E NOVEMBRO

 
 
 
Os mesmos seguem em ordem crescente do período de aplicação
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 06.09.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula teve como principal objetivo a fase inicial de ensaios para mostra das crianças, fizemos a marcação e a repetição das cenas iniciais. A aula foi idealizada a partir de dados retirados do meu diário de bordo.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA E A AULA OBSERVADA (OMAR):
 
Aula do colega Omar foi deliciosa, brincamos muito, e mesmo com apenas quatro alunos presentes, nos divertimos muito, o feriado do dia seguinte e a paralisação do dia anterior fez xom que muitos alunos não fossem a escola. Brincamos com tecidos, criamos animais, animamos desejos, conversamos e nos despedimos.
Minha aula foi confusa, com 13 alunos em sala, a turma subdividida, as minhas orientações não eram ouvidas, quase não funcionavam, aos poucos tentamos passar as cenas, mas foi necessário parar a aula por diversas vezes para conversarmos sobre comportamento, disciplina, enfim, quero deixar registrada que aos poucos, com essas ações tenho me sentido mais que professora, signo de alguém que repassa conhecimentos, tenho me sentido Educadora, além de conhecimentos tenho passado conceitos éticos, aprendido direções e meios para lidar com essa geração tão jovem e dão desprendida de diversos valores que são super necessários para manter a sociedade viva e em paz.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 13.09.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula teve como principal objetivo a fase inicial de ensaios para mostra das crianças, fizemos a marcação e a repetição das cenas iniciais. A aula foi idealizada a partir de dados retirados do meu diário de bordo.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA E A AULA OBSERVADA (OMAR):
 
Muitas dificuldades foram encontradas para que essa minha aula acontecesse, eu estava muito cansada, triste, sem energias, as crianças estavam agitadas, gritando muito, desrespeitando os meus pedidos, foi muito estresse, comecei falando alto e depois passei a gritar, foi horrível, perdi o controle, o professor Jorge intervil, levou com ele os alunos que constantemente bagunçavam para conversar em  outra sala, pensando num projeto diferenciado, onde eles leram e discutiram o que é disciplina; precisei pedir um minuto ao meu colega Omar, sai, respirei, dei um tempo, recuperei o fôlego e voltei, a aula aconteceu, ensaiamos, tivemos alguns problemas, mas nada comparado ao começo. Alguns alunos não participaram da aula, por diversos motivos.
A aula do meu colegar o Omar aconteceu, os meninos estavam agitados, mas ele conseguiu avançar na montagem da mostra.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 27.09.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula teve como principal objetivo a fase de pré-espetáculo do processo de mediação do FIAC, os jogos utilizados foram:
Dançando, cantando e falando: Distribuir trechos de músicas atuais, em círculo cada aluno dramatizará o seu trecho, eles podem repetir usando personagens, recitando e por ultimo cantando.
Som, movimento e história: Dividi-se a turma em 3 equipes A, B e C; A vai fazer sons livremente, o B vai dançar os sons e o C vai contar uma história a partir destes sons. Separados pela sala, ao sinal do educador os grupos iniciam (som, dança e história).
Uma coisa tem várias coisas (Adaptado): Sentados em círculo o educador trará objetos relacionados ao espetáculo para que eles recriem imagens com os mesmos, primeiro sentados e depois em movimento, alterando a utilidade de cada objeto.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA
 
A minha aula aconteceu com muita dificuldade, os alunos estavam agitados realizei as atividades precisando deixar alguns alunos de fora, mas a presença dos alunos do Mais Educação também dificultou pelo barulho, e pela persistência de comunicação entre as turmas, os alunos cantaram comigo e se divertiram muito, escolhi duas músicas atuais: Ai se Eu te Pego e Acredite, uma evangélica e uma com um ritmo mais casual e bem conhecida dos alunos.
Conversarmos muito em como seria assistir a peça, como seria nosso comportamento no teatro, como seria a peça, tirei algumas dúvidas e conversamos um pouco sobre a nossa mostra. Mesmo com todas as dificuldades consegui terminar a aula abraçada com os alunos cantando.
 
E A AULA OBSERVADA (OMAR):
A aula do professor Omar foi deliciosa do começo ao fim, a arrumação dos figurinos, a maquiagem nas crianças, o momento foto com eles vestidos, entendo o que era figurino, o que era maquiagem, entendendo que tudo aquilo se colocava e tirava-se. Eles se divertiram e isso foi muito bom, eles voltaram à sala de aula para mostrar a professora seus figurinos e a felicidade foi total, isso é sempre satisfatório para um professor, ver os alunos felizes, mesmo com a presença dos alunos do Mais Educação Omar conseguiu envolver os alunos e isso foi muito satisfatório.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 11.10.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
A aula foi pensada de maneira a contemplar o processo de pós-espetáculo, finalizando a Mediação do Fiac, O processo utilizado foi o de círculo de conversa, e logo depois um jogo de criação espontânea, onde as crianças puderam criar (desenhar, colorir, escrever) a partir da conversa sobre o espetáculo assistido.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA
 
A aula foi muito difícil! Os alunos não estavam só agitados, como também não estavam respeitando nada do que eu dizia, tudo começou muito alegre, conversamos com muita alegria, nos cumprimentamos, matamos a saudade e iniciamos a conversa sobre os espetáculo assistido, tudo foi muito rápido, alguns não quiseram falar, depois dividi três grupos, entreguei papel, lápis, lápis de cor, lápis de cera, borracha e apontador, e os deixei a vontade para criar, os grupos se dispersarão, mas construíram, muitos desenhos, muitas imagens e muitas novas histórias.
 
Ao fim da atividade coisas desagraveis começaram a acontecer: os meninos começaram a chutar os materiais, quebrar os lápis de cera, algumas meninas se reuniram e desataram a rir, por um instante eles esqueceram que havia professora na sala, bagunçaram, eu observei bem e depois acho que até abusei do pulso firme, “mandei” que sentassem-se e me ouvissem com atenção, disse a eles a minha tristeza em chegar alegre e ter que sair triste, briguei com eles, expliquei tudo, eles ouviram assustados; assustados pelo meu tom de voz e pela minha cara, que já estava abatida.
 
Concluímos a aula assim, tudo meio triste, um clima pesado, mesmo depois das fotos que tiramos junto, não concluímos bem, encerrei o processo de Mediação do Fiac, o material criado ficou lindo, mas não sei se os meus alunos saíram felizes e isso não me deixa confortável.
 
A AULA OBSERVADA (OMAR):
 
A aula do professor Omar foi difícil, os alunos estavam agitados, ele concluiu o processo de Mediação do Fiac permitindo que eles criassem desenhos a partir do espetáculo assistido, e da atividade que eles haviam desenvolvido na aula passada.
 
O professor tentou continuar a construção da sua mostra, mas os alunos não cooperaram, e aula terminou como a minha numa grande conversa sobre os seus comportamentos e a falta de respeito dos mesmos com seus colegas e com os professores, no caso ele e eu.
Mas tudo terminou bem, após a conversa logo eles voltaram para a sala, onde os aguardavam uma linda comemoração pelo dia da Criança.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 11.10.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
Tendo como processo a construção da mostra didática, a aula foi pensada a marcar as cenas do roteiro da mesma.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA
 
Com muita dificuldade conseguimos marcar algumas cenas, os alunos agitados, não se entregaram com facilidade a proposta de ensaio, os alunos mais arredios ficaram ocupados com atividades paralelas propostas por mim, os mesmos desenharam e coloriram propostas de cenários e figurinos.
 
 
A AULA OBSERVADA (OMAR):
 
A aula do professor Omar foi difícil, os alunos estavam agitados, ele concluiu o processo de Mediação do Fiac permitindo que eles criassem desenhos a partir do espetáculo assistido, e da atividade que eles haviam desenvolvido na aula passada.
 
O professor tentou continuar a construção da sua mostra, mas os alunos não cooperaram, e aula terminou como a minha numa grande conversa sobre os seus comportamentos e a falta de respeito dos mesmos com seus colegas e com os professores, no caso ele e eu.
Mas tudo terminou bem, após a conversa logo eles voltaram para a sala, onde os aguardavam uma linda comemoração pelo dia da Criança.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 11.10.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
Tendo como processo a construção da mostra didática, a aula foi pensada a marcar as cenas do roteiro da mesma.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA
 
Este relatório será mais que poético, porque minha alegria foi imensurável, a participação dos alunos, as construções cênicas, os nossos resultados apareceram e me felicitaram com um belo sorriso.
 
A aula foi alegre, sem problemas, Jorge se fez super presente (isso me deixa 2 vezes mais confiante). Os alunos ouviram, riram, brincaram, gritaram, porém fizeram...
 
... A divisão da turma foi um arriscado, porém certeiro método, agora tenho 10 alunos que montarão cenário e figurino, que observam os ensaios para modificar.
 
Uma palavra: Maravilha!
 
 
A AULA OBSERVADA (OMAR):
 
A aula do professor Omar foi muito produtiva, os alunos estavam agitados, mas a divisão de grupos ajudou na construção de módulos da mostra, figuras em tecido foram elaboradas e aperfeiçoadas, ganhando mais movimento com a formação do grupo, músicas foram ensaias, uma breve oficina de pandeiro, e lindo sorrisos estampados nas faces das crianças.
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 08.11.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
Tendo como processo a construção da mostra didática, a aula foi pensada a marcar as cenas do roteiro da mesma, marcando todas as cenas, retirando o que não dá certo e concluindo e avaliando o que pode ficar.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA
 A aula foi muito proveitosa, os alunos de cenário e figurino observaram atentamente ao ensaio e até opinaram por diversas vezes, o alunos que esta na sonoplastia se dispersou por diversas vezes, porém se mostrou bem interessado em ocupar a posição que se encontra, a participação dos alunos se efetivou com muita clareza, eles estavam agitados, mas ao mesmo tempo estavam muito interessados em fazer, em participar, em concluir o trabalho.
Conseguirmos marcar toda a mostra, ainda com muitas coisas precisando ser melhoradas, muitas marcações confusas, porém o desenho já está completo, já se é possível enxergar a silhueta da mostra e isso facilitará o trabalho para os próximos dois últimos ensaios.
Me encontro confiante na concretização do trabalho, acredito que consegui conquistar o desejo dos alunos, e encanta-los na construção da mostra, acredito que teremos uma linda conclusão.
 
A AULA OBSERVADA (OMAR):
O trabalho do professor Omar é bem diferente do meu, dividir os alunos no caso dele foi doloroso, já que mesmo com todas as dificuldades no trabalho, a presença de cada alunos se fazia numa totalização da situação. Acredito que com a diminuição da turma o trabalho se concretizará com mais facilidade. Acredito que será uma linda apresentação, um trabalho performático e bonito.
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
 
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 22.11.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE BORGES
 
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
 
Tendo como processo a construção da mostra didática, a aula foi pensada a marcar as cenas do roteiro da mesma, marcando todas as cenas, retirando o que não dá certo e concluindo e avaliando o que pode ficar.
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
 
A MINHA AULA
 
A palavra Euforia estava estampada na minha face e também na dos meus alunos. O professor Jorge e o meu colega Omar me ajudaram logo pela manhã com o material, me dando um suporte inexplicável e valiosíssimo para a minha chegada a escola.
Os alunos estavam agitados, porém com o desejo de fazer, de construir, de participar da mostra. Por diversos motivos atropelei a vontade dos meus alunos, os confundi, o nervosismo, o cansaço, a angustia, muitos sentimentos atrapalharam o meu desempenho como professora/encenadora e mais uma vez uma figura do supervisor em sala, foi extremamente importante, e além disso após a aula, Jorge foi esclarecedor, conseguindo pontuar com o precisão onde estava os meus pontos negativos.
E assim estamos, com apenas mais um ensaio para concluir os nossos processos!
 
A AULA OBSERVADA (OMAR):
A aula do professor Omar foi muito bacana, os alunos queriam fazer, mesmo estando agitados. O professor conseguiu concluir a construção da mostra, com o figurino, o cenário e as marcações. A mostra é doce e sincera onde os alunos se entregam num jogo de brincar e viver.
 
 
 
 
 
 


 

Nenhum comentário: