RELATÓRIOS DIÁRIOS DAS AULAS APLICADAS EM OUTUBRO E NOVEMBRO
Os mesmos seguem em ordem crescente do período de aplicação
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 06.09.2012
Hora da
aula:
Professor
Supervisor: JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula teve como principal objetivo a fase inicial de ensaios
para mostra das crianças, fizemos a marcação e a repetição das cenas iniciais.
A aula foi idealizada a partir de dados retirados do meu diário de bordo.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE
RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA
AULA E A AULA OBSERVADA (OMAR):
Aula do colega
Omar foi deliciosa, brincamos muito, e mesmo com apenas quatro alunos
presentes, nos divertimos muito, o feriado do dia seguinte e a paralisação do
dia anterior fez xom que muitos alunos não fossem a escola. Brincamos com
tecidos, criamos animais, animamos desejos, conversamos e nos despedimos.
Minha aula foi
confusa, com 13 alunos em sala, a turma subdividida, as minhas orientações não eram
ouvidas, quase não funcionavam, aos poucos tentamos passar as cenas, mas foi
necessário parar a aula por diversas vezes para conversarmos sobre
comportamento, disciplina, enfim, quero deixar registrada que aos poucos, com
essas ações tenho me sentido mais que professora, signo de alguém que repassa
conhecimentos, tenho me sentido Educadora, além de conhecimentos tenho passado
conceitos éticos, aprendido direções e meios para lidar com essa geração tão
jovem e dão desprendida de diversos valores que são super necessários para
manter a sociedade viva e em paz.
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 13.09.2012
Hora da
aula:
Professor
Supervisor: JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula teve como principal objetivo a fase inicial de ensaios
para mostra das crianças, fizemos a marcação e a repetição das cenas iniciais.
A aula foi idealizada a partir de dados retirados do meu diário de bordo.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE
RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA
AULA E A AULA OBSERVADA (OMAR):
Muitas dificuldades
foram encontradas para que essa minha aula acontecesse, eu estava muito
cansada, triste, sem energias, as crianças estavam agitadas, gritando muito,
desrespeitando os meus pedidos, foi muito estresse, comecei falando alto e
depois passei a gritar, foi horrível, perdi o controle, o professor Jorge
intervil, levou com ele os alunos que constantemente bagunçavam para conversar
em outra sala, pensando num projeto
diferenciado, onde eles leram e discutiram o que é disciplina; precisei pedir
um minuto ao meu colega Omar, sai, respirei, dei um tempo, recuperei o fôlego e
voltei, a aula aconteceu, ensaiamos, tivemos alguns problemas, mas nada
comparado ao começo. Alguns alunos não participaram da aula, por diversos
motivos.
A aula do meu
colegar o Omar aconteceu, os meninos estavam agitados, mas ele conseguiu
avançar na montagem da mostra.
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 27.09.2012
Hora da
aula:
Professor
Supervisor: JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula teve como principal objetivo a fase de pré-espetáculo do
processo de mediação do FIAC, os jogos utilizados foram:
Dançando, cantando e falando: Distribuir trechos de músicas
atuais, em círculo cada aluno dramatizará o seu trecho, eles podem repetir
usando personagens, recitando e por ultimo cantando.
Som, movimento e história: Dividi-se a turma em 3 equipes A, B e
C; A vai fazer sons livremente, o B vai dançar os sons e o C vai contar uma
história a partir destes sons. Separados pela sala, ao sinal do educador os grupos
iniciam (som, dança e história).
Uma coisa tem várias coisas (Adaptado): Sentados em círculo o
educador trará objetos relacionados ao espetáculo para que eles recriem imagens
com os mesmos, primeiro sentados e depois em movimento, alterando a utilidade
de cada objeto.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE
RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA
AULA
A minha aula aconteceu com muita dificuldade, os alunos estavam
agitados realizei as atividades precisando deixar alguns alunos de fora, mas a
presença dos alunos do Mais Educação também dificultou pelo barulho, e pela
persistência de comunicação entre as turmas, os alunos cantaram comigo e se
divertiram muito, escolhi duas músicas atuais: Ai se Eu te Pego e Acredite, uma
evangélica e uma com um ritmo mais casual e bem conhecida dos alunos.
Conversarmos muito em como seria assistir a peça, como seria
nosso comportamento no teatro, como seria a peça, tirei algumas dúvidas e
conversamos um pouco sobre a nossa mostra. Mesmo com todas as dificuldades
consegui terminar a aula abraçada com os alunos cantando.
E A
AULA OBSERVADA (OMAR):
A aula do professor Omar foi deliciosa do começo ao fim, a
arrumação dos figurinos, a maquiagem nas crianças, o momento foto com eles
vestidos, entendo o que era figurino, o que era maquiagem, entendendo que tudo
aquilo se colocava e tirava-se. Eles se divertiram e isso foi muito bom, eles
voltaram à sala de aula para mostrar a professora seus figurinos e a felicidade
foi total, isso é sempre satisfatório para um professor, ver os alunos felizes,
mesmo com a presença dos alunos do Mais Educação Omar conseguiu envolver os
alunos e isso foi muito satisfatório.
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 11.10.2012
Hora da
aula:
Professor
Supervisor: JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
A aula
foi pensada de maneira a contemplar o processo de pós-espetáculo, finalizando a
Mediação do Fiac, O processo utilizado foi o de círculo de conversa, e logo
depois um jogo de criação espontânea, onde as crianças puderam criar (desenhar,
colorir, escrever) a partir da conversa sobre o espetáculo assistido.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE
RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA
AULA
A aula foi muito difícil! Os alunos não estavam só agitados,
como também não estavam respeitando nada do que eu dizia, tudo começou muito
alegre, conversamos com muita alegria, nos cumprimentamos, matamos a saudade e
iniciamos a conversa sobre os espetáculo assistido, tudo foi muito rápido,
alguns não quiseram falar, depois dividi três grupos, entreguei papel, lápis,
lápis de cor, lápis de cera, borracha e apontador, e os deixei a vontade para
criar, os grupos se dispersarão, mas construíram, muitos desenhos, muitas
imagens e muitas novas histórias.
Ao fim da atividade coisas desagraveis começaram a acontecer: os
meninos começaram a chutar os materiais, quebrar os lápis de cera, algumas
meninas se reuniram e desataram a rir, por um instante eles esqueceram que
havia professora na sala, bagunçaram, eu observei bem e depois acho que até
abusei do pulso firme, “mandei” que sentassem-se e me ouvissem com atenção,
disse a eles a minha tristeza em chegar alegre e ter que sair triste, briguei
com eles, expliquei tudo, eles ouviram assustados; assustados pelo meu tom de
voz e pela minha cara, que já estava abatida.
Concluímos a aula assim, tudo meio triste, um clima pesado,
mesmo depois das fotos que tiramos junto, não concluímos bem, encerrei o
processo de Mediação do Fiac, o material criado ficou lindo, mas não sei se os
meus alunos saíram felizes e isso não me deixa confortável.
A AULA
OBSERVADA (OMAR):
A aula do professor Omar foi difícil, os alunos estavam
agitados, ele concluiu o processo de Mediação do Fiac permitindo que eles
criassem desenhos a partir do espetáculo assistido, e da atividade que eles
haviam desenvolvido na aula passada.
O professor tentou continuar a construção da sua mostra, mas os
alunos não cooperaram, e aula terminou como a minha numa grande conversa sobre
os seus comportamentos e a falta de respeito dos mesmos com seus colegas e com
os professores, no caso ele e eu.
Mas tudo terminou bem, após a conversa logo eles voltaram para a
sala, onde os aguardavam uma linda comemoração pelo dia da Criança.
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 11.10.2012
Hora da
aula:
Professor
Supervisor: JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
Tendo
como processo a construção da mostra didática, a aula foi pensada a marcar as
cenas do roteiro da mesma.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE
RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA
AULA
Com muita dificuldade conseguimos marcar algumas cenas, os
alunos agitados, não se entregaram com facilidade a proposta de ensaio, os
alunos mais arredios ficaram ocupados com atividades paralelas propostas por
mim, os mesmos desenharam e coloriram propostas de cenários e figurinos.
A AULA
OBSERVADA (OMAR):
A aula do professor Omar foi difícil, os alunos estavam
agitados, ele concluiu o processo de Mediação do Fiac permitindo que eles
criassem desenhos a partir do espetáculo assistido, e da atividade que eles
haviam desenvolvido na aula passada.
O professor tentou continuar a construção da sua mostra, mas os
alunos não cooperaram, e aula terminou como a minha numa grande conversa sobre
os seus comportamentos e a falta de respeito dos mesmos com seus colegas e com
os professores, no caso ele e eu.
Mas tudo terminou bem, após a conversa logo eles voltaram para a
sala, onde os aguardavam uma linda comemoração pelo dia da Criança.
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista:
MARIA JOSEANE
Local da
aula: ZULMIRA TORRES
Data: 11.10.2012
Hora da
aula:
Professor
Supervisor: JORGE BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
Tendo
como processo a construção da mostra didática, a aula foi pensada a marcar as
cenas do roteiro da mesma.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
(DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE
RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES
DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA
AULA
Este relatório será mais que poético, porque minha alegria foi
imensurável, a participação dos alunos, as construções cênicas, os nossos
resultados apareceram e me felicitaram com um belo sorriso.
A aula foi alegre, sem problemas, Jorge se fez super presente
(isso me deixa 2 vezes mais confiante). Os alunos ouviram, riram, brincaram,
gritaram, porém fizeram...
... A divisão da turma foi um arriscado, porém certeiro método,
agora tenho 10 alunos que montarão cenário e figurino, que observam os ensaios
para modificar.
Uma palavra: Maravilha!
A AULA
OBSERVADA (OMAR):
A aula do professor Omar foi muito produtiva, os alunos estavam
agitados, mas a divisão de grupos ajudou na construção de módulos da mostra,
figuras em tecido foram elaboradas e aperfeiçoadas, ganhando mais movimento com
a formação do grupo, músicas foram ensaias, uma breve oficina de pandeiro, e
lindo sorrisos estampados nas faces das crianças.
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 08.11.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE
BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
Tendo como processo a
construção da mostra didática, a aula foi pensada a marcar as cenas do roteiro
da mesma, marcando todas as cenas, retirando o que não dá certo e concluindo e
avaliando o que pode ficar.
OBSERVAÇÕES
IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA AULA
A aula foi muito proveitosa, os alunos de cenário e figurino
observaram atentamente ao ensaio e até opinaram por diversas vezes, o alunos
que esta na sonoplastia se dispersou por diversas vezes, porém se mostrou bem
interessado em ocupar a posição que se encontra, a participação dos alunos se
efetivou com muita clareza, eles estavam agitados, mas ao mesmo tempo estavam
muito interessados em fazer, em participar, em concluir o trabalho.
Conseguirmos marcar toda a
mostra, ainda com muitas coisas precisando ser melhoradas, muitas marcações
confusas, porém o desenho já está completo, já se é possível enxergar a
silhueta da mostra e isso facilitará o trabalho para os próximos dois últimos ensaios.
Me encontro confiante na
concretização do trabalho, acredito que consegui conquistar o desejo dos
alunos, e encanta-los na construção da mostra, acredito que teremos uma linda
conclusão.
A AULA OBSERVADA (OMAR):
O trabalho do professor Omar é
bem diferente do meu, dividir os alunos no caso dele foi doloroso, já que mesmo
com todas as dificuldades no trabalho, a presença de cada alunos se fazia numa
totalização da situação. Acredito que com a diminuição da turma o trabalho se
concretizará com mais facilidade. Acredito que será uma linda apresentação, um
trabalho performático e bonito.
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
Bolsista: MARIA JOSEANE
Local da aula: ZULMIRA TORRES
Data: 22.11.2012
Hora da aula:
Professor Supervisor: JORGE
BORGES
DESCRIÇÃO DOS JOGOS E CONTEÚDOS ABORDADOS (REVELAR A FONTE DE
ONDE FORAM EXTRAÍDOS):
Tendo como processo a
construção da mostra didática, a aula foi pensada a marcar as cenas do roteiro
da mesma, marcando todas as cenas, retirando o que não dá certo e concluindo e
avaliando o que pode ficar.
OBSERVAÇÕES
IMPORTANTES (DESCREVER EM QUE MEDIDA A ATIVIDADE
DE RECEPÇÃO SE FEZ PRESENTE, CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO ETC.):
A MINHA AULA
A palavra Euforia estava
estampada na minha face e também na dos meus alunos. O professor Jorge e o meu
colega Omar me ajudaram logo pela manhã com o material, me dando um suporte inexplicável
e valiosíssimo para a minha chegada a escola.
Os alunos estavam agitados,
porém com o desejo de fazer, de construir, de participar da mostra. Por
diversos motivos atropelei a vontade dos meus alunos, os confundi, o
nervosismo, o cansaço, a angustia, muitos sentimentos atrapalharam o meu
desempenho como professora/encenadora e mais uma vez uma figura do supervisor
em sala, foi extremamente importante, e além disso após a aula, Jorge foi
esclarecedor, conseguindo pontuar com o precisão onde estava os meus pontos
negativos.
E assim estamos, com apenas
mais um ensaio para concluir os nossos processos!
A AULA OBSERVADA (OMAR):
A aula do professor Omar foi
muito bacana, os alunos queriam fazer, mesmo estando agitados. O professor
conseguiu concluir a construção da mostra, com o figurino, o cenário e as
marcações. A mostra é doce e sincera onde os alunos se entregam num jogo de
brincar e viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário