Fichamento
do artigo Atmosfera e Recepção numa experiência com o teatro na Alemanha de
Cláudio Cajaíba.
“...Até
o surgimento da teoria da recepção, no inicio da década de 1970, as dicussões
sobre os fenômenos artísticos se pautavam, majoritariamente, nas questões
forma/conteúdo, ignorando-se ou menosprezando-se o papel do receptor. Mas não
há mais dúvida de que os espectador adquiriu um novo status, um novo lugar, na
teoria que se produz hoje sobre as artes cênicas. As diferentes experiências
cênicas que habitam o mundo de hoje exigem essa reflexão.”. (pag. 2).
“...
“A estética até então predominante é uma estética do juízo, ou seja, uma
estética que não trata da experiência, ou da experiência sensitiva, como o
termo designava em sua origem grega”.”. (pag. 4).
“A
partir de um determinado momento histórico, a teoria estética passou a integrar
também a função social ao promover a discussão sobre a função das obras de
arte.” (pag. 4).
“Mas,
a despeito destas consequências talvez indesejadas, conseguiram tornar claro
que, “aquilo que faz da obra de arte uma obra de arte, o que ela promove, não
pode se restringir apenas às propriedades originais desta obra”.”. (pag. 5).
O texto trás através de relatos pessoais
de uma experiência do autor na Alemanha conceitos que abarcam e ampliam a visão
do espectador/leitor sobre estética e recepção.
Os trechos retirados trazem
considerações sobre recepção e estética, não me ative a retirar trechos de
relato do autor, já que estes ficam claros a cada leitura e se modificam a cada
leitor.
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