RELATÓRIO DIÁRIO Nº 00:
DATA: 12/07/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Omar Leoni
Silva
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 3º B
DURAÇÃO: 120 min
1. Descrição dos jogos e conteúdos
abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
A
MINHA AULA:
Percebi
durante a ultima aula que meus estudantes reagem extremamente bem a estímulos
visuais. Como entramos em processo de montagem, resolvi então dar
encaminhamentos à plasticidade da mostra, e em paralelo criar um enredo à
partir dos jogos.
Primeiro
Momento: Os alunos entraram na sala e perceberam que havia 5 metros de papel pardo no
chão. O objetivo foi pintar sua residência, seu lar. Paralelamente, fazia-se
perguntas de onde era, o que estava pintando. Algumas respostas foram
intrigantes. Uma das alunas desenhou a árvore que é perto de sua casa. Outra
ainda, desenhou a casa de sua tia, pois segunda “...na minha rua passa muito
ladrão. Não gosto de lá.” Pude então me inserir melhor no contexto das crianças
e estar mais embasado para orientar um processo que tenha referencias de cada um
deles, de suas casas, lares e famílias.
Aula
observada 5º B
A aula foi
tranqüila. Na verdade, Joseane veio de casa com um enredo pré-definido à partir
do que os alunos escreveram na aula com o professor personagem. Fez um
questionário onde cada aluno respondeu o que entendeu da história, que foi lida
em voz alta pelos professores. Isso serviu como sondagem para ver a clareza do
texto.
2. Observações importantes
(descrever em que medida a atividade de
recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
Não houve aqui intervenção
cênica, contudo os alunos estavam sendo orientados para as noções de texto
dramático. Na aula do 3º B, o processo foi de sensibilização para se gerar base
para a construção cênica.
ESTAGIÁRIO:_________________________________________________________
PROFESSOR
SUPERVISOR:____________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário