Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

domingo, 7 de outubro de 2012

Relatório Diário 14.06


RELATÓRIO DIÁRIO Nº 00:
DATA: 14/06/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Omar Leoni Silva                                 
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino                                                                            
TURMA: 3º B
DURAÇÃO: 120 min
                                        
1.      Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):

A MINHA AULA:
A Aula teve a presença de Dona Aurinda, professor personagem.
Primeiro Momento: A Aula foi confusa. Não sabia ao certo em que papel me colocar. Estava vestido de dona Aurinda, contudo as crianças estavam mais preocupadas em revelar que era o professor vestido de Dona Aurinda que em acreditar que ali era uma senhora, ou ainda que fosse o personagem. Como o colégio estava a algum tempo trabalhando com teatro, acreditei que os alunos já possuíam essa noção. No fim, acabou por ser uma brincadeira de adivinhação. Ao final, mostrei a eles que era eu mesmo, expliquei qual era a intenção. Ainda assim, consegui bons resultados com a contação de História e a música o Saquinho Plástico, que foi revisitada. Por fim, avisei que Dona Aurinda iria voltar algum dia, para que da próxima vez o foco fosse mantido no jogo, e não em descobrir quem está fazendo o personagem.

Aula Observada (5º B):
A aula no 5º B fluiu como esperado. Os alunos ficaram curiosos com a figura de Dona Aurinda. Na verdade, ocorreu meio que como um interrogatório, onde os alunos perguntavam e Dona Aurinda respondia. Mesmo tendo um roteiro pré-definido, foi utilizado de muita improvisação. Mesmo sabendo que era o professor fazendo, eles não tiveram a ação de olhar por debaixo do figurino ou ainda fica apontando que é o professor, em virtude da idade, acredito. Saímos da sala com uma idéia eixo de mostra já definida pelos alunos, e com imagens diferentes do que se é uma bruxa.



2.      Observações importantes (descrever em que medida a  atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
Em ambos os casos, a recepção se dá pela entrada de um personagem diferente do cotidiano que interage como os alunos. O enredo é construído na hora, pelas perguntas lançadas, pela história contada ou ainda pela intervenção das crianças. Ao existia, por tanto, uma verdade a ser apresentada, seja na forma de enredo, ou conceitos. Somente estética – no que às características dessa bruxa.


ESTAGIÁRIO:_________________________________________________________
PROFESSOR SUPERVISOR:____________________________________________





Nenhum comentário: