RELATÓRIO DIÁRIO Nº 00:
DATA: 14/06/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Omar Leoni
Silva
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 3º B
DURAÇÃO: 120 min
1. Descrição dos jogos e conteúdos
abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
A
MINHA AULA:
A Aula teve a
presença de Dona Aurinda, professor personagem.
Primeiro
Momento: A Aula foi confusa. Não sabia ao certo em que papel me colocar. Estava
vestido de dona Aurinda, contudo as crianças estavam mais preocupadas em
revelar que era o professor vestido de Dona Aurinda que em acreditar que ali
era uma senhora, ou ainda que fosse o personagem. Como o colégio estava a algum
tempo trabalhando com teatro, acreditei que os alunos já possuíam essa noção.
No fim, acabou por ser uma brincadeira de adivinhação. Ao final, mostrei a eles
que era eu mesmo, expliquei qual era a intenção. Ainda assim, consegui bons
resultados com a contação de História e a música o Saquinho Plástico, que foi
revisitada. Por fim, avisei que Dona Aurinda iria voltar algum dia, para que da
próxima vez o foco fosse mantido no jogo, e não em descobrir quem está fazendo
o personagem.
Aula Observada
(5º B):
A aula no 5º B
fluiu como esperado. Os alunos ficaram curiosos com a figura de Dona Aurinda.
Na verdade, ocorreu meio que como um interrogatório, onde os alunos perguntavam
e Dona Aurinda respondia. Mesmo tendo um roteiro pré-definido, foi utilizado de
muita improvisação. Mesmo sabendo que era o professor fazendo, eles não tiveram
a ação de olhar por debaixo do figurino ou ainda fica apontando que é o
professor, em virtude da idade, acredito. Saímos da sala com uma idéia eixo de
mostra já definida pelos alunos, e com imagens diferentes do que se é uma
bruxa.
2. Observações importantes
(descrever em que medida a atividade de
recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
Em ambos os casos, a
recepção se dá pela entrada de um personagem diferente do cotidiano que
interage como os alunos. O enredo é construído na hora, pelas perguntas
lançadas, pela história contada ou ainda pela intervenção das crianças. Ao
existia, por tanto, uma verdade a ser apresentada, seja na forma de enredo, ou
conceitos. Somente estética – no que às características dessa bruxa.
ESTAGIÁRIO:_________________________________________________________
PROFESSOR
SUPERVISOR:____________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário