Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

domingo, 7 de outubro de 2012

Relatório diário 31.05


RELATÓRIO DIÁRIO Nº 00:
DATA: 31/05/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Omar Leoni Silva                                 
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino                                                                            
TURMA: 3º B
DURAÇÃO: 120 min
                                        
1.      Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):

A MINHA AULA:
Na aula estava presente a turma toda. Em colaboração, o irmão de Joseane participou também da aula. Ele é artista e palhaço e facilitou nosso entendimento com os alunos.
Primeiro Momento: Trabalhamos um jogo de bexigas. O objetivo era não permitir que as bexigas caíssem no chão. Havia um balão para cada aluno. Caso caísse, ela seria estourada pelo professor e somente por ele. Ainda assim, muitos alunos queriam estourar a bexiga que caiu. Mesmo lançando o comando “A bexiga é de todos, o importante é não deixar cair” cada um tomava posse de uma balão, que passava a ser intocável. Acredito ser importante trabalhar o desapego e a noção de coletividade. O que é de todos também é meu.
Segundo Momento: Foi feita uma roda onde construímos uma história. Cada aluno falava uma frase. Mesmo com a indisposição de alguns e com alguma interferência externa à sala, conseguimos concluir essa história. Esse momento é importante para que os alunos percebam que eles também são capazes de criar suas próprias histórias e serem autores de seus enredos. Assim acredito que possamos criar, juntos, um novo enredo para o pré-texto. É uma queixa constante dos alunos a ausência de texto (escrito) para a montagem.

Aula Observada (5º B):
A aula de Joseane foi um pouco conturbada. A presença de uma nova pessoa na sala deixou as crianças mais eufóricas. O intuito de trabalhar voz com elas se mostrou um pouco complicado. Contudo, A grande maioria fez alguns exercícios de respiração que serviram para demonstrar como os seus corpos funcionam. Foi importante perceber também que elas não ficam assustadas com o toque do professores. Provavelmente se fosse os de um colegas surgiriam algumas brincadeiras e a perda de foco.



2.      Observações importantes (descrever em que medida a  atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
As aulas ainda dizem muito mais ao processo de reconhecimento e adaptação da turma com os estagiários e vice versa, apesar de já se estar sendo inserido o temas a serem trabalhados de maneiras distintas. Contudo, passamos por processo de sensibilização com a turma. Eles começam agora a se reconhecer dentro de novas dinâmicas teatrais, ampliando assim o horizonte de expectativas dos alunos e dos professores. Na aula observada, como os alunos já são maiores e com mais experiência, essas condições possibilitam atividades como a de observa o colega no exercício do jogo teatral sem os aparatos cênicos.



ESTAGIÁRIO:_________________________________________________________
PROFESSOR SUPERVISOR:____________________________________________





Nenhum comentário: