RELATÓRIO DIÁRIO Nº 00:
DATA: 31/05/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Omar Leoni
Silva
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 3º B
DURAÇÃO: 120 min
1. Descrição dos jogos e conteúdos
abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
A
MINHA AULA:
Na aula estava presente a turma toda. Em
colaboração, o irmão de Joseane participou também da aula. Ele é artista e
palhaço e facilitou nosso entendimento com os alunos.
Primeiro
Momento: Trabalhamos
um jogo de bexigas. O objetivo era não permitir que as bexigas caíssem no chão.
Havia um balão para cada aluno. Caso caísse, ela seria estourada pelo professor
e somente por ele. Ainda assim, muitos alunos queriam estourar a bexiga que
caiu. Mesmo lançando o comando “A bexiga é de todos, o importante é não deixar
cair” cada um tomava posse de uma balão, que passava a ser intocável. Acredito
ser importante trabalhar o desapego e a noção de coletividade. O que é de todos
também é meu.
Segundo
Momento: Foi
feita uma roda onde construímos uma história. Cada aluno falava uma frase.
Mesmo com a indisposição de alguns e com alguma interferência externa à sala,
conseguimos concluir essa história. Esse momento é importante para que os
alunos percebam que eles também são capazes de criar suas próprias histórias e
serem autores de seus enredos. Assim acredito que possamos criar, juntos, um
novo enredo para o pré-texto. É uma queixa constante dos alunos a ausência de
texto (escrito) para a montagem.
Aula Observada
(5º B):
A aula de Joseane foi um pouco conturbada. A presença
de uma nova pessoa na sala deixou as crianças mais eufóricas. O intuito de
trabalhar voz com elas se mostrou um pouco complicado. Contudo, A grande
maioria fez alguns exercícios de respiração que serviram para demonstrar como
os seus corpos funcionam. Foi importante perceber também que elas não ficam
assustadas com o toque do professores. Provavelmente se fosse os de um colegas
surgiriam algumas brincadeiras e a perda de foco.
2. Observações importantes
(descrever em que medida a atividade de
recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
As aulas ainda
dizem muito mais ao processo de reconhecimento e adaptação da turma com os
estagiários e vice versa, apesar de já se estar sendo inserido o temas a serem
trabalhados de maneiras distintas. Contudo, passamos por processo de sensibilização
com a turma. Eles começam agora a se reconhecer dentro de novas dinâmicas
teatrais, ampliando assim o horizonte de expectativas dos alunos e dos
professores. Na aula observada, como os alunos já são maiores e com mais
experiência, essas condições possibilitam atividades como a de observa o colega
no exercício do jogo teatral sem os aparatos cênicos.
ESTAGIÁRIO:_________________________________________________________
PROFESSOR
SUPERVISOR:____________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário