RELATÓRIO DIÁRIO Nº 00:
DATA: 10/05/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Omar Leoni
Silva
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 3º B
DURAÇÃO: 120 min
1. Descrição dos jogos e conteúdos
abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
A
MINHA AULA:
Mesmo com os
problemas anteriores, o pré-texto foi recortado em pequenas frases, para que os
alunos pudessem compreender melhor.
Primeiro Momento:
A turma ainda estava inteira nessa aula. Antes dos textos, fizemos o jogo do
camaleão. Trabalhamos andamento lento e rápido em diferentes níveis.
Segundo
Momento: Em roda, solicitei então que os alunos selecionassem um papel que
estava dentro de uma caixa para ler um trecho da lenda utilizada como
pré-texto. As frases estavam menores que da ultima aula. Ainda assim, alguns
alunos não compreenderam o que estava no papel. Além disso, alguns alunos
começaram a correr e briga na sala. Descobri que na verdade a leitura deles
ainda é insuficiente para essa atividade.
Citações dos alunos: Morte, violência, não querem ser
professores, pedem para colocar o colega para fora da sala (expulsão da aula)
Aula Observada
(5º B):
Primeiro
Momento: a turma é divida em dois grupos. A aula é focada na improvisação dos
alunos. Para colaborar com a improvisação, Jose trouxe matérias para orientar
os alunos. Em um papel, cada um deles escreveu qual personagem gostaria de ser.
Em seguida os papéis foram misturados e eles escolheram personagens de maneira
aleatória. Em ambos os grupos isso se tornou um problema. Os alunos não gostam
de fazer personagem do mesmo sexo. Possivelmente tanto pelas brincadeiras de
deboche que costumeiramente rondam o ambiente escolar quanto o relacionamento
do personagem que eu gostaria de ser com o que vou fazer. As cenas foram
agradáveis, apesar da segunda turma não ter conseguido apresentar.
2. Observações importantes
(descrever em que medida a atividade de
recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
Como as aulas
foram as primeiras, dizem muito mais ao processo de reconhecimento e adaptação
da turma com os estagiários e vice versa. Contudo, passamos por processo de
sensibilização com a turma. Eles começam agora a se reconhecer dentro de novas
dinâmicas teatrais, ampliando assim o horizonte de expectativas dos alunos e
dos professores. Na aula observada, como os alunos já são maiores e com mais
experiência, essas condições possibilitam atividades como a de observa o colega
no exercício do jogo teatral sem os aparatos cênicos.
ESTAGIÁRIO:_________________________________________________________
PROFESSOR
SUPERVISOR:____________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário