Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

domingo, 7 de outubro de 2012

Relatório diário 10.05


RELATÓRIO DIÁRIO Nº 00:
DATA: 10/05/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Omar Leoni Silva                                 
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino                                                                            
TURMA: 3º B
DURAÇÃO: 120 min
                                        
1.      Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):

A MINHA AULA:

Mesmo com os problemas anteriores, o pré-texto foi recortado em pequenas frases, para que os alunos pudessem compreender melhor.
Primeiro Momento: A turma ainda estava inteira nessa aula. Antes dos textos, fizemos o jogo do camaleão. Trabalhamos andamento lento e rápido em diferentes níveis.
Segundo Momento: Em roda, solicitei então que os alunos selecionassem um papel que estava dentro de uma caixa para ler um trecho da lenda utilizada como pré-texto. As frases estavam menores que da ultima aula. Ainda assim, alguns alunos não compreenderam o que estava no papel. Além disso, alguns alunos começaram a correr e briga na sala. Descobri que na verdade a leitura deles ainda é insuficiente para essa atividade.

Citações dos alunos: Morte, violência, não querem ser professores, pedem para colocar o colega para fora da sala (expulsão da aula)
Aula Observada (5º B):

Primeiro Momento: a turma é divida em dois grupos. A aula é focada na improvisação dos alunos. Para colaborar com a improvisação, Jose trouxe matérias para orientar os alunos. Em um papel, cada um deles escreveu qual personagem gostaria de ser. Em seguida os papéis foram misturados e eles escolheram personagens de maneira aleatória. Em ambos os grupos isso se tornou um problema. Os alunos não gostam de fazer personagem do mesmo sexo. Possivelmente tanto pelas brincadeiras de deboche que costumeiramente rondam o ambiente escolar quanto o relacionamento do personagem que eu gostaria de ser com o que vou fazer. As cenas foram agradáveis, apesar da segunda turma não ter conseguido apresentar.


2.      Observações importantes (descrever em que medida a  atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):

Como as aulas foram as primeiras, dizem muito mais ao processo de reconhecimento e adaptação da turma com os estagiários e vice versa. Contudo, passamos por processo de sensibilização com a turma. Eles começam agora a se reconhecer dentro de novas dinâmicas teatrais, ampliando assim o horizonte de expectativas dos alunos e dos professores. Na aula observada, como os alunos já são maiores e com mais experiência, essas condições possibilitam atividades como a de observa o colega no exercício do jogo teatral sem os aparatos cênicos.
ESTAGIÁRIO:_________________________________________________________
PROFESSOR SUPERVISOR:____________________________________________





Nenhum comentário: