Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

domingo, 7 de outubro de 2012

Relatório diário 03.05


RELATÓRIO DIÁRIO Nº 00:
DATA: 03/05/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Omar Leoni Silva                                 
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino                                                                            
TURMA: 3º B
DURAÇÃO: 120 min
                                        
1.      Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):

A MINHA AULA:

Os alunos nesse dia estavam bem dispersos nessa aula. Além das dinâmicas costumeiras,  resolvi experimentar a leitura das crianças.
Primeiro Momento: Na sala ao lado, os alunos estavam extremamente agitados e dispersos. Não foi dividida a turma como costumeiramente. O trabalho foi feito com todos os alunos. Os alunos queriam jogar futebol. Alguns corriam e ainda corriam e se agarravam na perna do professor. As brincadeiras de roda (escravo de Jô, chicotinho queimado)
Segundo Momento: Em roda, solicitei então que os alunos selecionassem um papel que estava dentro de uma caixa para ler um trecho da lenda utilizada como pré-texto. Descobri que na verdade a leitura deles ainda é insuficiente para essa atividade. Enquanto alguns não conseguem ainda ler, outros lêem mais ainda não compreendem o que está escrito.
A aula então foi finalizada com O camaleão, semelhante ao mestre mandou, só que em fila indiana.

Citações dos alunos: Morte, violência, não querem ser professores, pedem para colocar o colega para fora da sala (expulsão da aula)

Aula Observada (5º B):

Primeiro Momento: Jose canta para iniciar a aula e aquecer a turma. Mesmo agitados a turma consegue executar a proposta.
Segundo Momento: Jose separa a turma em dois grupos para uma briga de ar. Noto que, apesar do teatro já está presente no currículo da escola a 5 anos, os alunos não exploram outros níveis ou outros movimentos, ou muito menos há uma preocupação em acreditar na bola lançada pelo colega. Ainda assim, avaliar a interação da turma com o momento é bastante notável. Mas ainda é necessário a pratica da austeridade e das regras do jogo.
Terceiro Momento: Jose distribui figuras com imagens coloridas. Os alunos foram divididos em grupos pelas cores das imagens.  Foi feito um jogo de adivinhação, a partir das imagens disponibilizadas. Mímica propriamente dita. Foi interessante ver como os alunos se desdobravam para apresentar um formato que a platéia entendesse. Contudo, por ser um jogo de adivinhação, as crianças se relacionavam mais com a forma que com o envolvimento do trabalho. O objetivo primeiro era passar a imagem para ganhar o ponto, e não construir um novo (e próprio) significado da imagem

2.      Observações importantes (descrever em que medida a  atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):

Os alunos passam pelo processo de sensibilização. Ainda há uma tentativa de Como as aulas foram as primeiras, dizem muito mais ao processo de reconhecimento e adaptação da turma com os estagiários e vice versa. Contudo, passamos por processo de sensibilização com a turma. Eles começam agora a se reconhecer dentro de novas dinâmicas teatrais, ampliando assim o horizonte de expectativas dos alunos e dos professores.
ESTAGIÁRIO:_________________________________________________________
PROFESSOR SUPERVISOR:____________________________________________





Nenhum comentário: