RELATÓRIO DIÁRIO Nº 00:
DATA: 03/05/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Omar Leoni
Silva
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 3º B
DURAÇÃO: 120 min
1. Descrição dos jogos e conteúdos
abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
A
MINHA AULA:
Os alunos
nesse dia estavam bem dispersos nessa aula. Além das dinâmicas
costumeiras, resolvi experimentar a
leitura das crianças.
Primeiro
Momento: Na sala ao lado, os alunos estavam extremamente agitados e dispersos.
Não foi dividida a turma como costumeiramente. O trabalho foi feito com todos
os alunos. Os alunos queriam jogar futebol. Alguns corriam e ainda corriam e se
agarravam na perna do professor. As brincadeiras de roda (escravo de Jô,
chicotinho queimado)
Segundo
Momento: Em roda, solicitei então que os alunos selecionassem um papel que
estava dentro de uma caixa para ler um trecho da lenda utilizada como
pré-texto. Descobri que na verdade a leitura deles ainda é insuficiente para
essa atividade. Enquanto alguns não conseguem ainda ler, outros lêem mais ainda
não compreendem o que está escrito.
A aula então
foi finalizada com O camaleão, semelhante ao mestre mandou, só que em fila
indiana.
Citações
dos alunos: Morte, violência, não querem ser professores, pedem para colocar o
colega para fora da sala (expulsão da aula)
Aula Observada
(5º B):
Primeiro
Momento: Jose canta para iniciar a aula e aquecer a turma. Mesmo agitados a
turma consegue executar a proposta.
Segundo
Momento: Jose separa a turma em dois grupos para uma briga de ar. Noto que,
apesar do teatro já está presente no currículo da escola a 5 anos, os alunos
não exploram outros níveis ou outros movimentos, ou muito menos há uma
preocupação em acreditar na bola lançada pelo colega. Ainda assim, avaliar a
interação da turma com o momento é bastante notável. Mas ainda é necessário a
pratica da austeridade e das regras do jogo.
Terceiro Momento: Jose distribui figuras com imagens
coloridas. Os alunos foram divididos em grupos pelas cores das imagens. Foi feito um jogo de adivinhação, a partir
das imagens disponibilizadas. Mímica propriamente dita. Foi interessante ver
como os alunos se desdobravam para apresentar um formato que a platéia
entendesse. Contudo, por ser um jogo de adivinhação, as crianças se
relacionavam mais com a forma que com o envolvimento do trabalho. O objetivo
primeiro era passar a imagem para ganhar o ponto, e não construir um novo (e
próprio) significado da imagem
2. Observações importantes
(descrever em que medida a atividade de
recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
Os alunos passam pelo processo
de sensibilização. Ainda há uma tentativa de Como as
aulas foram as primeiras, dizem muito mais ao processo de reconhecimento e
adaptação da turma com os estagiários e vice versa. Contudo, passamos por
processo de sensibilização com a turma. Eles começam agora a se reconhecer
dentro de novas dinâmicas teatrais, ampliando assim o horizonte de expectativas
dos alunos e dos professores.
ESTAGIÁRIO:_________________________________________________________
PROFESSOR
SUPERVISOR:____________________________________________
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