Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

domingo, 7 de outubro de 2012

Relatório diário 17.05


RELATÓRIO DIÁRIO Nº 00:
DATA: 17/05/2012
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO: Teatro
ESTÁGIARIO: Omar Leoni Silva                                 
PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino                                                                            
TURMA: 3º B
DURAÇÃO: 120 min
                                        
1.      Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):

A MINHA AULA:

A partir do pré-texto, resolvemos trabalhar com fisicalização.
Primeiro Momento: Em roda, os alunos foram apresentados às imagens dos animais que iríamos trabalhar. Foi perguntado o que sabiam sobre eles e onde habitavam. Eles escolheram um animal para ser. Não haviam animais repetidos.
Segundo Momento: Aos pouco, os comandos das ações dos animais eram dados e os alunos executavam. Os animais moravam habitats diferentes. Os comandos dados procuravam englobar todos os animais, pois apesar de estarmos livres para nos movimentarmos como acreditávamos que o animal escolhermos, os alunos se comportavam de maneira próxima ao realismo.
Terceiro Momento: Entrei no jogo sendo um leão e me colocando como força opositora aos outros animais. O que se percebeu foi a ação diferente dos dois grupos: enquanto o primeiro foi mais submisso o segundo entrou em oposição de força ao meu personagem, se uniram e e me destituíram de um poder.  Foi a primeira vez que vi as crianças jogando e tomando uma atitude no jogo sem necessitar de uma orientação externa.

Aula Observada (5º B):

Primeiro Momento: a turma é divida em dois grupos. A aula é focada na improvisação dos alunos. Para colaborar com a improvisação, Jose trouxe matérias para orientar os alunos. Em um papel, cada um deles escreveu qual personagem gostaria de ser. Em seguida os papéis foram misturados e eles escolheram personagens de maneira aleatória. Em ambos os grupos isso se tornou um problema. Os alunos não gostam de fazer personagem do mesmo sexo. Possivelmente tanto pelas brincadeiras de deboche que costumeiramente rondam o ambiente escolar quanto o relacionamento do personagem que eu gostaria de ser com o que vou fazer. As cenas foram agradáveis, apesar da segunda turma não ter conseguido apresentar.


2.      Observações importantes (descrever em que medida a  atividade de recepção se fez presente, condições de realização, etc.):

Como as aulas foram as primeiras, dizem muito mais ao processo de reconhecimento e adaptação da turma com os estagiários e vice versa. Contudo, passamos por processo de sensibilização com a turma. Eles começam agora a se reconhecer dentro de novas dinâmicas teatrais, ampliando assim o horizonte de expectativas dos alunos e dos professores. Na aula observada, como os alunos já são maiores e com mais experiência, essas condições possibilitam atividades como a de observa o colega no exercício do jogo teatral sem os aparatos cênicos.

ESTAGIÁRIO:_________________________________________________________
PROFESSOR SUPERVISOR:____________________________________________





Nenhum comentário: