RELATÓRIO DIÁRIO Nº 00:
DATA: 17/05/2012
INSTITUIÇÃO: Escola
Municipal Zulmira Torres
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Teatro
ESTÁGIARIO: Omar Leoni
Silva
PROFESSOR SUPERVISOR:
Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 3º B
DURAÇÃO: 120 min
1. Descrição dos jogos e conteúdos
abordados (revelar a fonte de onde foram, extraídos):
A
MINHA AULA:
A partir do
pré-texto, resolvemos trabalhar com fisicalização.
Primeiro Momento:
Em roda, os alunos foram apresentados às imagens dos animais que iríamos
trabalhar. Foi perguntado o que sabiam sobre eles e onde habitavam. Eles
escolheram um animal para ser. Não haviam animais repetidos.
Segundo
Momento: Aos pouco, os comandos das ações dos animais eram dados e os alunos
executavam. Os animais moravam habitats diferentes. Os comandos dados
procuravam englobar todos os animais, pois apesar de estarmos livres para nos
movimentarmos como acreditávamos que o animal escolhermos, os alunos se
comportavam de maneira próxima ao realismo.
Terceiro
Momento: Entrei no jogo sendo um leão e me colocando como força opositora aos
outros animais. O que se percebeu foi a ação diferente dos dois grupos:
enquanto o primeiro foi mais submisso o segundo entrou em oposição de força ao
meu personagem, se uniram e e me destituíram de um poder. Foi a primeira vez que vi as crianças jogando
e tomando uma atitude no jogo sem necessitar de uma orientação externa.
Aula Observada
(5º B):
Primeiro
Momento: a turma é divida em dois grupos. A aula é focada na improvisação dos
alunos. Para colaborar com a improvisação, Jose trouxe matérias para orientar
os alunos. Em um papel, cada um deles escreveu qual personagem gostaria de ser.
Em seguida os papéis foram misturados e eles escolheram personagens de maneira
aleatória. Em ambos os grupos isso se tornou um problema. Os alunos não gostam
de fazer personagem do mesmo sexo. Possivelmente tanto pelas brincadeiras de
deboche que costumeiramente rondam o ambiente escolar quanto o relacionamento
do personagem que eu gostaria de ser com o que vou fazer. As cenas foram
agradáveis, apesar da segunda turma não ter conseguido apresentar.
2. Observações importantes
(descrever em que medida a atividade de
recepção se fez presente, condições de realização, etc.):
Como as aulas
foram as primeiras, dizem muito mais ao processo de reconhecimento e adaptação
da turma com os estagiários e vice versa. Contudo, passamos por processo de
sensibilização com a turma. Eles começam agora a se reconhecer dentro de novas
dinâmicas teatrais, ampliando assim o horizonte de expectativas dos alunos e
dos professores. Na aula observada, como os alunos já são maiores e com mais
experiência, essas condições possibilitam atividades como a de observa o colega
no exercício do jogo teatral sem os aparatos cênicos.
ESTAGIÁRIO:_________________________________________________________
PROFESSOR
SUPERVISOR:____________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário