Fichamento do artigo
Notas sobre a experiência e o saber de experiência de Jorge Larrosa Bondía
Fichamento
do artigo Notas sobre a experiência e o
saber de experiência de Jorge Larrosa Bondía, publicado em Conferência
proferida no I Seminário Internacional de Educação de Campinas, traduzida e
publicada, em julho de 2001, por Leituras SME; Textos-subsídios ao trabalho
pedagógico das unidades da Rede Municipal de Educação de Campinas/FUMEC.
“Costuma-se
pensar a educação do ponto de vista da relação entre a ciência e a técnica ou,
às vezes, do ponto de vista da relação entre teoria e prática. Se o par
ciência/técnica remete a uma perspectiva positiva e retificadora, o par
teoria/prática remete sobretudo a uma perspectiva política e crítica. [...]
nesta última perspectiva tem sentido a palavra “reflexão” e expressões como
“reflexão crítica”, “reflexão sobre prática ou não prática”, “reflexão
emancipadora” etc. [...] as pessoas que trabalham em educação são concebidas
como sujeitos técnicos que aplicam com maior ou menor eficácia as diversas
tecnologias pedagógicas produzidas pelos cientistas, pelos técnicos e pelos
especialistas, na segunda alternativa estas mesmas pessoas aparecem como
sujeitos críticos que, armados de distintas estratégias reflexivas, se
comprometem, com maior ou menor êxito, com práticas educativas concebidas na
maioria das vezes sob uma perspectiva política.”. (p. 20, l. 1–19).
Neste texto o autor trás dois pontos
importantes, que podem definir o educador, sendo eles a ciência e a técnica.
“[...],
pensar a educação a partir do par experiência/sentido [...].” (p. 20, l.
29-30).
Apresenta-se então mais uma versão
para se pensar na educação e no educador.
“[...]
a partir da convicção de que as palavras produzem sentido, criam realidades e,
às vezes, funcionam como potentes mecanismos de subjetivação. [...] Aristóteles
definiu o homem como zôonlógonéchon. [...] O homem é um vivente com palavra. E
isto não significa que o homem tenha a palavra ou a linguagem como uma coisa,
ou uma faculdade, ou uma ferramenta, mas que o homem é palavra, que o homem é
enquanto palavra, que todo humano tem a ver com a palavra, se dá em palavra,
está tecido de palavras, que o modo de viver próprio desse vivente, que é o
homem, se dá na palavra e como palavra. [...].” (p. 20-21, l. 35-32).
Desta maneira define-se o homem
como principio e como principiar da palavra, tendo e dando sentindo as mesmas.
“[...]
a experiência é, em espanhol, “o que nos passa”. Em português se diria que a
experiência é “o que nos acontece”; em francês a experiência seria “ce que
nousarrive”; em italiano, “quelloche nos succede” ou “quelloche nos accade”; em
inglês, “thatwhatis happening tous”; em alemão, “wasmirpassiert.”. (p. 21, l.
55-61).
Neste trecho são apresentadas
maneiras de pronunciar o significado do que seria experiência, utilizando-se de
diversos dialetos.
“A
experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. [...].”. (p.
21, l. 61-62).
A experiência existe a partir do
fazer, alias do feito, pois experiência é um ganho de passagem e necessita de
espaço no tempo.
“[...].
A informação não é experiência. [...] experiência é que é necessário separá-la
da informação. [...] o saber de experiência é que é necessário separá-lo de
saber coisas, tal como se sabe quando se tem informação sobre as coisas, quando
se está informado. É a língua mesma que nos dá essa possibilidade.”. (p. 21-22,
l. 72-14).
É diferente saber que a loja abre
as 13 horas (informação) e saber abrir a loja (experiência), como também é
diferente receber uma aula de teatro, pronta, receber instruções e aplicar a
aula (informação) de estudar 3 anos e 6 meses, e aprontar a aula, ou mesmo recebê-la
pronta, o conhecimento deste instrutor será bem diferente do que somente tem
informações sobre a aula.
“[...]
“vivemos numa “sociedade de informação”. [...] sinônima de “sociedade do
conhecimento” ou até mesmo de “sociedade de aprendizagem”. [...], a
intercambialidade entre os termos “informação”, “conhecimento” e
“aprendizagem”. Como se o conhecimento se desse sob a forma de informação, e
como se aprender não fosse outra coisa que não adquirir e processar informação.
[...], o que eu quero apontar aqui é que uma sociedade constituída sob o signo
da informação é uma sociedade na qual a experiência é impossível.”. (p. 22, l. 24-45).
Neste trecho o autor trata de três
termos que interligam a sociedade: a informação, o conhecimento e a
aprendizagem.
“Em
segundo lugar, a experiência é cada vez mais rara por excesso de opinião.
[...]. Em nossa arrogância, passamos a vida opinando sobre qualquer coisa sobre
que nos sentimos informados. [...].”. (p. 22, l. 53-55).
A falta de experiência, e a
necessidade de falar sobressaíram à fala verdadeira, tornando os discursos
vazios e desnecessários.
“Benjamin
dizia que o periodismo é o grande dispositivo moderno para a destruição
generalizada da experiência. [...], e o periodismo não é outra coisa que a
aliança perversa entre informação e opinião. [...] E o fato de o periodismo
destruir a experiência é algo mais profundo e mais geral do que aquilo que
derivaria do efeito dos meios de comunicação de massas sobre a conformação de
nossas consciências. [...] “aprendizagem significativa”. [...] opinião seria
como a dimensão “significativa” da assim chamada “aprendizagem significativa”.
A informação seria o objetivo, a opinião seria o subjetivo, ela seria nossa
reação subjetiva ao objetivo. [...].”. (p. 22-23, l. 64-13).
Este trecho trás com clareza a
explicação de Benjamin e o seu periodismo, trás também a explicação do que
seria a aprendizagem significativa.
“[...],
a experiência é cada vez mais rara, por falta de tempo. [...]. A velocidade com
que nos são dados os acontecimentos e a obsessão pela novidade, pelo novo, que
caracteriza o mundo moderno, impedema conexão significativa entre
acontecimentos. [...]. O sujeito moderno não só está informadoe opina, mas
também é um consumidor voraze insaciável de notícias, de novidades, um
curiosoimpenitente, eternamente insatisfeito. Quer estar
permanentementeexcitado e já se tornou incapaz de silêncio. [...],a velocidadee
o que ela provoca, a falta de silêncio e de memória,são também inimigas mortais
da experiência.”. (p. 23, l. 26-50).
Os sujeitos da era atual se
preocupam em manter suas informações sempre atualizadas, porém não se preocupam
em descobrir as verdades e ganhar experiência.
“[...].
Com isso, também em educação estamos sempre acelerados e nada nos acontece.”.
(p. 23, l. 71-72).
Os educadores e estudiosos estão
sempre em busca de novas experiências e aparentam estar sempre a frente do
esperado.
“[...],
a experiência é cada vez mais rara por excesso de trabalho. [...].”. (p. 23, l.
73-74).
Não existe mais tempo para buscar a
experiência, os sujeitos estão sempre ocupados, e ficam a mercê das diversas
informações, cedidas principalmente pela mídia.
“[...].
Osujeito moderno se relaciona com o acontecimento do ponto de vista da ação.
Tudo é pretexto para sua atividade. [...]. Nós somos sujeitos ultra-informados,
transbordantes de opiniões e superestimulado, mas também sujeitos cheios de
vontade e hiperativos. [...].”. (p. 24, l. 24-38).
Estamos sempre em busca do novo,
para alcançar as suas reais necessidades.
“Em
qualquer caso, seja como território de passagem,seja como lugar de chegada ou
como espaço do acontecer, o sujeito da experiência se define não por sua
atividade, mas por sua passividade, por sua receptividade, por sua
disponibilidade, por sua abertura. [...].”. (p. 24, l. 75-80).
A força de vontade e a necessidade
de encontro do sujeito definem a sua real disponibilidade.
“Do
ponto de vista da experiência, o importantenão é nem a posição (nossa maneira
de pormos), numa “oposição” (nossa maneira de opormos), nem a “imposição” (nossa
maneira de impormos), nem a “proposição” (nossa maneira de propormos), mas a
“exposição”, nossa maneira de “ex-pormos”, com tudo o que isso tem de
vulnerabilidade e de risco. Por isso é incapaz de experiência aquele que se
põe, ou se opõe, ou se impõe, ou se propõe, mas não se “ex-põe”. [...].”. (p.
25, .1-9).
O autor define que o sujeito só é
capaz de adquirir experiência ao estar aberto para o aprender, para a busca.
“[...]
A palavra experiência vem do latim experiri,
provar (experimentar). A experiência é emprimeiro lugar um encontro ou uma
relação com algo que se experimenta que se prova. O radical é periri, que se encontra também em
periculum, perigo. A raizindo-européia é per,
com a qual se relaciona antes detudo a idéia de travessia, e secundariamente a
idéia de prova. Em grego há numerosos derivados dessa raiz que marcam a
travessia, o percorrido, a passagem:peirô,
atravessar; pera, mais além; peraô, passar através, perainô, ir até o fim; peras, limite. Em
nossas línguas há uma bela palavra que tem esse per gregode travessia: a
palavra peiratês, pirata. [...]. A
experiência é a passagem da existência, a passagem de um ser que não tem essência
ou razão ou fundamento, mas que simplesmente “existe” de uma forma sempre
singular, finita,imanente, contingente. [...].”. (p. 25, l. 15-37).
Neste trecho o autor trás
definições importantes para compreensão histórica de algumas palavras presentes
no texto.
“[...]
outro componente fundamental da experiência: sua capacidade de formação ou de
transformação. É experiência aquilo que “nos passa”, ou que nos toca, ou que
nos acontece, e ao nos passar nos forma e nos transforma. [...].”. (p. 25-26,
l. 79-3).
A experiência é adquirida a partir
da vivência de algo.
“Se
a experiência é o que nos acontece, e se o sujeito da experiência é um
território de passagem, então a experiência é uma paixão. [...].”. (p. 26, l.
6).
A experiência é adquirida na
maioria das vezes por uma necessidade ou por um desejo do sujeito, que custa em
busca de algo.
“[...].
Na paixão, o sujeito apaixonado não possui o objeto amado, mas é possuído por
ele. [...].”. (p. 26, l. 45-47).
A experiência domina, dá ênfase a
aprendizagem, ela por si forma-se e forma o experiente.
“Na
paixão se dá uma tensão entre liberdade e escravidão, no sentido de que o que
quer o sujeito é, precisamente, permanecer cativo, viver seu cativeiro, sua
dependência daquele por quem está apaixonado. [...]. A paixão tem uma relação
intrínseca com a morte, ela se desenvolve no horizonte da morte, mas de uma
morte que é querida e desejada como verdadeira vida, como a única coisa que
vale a pena viver, e às vezes como condição de possibilidade de todo
renascimento.”. (p. 26, l. 51-68).
De forma poética o autor classifica
o histórico da paixão e sua semelhança com a liberdade e a escravidão.
“[...].
A experiência funda também uma ordem epistemológica e uma ordem ética. O
sujeito passional tem também sua própria força, e essa força se expressa
produtivamente em forma de saber e em forma de práxis. [...].”. (p. 26, l.
78-81).
A experiência da um olhar de
amplitude ao sujeito.
“[...].
O conhecimento é basicamente mercadoria e, estritamente, dinheiro; tão neutro e
intercambiável, tão sujeito à rentabilidade e à circulação acelerada como o
dinheiro.”. (p.27, l. 12-16).
As pessoas sobrevivem a partir do
conhecimento que adquirem, outras por falta de conhecimento passam por diversos
problemas.
“Em
contrapartida, a “vida” se reduz à sua dimensão biológica, à satisfação das
necessidades [...], à sobrevivência dos indivíduos e da sociedade. Pense-se no
que significa para nós “qualidadede vida” ou “nível de vida”: nada mais que a
possede uma série de cacarecos para uso e desfrute.”. (p. 27, l. 20-26).
“[...]
a mediação entre o conhecimento e a vida não é outra coisa que a apropriação utilitária,
a utilidade que se nos apresenta como “conhecimento” para as necessidades que
se nos dão como “vida” e que são completamente indistintas das necessidades do
Capital e do Estado.”. (p. 27, l. 27-32).
“[...].
A experiência já não é o meio desse saber que forma e transforma a vida dos
homens em sua singularidade, mas o método da ciência objetiva, da ciência que
se dá como tarefa a apropriação e o domínio do mundo. [...] mundo nos mostra
sua cara legível, a série de regularidades a partir das quais podemos conhecer
a verdade do que são as coisas edominá-las. [...], uma acumulação progressiva
de verdades objetivas que, no entanto, permanecerão externas ao homem. [...].”.
(p. 28, l. 13-30).
Cada sujeito corre em busca da sua
verdade que com o passar do tempo torna-se única e transformadora nas suas
singularidades.
“Se
o experimento é genérico, a experiência é singular. Se a lógica do experimento
produz acordo, consenso ou homogeneidade entre os sujeitos, a lógica da
experiência produz diferença, heterogeneidade e pluralidade. [...]. Se o
experimento é repetível,a experiência é irrepetível, sempre há algo como
aprimeira vez. Se o experimento é preditível e previsível, a experiência tem
sempre uma dimensão de incerteza que não pode ser reduzida. Além disso, posto que
não se pode antecipar o resultado, a experiência não é o caminho até um
objetivo previsto, até uma meta que se conhece de ante mão, mas é uma abertura para
o desconhecido, para o que não se pode antecipar nem “pré-ver” nem
“pré-dizer”.”. (p. 28, l. 47-69).
Experimentar, descobrir, estudar,
pesquisar estará sempre no auge e em discussão, pois o ato de ganhar
experiência é único, pode ser comparado a paixões, a conquistas, e a outras
diversas coisas, porém cada um sabe o nível e auge dos seus ganhos e perdas de
experiência.
Um comentário:
esse texto esta no sentido progressista ou conservador?
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