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segunda-feira, 30 de abril de 2012

Relatório Diário PIBID 2012


Bolsista
Local de Aula
Data e Hora da aula
Supervisor
Omar Leoni Silva
Escola Municipal Zulmira Torres
19/04 das 9:40h às 11:00h
Jorge Borges
Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram extraídos):
Aula Aplicada:
A MINHA AULA:

Desde o dia 29 do mês de março não via os alunos. Devido à Semana Santa e ao Encontro Nacional do PIBID Teatro na UFMG. Então novamente passamos por um processo de adaptação.
Primeiro Momento: Iniciamos então com uma atividade com bolinhas. Similar ao roup, mas à medida que a primeira bolinha não cai, vai se uma segunda ou terceira bolinha. Inicialmente a dinâmica funcionou como elemento de concentração. Os alunos não conseguiram lançar a bola para o outro. A primeira indicação é a forma de lançar uma bola, sempre respeitando e não agredindo o colega. Até que eles se acostumassem com a dinâmica demorou certo tempo. Eles então começaram a querer jogar futebol. Então alertei que essas bolinhas iriam machucar o colega. Depois de um pouco mais de dialogo passamos para a próxima atividade.
Segundo Momento: Parti então para a utilização da imagem como pré-texto para a criação. Desenhei um velho em Papel canson A3, queimei as pontas e besuntei com terra molhada, para que fique sujo e envelhecido. Então contei a eles que ganhei o papel na viagem, perguntei com quem parecia. Então à partir das respostas deles começamos a criar uma história onde todos faziam os personagens simultaneamente, junto com a professora Jose. Percebi então que os estímulos visuais funcionam bastante com a turma. A materialidade tende então a estimular a sensibilidade, direcionar o foco e funcionar como elemento de concretização, deixando a criação do aluno mais palpável.
Terceiro Momento: Para finalizar, brincamos de Duende, Mágico e Ciclopes. O Jogo consiste num ciclo onde um personagem é mais fraco contra o outro (Duende vence o mágico, que vence o Ciclope e vence o Duende). A idéia inicial seria adaptar os personagens a criaturas que eles conhecessem. Contudo, não houve tempo para a pesquisa e se houvesse um plebiscito o jogo não iria acontecer. Então concluímos a prática com o jogo e encerramos a aula.

BIBLIOGRAFIA:

SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. Tradução Tatiana Belinky. São Paulo, Summus, 1978.
SPOLIN, Viola – Jogos Teatrais: O fichário de Viola Spolin – 2 ed. 2008 – São Paulo: Perspectiva, 2008.

Aula Observada (5º B):

Primeiro Momento: A professora apresentou o choque, uma adaptação da atividade de passar a energia em roda com o aperto das mães em seqüência. Aparentemente funciona mais com os alunos atividades com maior amplitude e gasto energético que movimentos mais sutis e delicados, tendo em vista a força aplicada nos apertos de mãos. Foi necessário solicitar que os alunos tomassem cuidado com o corpo do outro.
Segundo momento: A turma ficou em roda e fichas de papel numeradas foram espalhadas no chão. Cada aluno escolheu uma ficha. Na parte do papel que estava voltada pro chão haviam desenhos. Cada desenho estava pintado de uma cor, e foi a partir delas que os grupos foram divididos. Os grupo fizeram as mímicas sobre os desenhos do papel e enquanto outros grupos estavam na plateia e tentavam adivinhar a mímica.


Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização etc.):
Como as aulas foram as primeiras, dizem muito mais ao processo de reconhecimento e adaptação da turma com os estagiários e vice versa. Contudo, passamos por processo de sensibilização com a turma. Eles começam agora a se reconhecer dentro de novas dinâmicas teatrais, ampliando assim o horizonte de expectativas dos alunos e dos professores.

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