Bolsista
|
Local
de Aula
|
Data
e Hora da aula
|
Supervisor
|
||
Omar Leoni Silva
|
Escola Municipal Zulmira Torres
|
29/03 das 9:40h às 11:00h
|
Jorge Borges
|
||
Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde
foram extraídos):
|
|||||
Aula
Observada:
A Aula começou
após os alunos cantarem o Hino do Brasil, da Independência e de
Salvador. Turma então é dividida em 2
grupos, pelo tamanho da sala de teatro. Enquanto o grupo 1 está na sala de
teatro, o grupo 2 está na sala com a professora da turma. Assim que a aula é
finalizada, trocamos de grupo. O grupo 1 vai para a sala de aula da sua
professora e o grupo 2 para a sala de aula.
Primeiro momento: Tiramos todos os sapatos e
fizemos um círculo. Joseane então mostra um papel e pergunta o que é aquele
objeto. Os alunos respondem o que vêem: um papel. Joseane afirma então que
aquilo é e não é um papel, pois no teatro os objetos podem ser o que nós
quisermos. E transforma o papel em um bebê e a caneta em uma mamadeira. Dessa maneira apresentamos nossos bebês
todos, como se fossemos nós, da seguinte maneira: ano, idade, comida que
gosta e fruta que gosta. Joseane então escolhe a fruta para se direcionar aos
alunos, enquanto não aprende os nomes.
Segundo momento: Em roda, aprendemos uma versão
da brincadeira três três passará. É importante salientar que o segundo grupo
sabia uma versão, que foi a que utilizamos na roda. À medida que repetíamos a
canção, trocávamos de sentido e cantávamos mais rápido.
Terceiro momento: Passamos então a brincar de
três três passará.. Apesar das novas versões, a brincadeira continuou a
mesma.
Quarto momento: Em roda, os alunos colocaram
como é o teatro que eles fazem com o professor Jorge, o que esperam das aulas
de teatro e fizemos acordo sobre os cuidados com a sala e com o colega. Pelo
tempo a aula foi encerrada.
|
|||||
Observações
Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,
condições de realização etc.):
|
|||||
Como as aulas foram as primeiras, dizem muito mais
ao processo de reconhecimento e adaptação da turma com os estagiários e vice
versa. Contudo, passamos por processo de sensibilização com a turma. Eles
começam agora a se reconhecer dentro de novas dinâmicas teatrais, ampliando
assim o horizonte de expectativas dos alunos e dos professores.
|
Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...
Pesquise aqui!
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Relatório Diário Pibid 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário