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segunda-feira, 30 de abril de 2012

Relatório Diário Pibid 2012





Bolsista
Local de Aula
Data e Hora da aula
Supervisor
Omar Leoni Silva
Escola Municipal Zulmira Torres
29/03 das 9:40h às 11:00h
Jorge Borges
Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram extraídos):
Aula Aplicada:
A aula começou no terceiro horário. Fomos buscar os alunos em sala de aula. Como o espaço é pequeno, a aula é dividida em dois grupos, o que se torna muito interessante. Podemos então perceber a mesma aula sendo aplicada a grupos diferentes que pertencem à mesmo turma escolar. Penso, então, que será possível ser aplicado duas aulas diferentes, a depender do estímulo da turma.
Primeiro Momento: Inicialmente fizemos uma rodada de apresentação dos nomes. Cada um deveria os nomes ditos anteriormente e por último falaria seu nome. Contudo alguns alunos começaram a querer falar um os nomes dos outros.
Segundo Momento: Seguimos então para uma prática mais complexa, ainda com os nomes. O primeiro participante deverá falar o nome da pessoa com quem quer trocar de lugar. Foi mais fácil explicar na prática que oralmente. Percebi então que os alunos não sabem os nomes de todos. Questiono-me se a turma se conhece há algum tempo ou se é formada de alunos novos. É nítida a divisão de grupos.
Terceiro Momento: Jogo de perguntas. Os alunos caminham pelo espaço e a depender da pergunta feita eles se dividem em dois grupos (Sim com a professora Joseane e Não com o professor Omar). As perguntas feitas dizem respeito à prática teatral (fazer e assistir), capoeira, música e samba.
Quarto Momento: Paramos então para conversar sobre o que o processo do professor Jorge Borges, do processo que será instalado por mim e por Maria Joseane com a colaboração dos alunos. Pontuamos que as formas do fazer teatral são diferentes, mas que não existe certo nem errado.  A aula foi encerrada.

BIBLIOGRAFIA:

BOAL, Augusto – 200 Jogos para atores e não-atores – 13ª ed. 2009 – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. Tradução Tatiana Belinky. São Paulo, Summus, 1978.
SPOLIN, Viola – Jogos Teatrais: O fichário de Viola Spolin – 2 ed. 2008 – São Paulo: Perspectiva, 2008.
Aula Observada:
                                A Aula começou após os alunos cantarem o Hino do Brasil, da Independência e de Salvador.  Turma então é dividida em 2 grupos, pelo tamanho da sala de teatro. Enquanto o grupo 1 está na sala de teatro, o grupo 2 está na sala com a professora da turma. Assim que a aula é finalizada, trocamos de grupo. O grupo 1 vai para a sala de aula da sua professora e o grupo 2 para a sala de aula.
Primeiro momento: Tiramos todos os sapatos e fizemos um círculo. Joseane então mostra um papel e pergunta o que é aquele objeto. Os alunos respondem o que vêem: um papel. Joseane afirma então que aquilo é e não é um papel, pois no teatro os objetos podem ser o que nós quisermos. E transforma o papel em um bebê e a caneta em uma mamadeira.  Dessa maneira apresentamos nossos bebês todos, como se fossemos nós, da seguinte maneira: ano, idade, comida que gosta e fruta que gosta. Joseane então escolhe a fruta para se direcionar aos alunos, enquanto não aprende os nomes.
Segundo momento: Em roda, aprendemos uma versão da brincadeira três três passará. É importante salientar que o segundo grupo sabia uma versão, que foi a que utilizamos na roda. À medida que repetíamos a canção, trocávamos de sentido e cantávamos mais rápido.
Terceiro momento: Passamos então a brincar de três três passará.. Apesar das novas versões, a brincadeira continuou a mesma.
Quarto momento: Em roda, os alunos colocaram como é o teatro que eles fazem com o professor Jorge, o que esperam das aulas de teatro e fizemos acordo sobre os cuidados com a sala e com o colega. Pelo tempo a aula foi encerrada.


Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização etc.):
Como as aulas foram as primeiras, dizem muito mais ao processo de reconhecimento e adaptação da turma com os estagiários e vice versa. Contudo, passamos por processo de sensibilização com a turma. Eles começam agora a se reconhecer dentro de novas dinâmicas teatrais, ampliando assim o horizonte de expectativas dos alunos e dos professores.

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