Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Relatório Diário PIBID 2012


Bolsista
Local de Aula
Data e Hora da aula
Supervisor
Omar Leoni Silva
Escola Municipal Zulmira Torres
26/04 das 9:40h às 11:00h
Jorge Borges
Descrição dos jogos e conteúdos abordados (revelar a fonte de onde foram extraídos):
Aula Aplicada:
A MINHA AULA:

Desde a primeira aula, os alunos solicitavam um espaço onde eles pudessem demonstrar os movimentos de capoeira que eles conhecem. Em virtude disso e de minha pesquisa com samba de roda, resolvi experimentar uma aula onde os dois elementos estivessem relacionados, iniciando uma forma de trabalhar ambos os interesses.
Primeiro Momento: Os alunos experimentaram o palco novo. Percebemos que podemos fazer música com o palco. Os alunos começaram a cantar marcha soldado e marcarem o tempo
Segundo Momento: Como notei anteriormente, nem todos os alunos conhecem a capoeira. Configurei então a roda e estabeleci com eles as regras do jogo com certa dificuldade. Os alunos estavam afoitos com o palco. Fora isso, a reforma na escola tem impossibilitado o recreio. A aula de teatro tem se configurado como o único espaço de extravasar energia e emoções em âmbito escolar.  Alguns alunos falam com freqüência em matar, e inclusive em apanhar como método de repreensão. Tivemos então que conversar sobre a nossa proposta (minha e de Joseane). Alguns alunos externaram que não querem ser professores. A aula então se configurou por uma conversar sobre a relação com os alunos.

BIBLIOGRAFIA:

Adaptação de jogos populares

Aula Observada (5º B):

Primeiro Momento: Fizemos o choque como iniciação para iniciar as aulas.
Segundo Momento: Fizemos a prática do Bom dia. Divididos em palco/plateia, cada aluno chega individualmente no palco e diz Bom dia de forma diferente. Os professores foram os primeiros a fazer. Como alguns alunos estavam envergonhados, fizemos o bom dia junto com eles. Ao final, todos demos o bom dia juntos.
Terceiro Momento: Neste jogo passasse um objeto de escolha do professor (passei uma caixa feita com papel colorido) e pedi que os alunos transformem esse objeto no que eles quiserem, passasse a caixa por todo o circulo até que todos criem o seu objeto. Alguns alunos não quiseram fazer o jogo. No geral, a turma inteira estava presente de forma consciente na aula.
Terceiro Momento – Divide-se a turma em equipes e forma times de diversas modalidades de esporte, forma uma plateia (com os alunos da outra equipe) que terá que adivinhar que jogo está sendo realizado pela equipe no palco. A turma começa então a demonstrar consciência de divisão de espaço em meio à brincadeira. As primeiras cenas forma confusas, e estavam mais pautadas na diversão que na representação. Posteriormente os alunos começaram a demonstrar um pouco mais de cuidado com a representação do esporte.


Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização etc.):
Como as aulas foram as primeiras, dizem muito mais ao processo de reconhecimento e adaptação da turma com os estagiários e vice versa. Contudo, passamos por processo de sensibilização com a turma. Eles começam agora a se reconhecer dentro de novas dinâmicas teatrais, ampliando assim o horizonte de expectativas dos alunos e dos professores.

Nenhum comentário: