PLANO DE AULA – DIÁRIO –
2012
ÁREA
DO CONHECIMENTO:
TEATRO
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
|
BOLSISTA:
Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
|
TURNO:
Matutino
TURMA:1 M- 09
|
DATA:
22/03/12 TEMPO/AULA:
11h00min ás 11h50min
|
OBJETIVO (S)
|
CONTÉUDO (S)
|
METODOLOGIA (S)
|
RECURSO (S)
|
Utilização
do dialogo e do contato com os jogos de improvisação e jogos dramáticos como
instrumento de aproximação e sensibilização entre os alunos/alunos/professor
servindo de também reconhecimento da turma.
|
Roda de bate-papo. Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral Jogo da Escultura
|
Primeiros
contatos: apresentação e lançamento de propostas
Aulas
introdutórias: serão realizados jogos de liberação e integração, utilizando
jogos de Viola Spolin, Augusto Boal, entre outros autores.
Pedir relatório para leitura na próxima aula.
|
Objetos a disposição na sala, como cadeiras, caneta; mesa.
|
AVALIAÇÃO:
Roda avaliativa de todo processo.
|
|||
BIBLIOGRAFIA:
BOAL,
Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. -
3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SPOLIN,
Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva.
1987
_____________ Jogos
teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva,
2002.
SANTANA,
Edilton S., Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador:
UFBA, 2011.
|
ESTAGIÁRIO:
|
PROFESSOR
SUPERVISOR:
|
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID –
2012
ÁREA
DO CONHECIMENTO:
TEATRO
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
|
BOLSISTA:
Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
|
TURNO:
Matutino
TURMA:1 M- 09
|
DATA:
22/03/12 TEMPO/AULA: 11h00min ás 11h50min
|
Para esta
aula selecionei jogos de apresentação e jogos dramáticos, sendo eles:
Roda de bate-papo. Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral e Jogo da Escultura
Extraídos
de: BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores /
Augusto Boal. - 3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2000.
SANTANA,
Edilton Santos de, Diários de bordo. - Módulos: I e II.
Salvador: UFBA, 2011.
|
Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de
recepção se fez presente, condições de realização etc.):
Os alunos a princípio não demostraram interesse nas atividades
propostas. Acredito que foi pelo motivo de ser (para muitos) o primeiro
contato com atividades de Teatro. Porém logo após isto já estavam todos
participando com exceção de três que pareciam estarem cansando após o
recreio.
|
PLANO DE AULA – DIÁRI0 –
2012
ÁREA
DO CONHECIMENTO:
TEATRO
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
|
BOLSISTA:
Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lucia Ribeiro da Silva
|
TURNO:
Matutino
TURMA:1 M- 09
|
DATA:
29/03/12 TEMPO/AULA:
11h00min ás 11h50min
|
OBJETIVO (S)
|
CONTÉUDO (S)
|
METODOLOGIA (S)
|
RECURSO (S)
|
Utilização
do Teatro-Imagem, sem que precise o uso das palavras para demostrar situações
do cotidiano. Aumentando com isto a concentração, o poder de percepção e
observação do ambiente.
|
Roda de bate-papo. Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral Jogo da Escultura
|
Leitura de relatório da aula anterior; serão
realizados jogos de liberação e integração, utilizando jogos de Viola Spolin,
Augusto Boal, entre outros autores.
|
Objetos a disposição na sala, como cadeiras, caneta; mesa.
|
AVALIAÇÃO:
Entrega de relatório na próxima aula.
Roda avaliativa de todo processo.
|
|||
BIBLIOGRAFIA:
BOAL,
Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. -
3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SPOLIN,
Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva.
1987
_____________ Jogos
teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva,
2002.
SANTANA,
Edilton S.Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador: UFBA,
2011.
|
ESTÁGIARIO:
|
PROFESSOR
SUPERVISOR:
|
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID –
2012
ÁREA
DO CONHECIMENTO:
TEATRO
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
|
BOLSISTA:
Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
|
TURNO:
Matutino
TURMA:1 M- 09
|
DATA:
29/03/12 TEMPO/AULA:
11h00min ás 11h50min
|
Para esta
aula selecionei jogos de apresentação e jogos dramáticos, sendo eles:
Roda de bate-papo. Alongamentos específicos.
Aquecimento geral e Teatro-Imagem
*Extraídos
de: BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores /
Augusto Boal. - 3ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2000.
SANTANA,
Edilton S., Diários de bordo. - Módulos: I e II.
Salvador: UFBA, 2010.
|
Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de
recepção se fez presente, condições de realização etc.):
Os alunos demostraram mais interesse nas tarefas propostas. A
sala de aula estava mais cheia no começo. No entanto para a realização das
cenas ficou apenas a metade da quantidade total. Creio que o motivo foi à
inibição de apresentar cenas aos colegas e somado à isto por se tratar
do ultimo horário de aula.
|
PLANO DE AULA – DIÁRI0 –
2012
ÁREA
DO CONHECIMENTO:
TEATRO
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
|
BOLSISTA:
Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
|
TURNO:
Matutino
TURMA:1 M- 09
|
DATA:
04/04/12 TEMPO/AULA: 10h10min ás
11h00min
|
OBJETIVO (S)
|
CONTÉUDO (S)
|
METODOLOGIA (S)
|
RECURSO (S)
|
Utilizar
leitura de jornais e os jogos de improvisação e jogos dramáticos para
construção de cenas para posterior apresentação.
|
Roda de bate-papo Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral Andando pela sala
Leitura de Jornais
|
Leitura de relatório da aula anterior; Leitura e discussão dos
acontecimentos políticos, sociais e do cotidiano.
Discussão dos conteúdos lidos e das soluções que poderiam ser
efetivadas.
|
Jornais, revistas, caneta e papel;
|
AVALIAÇÃO:
Produção de cenas.
Roda avaliativa de todo processo.
Pedir relatório para próxima aula.
|
|||
BIBLIOGRAFIA:
BOAL,
Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. -
3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SPOLIN,
Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva.
1987
_____________ Jogos
teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva,
2002.
SANTANA,
Edilton S., Diários de bordo. - Módulos: I e II.
Salvador: UFBA, 2011.
|
ESTÁGIARIO:
|
PROFESSOR
SUPERVISOR:
|
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID –
2012
ÁREA
DO CONHECIMENTO:
TEATRO
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
|
BOLSISTA:
Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
|
TURNO:
Matutino
TURMA:1 M- 09
|
DATA:
04/04/12 TEMPO/AULA:
10h10min ás 11h00min
|
Para esta
aula selecionei jogos de apresentação e jogos dramáticos, sendo eles:
Roda de bate-papo. Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral e Teatro-Imagem
*Extraídos
de: BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores /
Augusto Boal. - 3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2000.
SPOLIN,
Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva.
1987
SANTANA,
Edilton S. Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador:
UFBA, 2011.
|
Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de
recepção se fez presente, condições de realização etc.):
A sala de aula estava com 95% dos alunos presentes. Estes demostraram mais interessados nas
tarefas propostas. No entanto demonstravam estarem cansado após o intervalo. Para
a realização das cenas apenas a metade da quantidade total se propôs a
realizar. Creio que o motivo foi a inibição mais uma vez. Pedir aos que não participaram
que escrevessem sobre a aula (Opinando, criticando, dando ideias ou
simplesmente descrevendo em suas palavras a aula)
|
PLANO DE AULA – DIÁRI0 –
2012
ÁREA
DO CONHECIMENTO:
TEATRO
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
|
BOLSISTA:
Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
|
TURNO:
Matutino
TURMA:1 M- 09
|
DATA:
11/04/12 TEMPO/AULA: 10h10min ás
11h00min
|
OBJETIVO (S)
|
CONTÉUDO (S)
|
METODOLOGIA (S)
|
RECURSO (S)
|
Utilizar
leitura de jornais e os jogos de improvisação e jogos dramáticos para
construção de cenas para posterior apresentação.
|
Roda de bate-papo Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral Andando pela sala
Leitura de Jornais
|
Leitura de relatório da aula anterior; Leitura e discussão dos acontecimentos
políticos, sociais e do cotidiano.
Discussão dos conteúdos lidos e das soluções que poderiam ser
efetivadas.
|
Jornais, revistas, caneta e papel;
|
AVALIAÇÃO:
Produção de cenas.
Roda avaliativa de todo processo.
Pedir relatório para próxima aula.
|
|||
BIBLIOGRAFIA:
BOAL,
Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. -
3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SPOLIN,
Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva.
1987
_____________ Jogos
teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva,
2002.
SANTANA,
Edilton S., Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador:
UFBA, 2011.
|
ESTÁGIARIO:
|
PROFESSOR
SUPERVISOR:
|
RELATÓRIO DIÁRIO PIBID –
2012
ÁREA
DO CONHECIMENTO:
TEATRO
INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Odorico Tavares
|
BOLSISTA:
Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
|
TURNO:
Matutino
TURMA:1 M- 09
|
DATA:
11/04/12 TEMPO/AULA: 10h10min ás 11h00min
|
Para esta
aula selecionei jogos de apresentação e jogos dramáticos, sendo eles:
Roda de bate-papo. Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral e jogos de improvisação para
criar cenas.
Extraídos
de: BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores /
Augusto Boal. - 3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2000.
SPOLIN,
Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva.
1987
SANTANA,
Edilton S. Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador:
UFBA, 2011.
|
Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de
recepção se fez presente, condições de realização etc.):
A notícia da greve dos
professores foi um dos motivos para a sala de aula estar com apenas de 39 havia
apenas 12 alunos. Apenas fizemos uma roda, onde os alunos deveriam
espontaneamente fazer oralmente um pequeno roteiro da sua vida e se possível incluírem
o teatro também. Demostraram interesse em falarem de si e de ouvir o relato
dos colegas de sala. Levaram o assunto de uma maneira bem descontraída,
embora com todo respeito e seriedade que se devem ter com os colegas de sala
e com o professor. Pedir que um deles fizesse um relatório da aula para
leitura na próxima.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário