PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012
ÁREA DO
CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: COLÉGIO ESTADUAL DEP. MANOEL NOVAES
|
BOLSISTA: Sabrina Bispo SUPERVISOR: Andreia F. Andrade
|
TURNO: MATUTINO
TURMA: 1ºH
|
OBJETIVO (S)
|
CONTÉUDO (S)
|
METODOLOGIA
(S)
|
RECURSO (S)
|
||
Conhecer
e integrar a turma, mostrar a importância do nome e trabalhar a atenção. |
Integração e identidade |
|
|
||
AVALIAÇÃO:
Observar
o trabalho em grupo, a capacidade de concentração e interesse na realização da
atividade. Cada aluno avaliará a aula com uma palavra.
|
|||||
BIBLIOGRAFIA:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo.
Salvador: 2011.
|
ESTÁGIARIO:
|
PROFESSOR
SUPERVISOR:
DETALHAMENTO
DA METODOLOGIA:
1º
Aquecimento de corpo e voz: trabalhar cada parte do corpo, focando nas articulações
(espreguiçando). E aquecer a voz com sons e vocalizes. (Prev.= 10 minutos)
2º Em
círculo, o aluno (a) fala seu nome e joga a bola para um
colega, esse colega faz o mesmo, e assim segue o jogo. O jogo segue com apenas
uma bola e depois duas bolas. (Prev.= 10 minutos)
3º
De acordo a quantidade de alunos, o professor faz círculos de giz no
chão, e determina quantas pessoas devem ter em cada círculo, sendo que um aluno
ficará fora dos círculos. A cada comando “Coelho fora da toca”, os
alunos deverão trocar de círculo, respeitando as quantidades determinadas, e o
aluno que está de fora tentará entrar em algum dos círculos de giz. (Prev. = 15
minutos) ------------------------------------------ INTERVALO
4º
Brincadeira do HOPE (em círculo). (Prev. = 05 minutos)
5º Formar
quatro ou cinco grupos, a depender da quantidade de alunos, e pedir que eles
escolham um dos nomes dos membros do grupo. Com o nome escolhido deverá ser
criada uma música/ melodia junto com movimentos corporais. (Prev.
= 20 minutos)
|
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012
ÁREA DO
CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: COLÉGIO ESTADUAL DEP. MANOEL NOVAES
|
BOLSISTA: Sabrina Bispo SUPERVISOR: Andreia F. Andrade
|
TURNO: MATUTINO
TURMA: 1ºH
|
OBJETIVO (S)
|
CONTÉUDO (S)
|
METODOLOGIA
(S)
|
RECURSO (S)
|
||
Propiciar a integração dos alunos, permitir que eles se auto-conheçam e reflitam sobre a importância das diferenças. | auto-conhecimento e qualidades pessoais. |
|
|
||
AVALIAÇÃO:
Como
critérios serão considerados os índices de envolvimento do aluno
na atividade, seu
interesse em participar
das atividades de expressão
oral e corporal e suas atitudes de reconhecimento
da importância da diversidade
em sala
de aula através
das qualidades atribuídas aos objetos; Roda de reflexão.
|
|||||
BIBLIOGRAFIA:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo.
Salvador: 2011.
SPOLIN, Viola. – Jogos
teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.
|
ESTÁGIARIO:
|
PROFESSOR
SUPERVISOR:
|
DETALHAMENTO
DA METODOLOGIA:
Música
Escravos de Jó (com coreografia):
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, põe
deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros
fazem zigue-zigue-zá
Guerreiros com guerreiros
fazem zigue-zigue-zá
Jogavam caxangá
Tira, põe
deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros
fazem zigue-zigue-zá
Guerreiros com guerreiros
fazem zigue-zigue-zá
Trava-língua:
Oh, o céu está enladrilhado
Oh, quem o enladrilhou?
Oh, quem o desenladrilhará?
O desenladrilhador que o desenladrilhar
Bom desenladrilhador será.
Dinâmica
da feira livre:
Em círculo, cada aluno deverá dizer por que escolheu o
objeto que tenha uma qualidade que possua ou deseja ter. Depois cada aluno receberá uma folha de papel
e caneta, e poderá negociar com os colegas outras qualidades, vendendo a sua e
comprando a de outra pessoa, mas sempre totalizando 100%. Poderão ser
escolhidas, na feira livre, até quatro qualidades, podendo, também,
desistir da sua.
Após as compras e vendas, cada aluno contará como ficou
sua compra e explicar porque escolheu aquela qualidade e qual a importância
dela para sua vida.
PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012
ÁREA DO
CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: COLÉGIO ESTADUAL DEP. MANOEL NOVAES
|
BOLSISTA: Sabrina Bispo SUPERVISOR: Andreia F. Andrade
|
TURNO: MATUTINO
TURMA: 1ºH
|
OBJETIVO (S)
|
CONTÉUDO (S)
|
METODOLOGIA
(S)
|
RECURSO (S)
|
||
Despertar a reflexão, trabalhar o sensorial, explorar a comunicação não-verbal e tornar visível as percepções e os sentimentos dos alunos. | Comunicação não-verbal. |
|
|
||
AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices
de envolvimento do aluno na atividade, sua compreensão do texto trabalhado e seu interesse em
participar das atividades e do debate. Além disso,
será construído um texto, sem identificação do aluno, relatando algum momento
que tenha passado por dificuldade, preconceito e/ou exclusão.
|
|||||
BIBLIOGRAFIA:
BISPO, Sabrina. Diário de Bordo.
Salvador: 2011.
SPOLIN, Viola. – Jogos
teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.
|
ESTÁGIARIO:
|
PROFESSOR
SUPERVISOR:
|
DETALHAMENTO
DA METODOLOGIA:
Texto
“O muro” (tirado fotocópia).
Trabalho
com texto:
-O aluno senta onde quiser com os olhos fechados, após
abrir os olhos ler a frase que está ao seu lado. Vai falando essa frase para os
colegas de acordo o comando da professora;
- Depois, divide a turma em três grandes grupos;
- Cada grupo deverá juntar suas frases e de acordo com
elas deverá discutir e formar uma imagem estática que tenha relação com o texto
para mostrar aos colegas.
- Após isso, falarão sobre o que viram e a professora lerá
o texto na íntegra para eles e ouvirá o que entenderam; levantar questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário