Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

domingo, 2 de outubro de 2011

PERFORMANCE RECEPÇÃO LEITURA

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura / Paul Zumthor; trads. Jerusa Pires Ferreira, Suely Fenerich. São Paulo: EDUC, 2000.


“Primeira: coloco-me do ponto de vista do leitor, mais do que da leitura, no sentido em que esta palavra designa abstratamente uma operação. O que eu questiono é o leitor lendo, operador da ação de ler.” (p.29)


“Muitas culturas através do mundo codificaram os aspectos não verbais da performance e a promoveram abertamente como fonte de eficácia textual.” (p.35)



"As regras da performance – com efeito, regendo simultaneamente o tempo, o lugar, a finalidade da transmissão, a ação do locutor e, em ampla medida, a resposta do público – importam para comunicação tanto ou ainda mais do que as regras textuais postas na obra na sequência das frases: destas, elas engedram o contexto real e determinam finalmente o alcance.” (p. 35)



“A performance de qualquer jeito, modifica o conhecimento. Ela não é simplesmente um meio de comunicação:comunicando ela o marca.” (p.37)



“A performance é então um momento da recepção: momento privilegiado, em que um enunciado é realmente recebido.” (p.59)



“Não é menos verdade, no entanto, que toda leitura seja produtividade e que ela gere um prazer. Mas é preciso reintegrar, nesta idéia de produtividade, a percepção, o conjunto de percepções sensoriais. A recepção, eu o repito, se produz em circunstância psíquica privilegiada: performance ou leitura.” (p. 61)
“Assistir a uma representação teatral emblematiza, assim, aquilo ao que tende – o que é potencialmente – todo ato de leitura.” (p.72)
“Nesse sentido não se pode duvidar de que estejamos hoje no linear de uma nova era da oralidade, sem dúvida muito diferente do que foi a oralidade tradicional; no seio de uma cultura no qual a voz, em sua qualidade de emanação do corpo, é um motor essencial da energia coletiva.” (p. 73)
“A performance é ato de presença no mundo e em si mesma. Nela o mundo está presente. Assim, não se pode falar de performance de maneira perfeitamente unívoca e há lugar aí para definir em diferentes graus, ou modalidades: a performance propriamente dita, gravada pelo etnólogo num contexto de pura oralidade; depois uma série de realizações mais ou menos claras, que se afastam gradualmente desse primeiro modelo.” (p. 79)
“ Na leitura, essa presença é por assim dizer colocada entre parênteses; mas subsiste uma presença invisível, que é manifestação de um outro, muito forte para que minha adesão a essa voz, a mim assim dirigida por intermédio do escrito (...)” (p. 80)

“Assistir a uma representação teatral emblematiza, assim, aquilo ao que tende – o que é potencialmente – todo ato de leitura.” (p.72)
“Nossos ‘sentidos’, na significação mais corporal da palavra, a visão, a audição, não são somente as ferramentas de registro, são órgãos de conhecimento.” (p.95)
“Nossos ‘sentidos’, na significação mais corporal da palavra, a visão, a audição, não são somente as ferramentas de registro, são órgãos de conhecimento.” (p.95)

“A imaginação, contrariamente ao ditado, não é louca; simplesmente, ela dês – razoa. Em vez de deduzir , do objeto com o qual de confronta, possíveis conseqüências, ela o faz trabalhar.” (p.124)

comentário:
O autor fala sobre leitura e performance. Trata da voz como comunicação humana.O autor observa como a obra chega nas pessoas, mostra que a performance pode ser apreciada coletivamente, diferente da leitura. O autor Considera a performance como um bom meio de comunicação, de recepção coletiva e de fácil aprendizagem. Para Zumthor não é preciso que se tenham falas para que o espectador compreenda uma obra pois o corpo, os gestos, o visual podem comunicar tanto quanto a fala.

Nenhum comentário: