Bolsista: Wellington do Rosário Santos
FICHAMENTO - teatralidade tátil: alterações no ato do espectador. Flávio Desgranges
Uma incursão pela estética da recepção. Edélcio Mostaço
(Flávio Desgranges)
“pois a relação do espectador com o teatro está intimamente relacionada com a maneira, própria a cada época, de ver-sentir-pensar o mundo”.
“A produção teatral pode ser considerada, desde então, não como abra, mas como objeto ateístico, passando a assumir função social bastante diversa daquela compreendida até então”.
“A renovação artística que marca a transição da tragédia classicista e heroica para a forma dramática nascente se faz, pois, em tensão com as lutas da burguesia em ascensão no período”.
“Uma das questões de fundamental importância para que o drama burguês se afirme está na possibilidade de que personagens pertencentes a essa classe social se tornem protagonistas das novas peças”.
“O espectador se vê convidado a vivenciar com o herói, não apenas as suas falhas, mas, e principalmente, as reprimendas que lhe são importadas no decorrer da trama”.
“A construção da trama se dá a partir da caracterização individual, são as personagens que criam suas próprias ações, que movem por si mesmos a grande máquina, de forma autônoma e inelutável, sem precisar das divindades e das nuvens (Lenz, 2006, p.38)”.
(Edélcio Mostaço)
“A recepção não é uma dimensão individual, mas um fenômeno coletivo, resultante das manifestações advindas das intepretações singulares ou grupais, dimensionada através das práticas de leitura e agenciamentos históricos efetuados sobre textos e autor”.
“Ao emergir, em sua fase heróica, a estética da percepção provocou vários abalos, especialmente por deslocar o eixo da discussão cultural (...)”
O autor descreve com seu texto, as impressões de um espectador para um espetáculo teatral e as conexões realizadas por ele para compressão da obra teatral, fazendo uma relação histórica entre o espetáculo e o olhar do espectador, pois segundo o autor a percepção da obra está intimamente ligada ao ver, sentir e pensar o mundo do apreciador da obra. A partir de uma vivência teatral, o individuo poderá imergir e problematizar a trama do espetáculo apreciado, realizando uma crítica reflexiva da obra teatral.
Um comentário:
esses fichamento é de wellington, postado em minha conta.
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