Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Projeto Interdisciplinar 2011 - Colégio Manoel Novaes


1ºEncontro Interdisciplinar entre os bolsitas Pibid de Teatro e os bolsistas Pibid de Física do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, dia 09/08/2011, das 8h às 12h.

A atividade interdisciplinar aconteceu a partir de três etapas:

1. Apresentação do tema escolhido pelos bolsistas de Física, levando em consideração o que estava sendo estudado pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio;
2. Apresentação de possibilidades, jogos e atividades teatrais.
3. Debate - como utilizar os jogos teatrais no processo de ensino-aprendizagem de física no ensino médio.

O encontro:

No primeiro momento, os bolsistas de Física, Éber e Marciano, fizeram uma aula resumida sobre Termodinâmica, abordando a Termologia, a Teoria Cinética da matéria, os postulados e conceitos de calor, temperatura e trabalho, o primeiro princípio e o segundo princípio da termodinâmica e, por fim, a máquina a vapor.
No segundo momento, os bolsistas de Teatro e a supervisora Taína aplicaram alguns exercícios corporais e teatrais, tais como: alongamento/aquecimento, jogos de liberação e jogos de improvisação baseados na técnica do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, mas precisamente no Teatro de Jornal, devido ao objetivo do projeto de Física de ser criado um jornal pelos bolsistas. Desses jogos foram criadas 3 imagens corporais e 3 cenas a partir de notícias de jornal.
Ao final foi discutida a possibilidade de utilizar alguns jogos como A máquina humana para exemplificar corporalmente a máquina a vapor, As Andanças para exemplificar as trocas de calor, a energia interna e a energia térmica etc.
Será marcado um segundo encontro para analisarmos melhor as possibilidades e apresentarmos mais jogos para os bolsistas de Física.

Um comentário:

Marco Calil disse...

Pois é foi muito bom esse nosso encontro e estou bastante otimista que toda essa ideia dará certo, pois apesar desses projetos interdisciplinares parecerem utópicos e complicados, com o desenvolver das interatividades acredito que consigamos produzir coisas bem interessantes! É isso a galera, vamos que vamos!! Marco Calil.