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segunda-feira, 14 de março de 2011

Redefinições nos estudos de Recepção/Relação Teatral. Clóvis Massa

Por: Val Nunes

" O vocabulário recepção, fortemente marcado pela teoria da informação, parecia contradizer a atividade produtiva do espectador, a concepção de que, em seu processo de apreensão, ele não apenas "recebe", mas é coresponsável pelos sentidos da obra.

" Em busca de legitimação, as teorias de recepção teatral esforçaram-se em explicar seu viés de oposição às práticas  vigente, porém nunca corrigiram essa inadequação."

" Nas últimas décadas, a idéia de público enquanto entidade sociológica abstrata e homogenea cedeu lugar à noção antropologica de espectador. Entretanto (...) devem pressupor a experiencia estética não apenas como 'trabalho do espectador', mas considerá-la em seu carater coletivo e plural."

" Para o esclarecimeto desse ponto de vista, cabe distinguir os estudos de recepção em dois tipos: um diretamente vinculado à estética da recepção, com a intenção de examinar a acolhida de certas obras por um grupo num determinado período; outro, mais desenvolvido pela semiótica teatral, destinado a investigar os processos mentais, intelectuais e emotivos do espectador."

" Ainda que a hermeneutica literária tenha aberto caminho para a compreensão do carater de co-criação do espectador, a noção abstrata e teórica do horizonte de expectativas requereu maior definição pelos estudos teatrais."

"O modelo de percepção proposto por Marco De Marinis parte da teoria do espectador-implícito para entender como um espetáculo deixa margens de indeterminação que são articuladas pelo ponto de vista do espectador."

" Com base na reformulação acerca da experiencia individual a que se tem acesso coletivamente, a noção de concretização adquire carater mais pragmatico em pesquisa de campo."

" A abordagem receptiva fez a sua parte quando rompeu com a sujeição às antinomias e começou a considerar a interação com a produção como parte essencial, o que libertou seus estudos da excessiva limitação a um gueto epistemológico."

COMENTÁRIOS 

Clóvis Massa aborda a recepção com um carater mais profundo e com um estudo mais aprimorado do que o texto de Biange Cabral, onde ele busca a origem da palavra à necessidade que a sociedade sentiu em rever o quadro de não apenas assistir uma obra, mas de senti-lá, vive-lá e modificar seu espaço, em formas, cores, atitudes e principalmente sensibilidade.

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