CABRAL, Biange. O espaço da pedagogia na investigação da recepção do espetáculo. Revista Sala Preta, 2008, n° 8, ECA-USP, São Paulo.
O impacto cultural e a investigação da recepção
“A investigação do impacto cultural causado pelo envolvimento com uma experiência teatral (quer como ator ou espectador), passou então a focalizar o uso de questionários como forma de apresentar ao espectador uma cartografia do campo investigado. Este procedimento amplia o campo de percepção do espectador, que identifica o que lhe foi mais significativo; o ponto de partida passa a ser o reconhecimento de percepções distintas, em vez da busca de um consenso em termos de interpretação (procedimento comum no contexto do ensino)”. 
Implicações Pedagógicas
“Assim como o autor seleciona partes da realidade para incorporar no texto, o leitor seleciona partes do texto para priorizar na sua interpretação. O papel do professor,além de identificar um texto aberto para o trabalho em grupo, está também em dirigir a atenção dos participantes para estes vazios do texto (mesmo que ele resulte da criação coletiva do grupo)”.
“A atuação do professor no espaço de investigação da recepção teatral é assim caracterizada como mediação ao nível da configuração do horizonte de expectativas do aluno e da sua interpretação, uma vez que a identificação dos vazios do texto influenciará sua percepção”.
Comentário:
O artigo de Biange Cabral parte da idéia de uma investigação sobre a recepção teatral dentro do espaço pedagógico de modo que o professor é visto como diretor e ambos como mediadores da produção e recepção do espetáculo. Neste sentido, a autora propõe aos mediadores a tarefa de trabalhar a contraposição dos aspectos coletivos e individuais dos alunos/espectadores a partir do conceito de Hans-Robert Jauss de horizonte de expectativas e dos vazios do texto (gaps), que ampliam possibilidades de compreensão das funções de linguagem e o papel do leitor/espectador, e permitem examinar a recepção a partir do desejo e da visão de mundo do espectador, além de apontar para a apropriação do texto pelo leitor. De modo que a recepção e a interpretação sejam consideradas como processos baseados em valores estéticos e políticos.
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