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quarta-feira, 26 de novembro de 2014
PLANO DE AULA N° 06 06/05/2014 ENSINO DE TEATRO
1.1. PROFESSOR: André Silva dos Santos
1.2. ESCOLA: Colégio Estadual Odorico Tavares
1.3. SÉRIE/TURMA: 1º Ano/Ensino Médio – 1M03
1.3. TURNO: Matutino
1.4. CARGA HORÁRIA: 100 min.
2. TEMA: O que é um Grupo?
3. OBJETIVO (S):
• Propor dinâmicas para lembrar-se dos nomes dos alunos.
• Aplicar dinâmicas de trabalho conjunto.
• Trabalhar o foco, a concentração e a prontidão.
• Fortalecer o laço de amizade na turma.
• Estimular a criatividade através do desenho de sensações.
• Exercitar a capacidade de interpretação textual dos alunos.
4. CONTEÚDO (S):
• Jogo das bolinhas.
• Jogo do Guia e do Guiado.
• Conversa com os alunos
• Texto: O que é um Grupo? de Madalena Freie
5. METODOLOGIA DA AÇÃO PEDAGÓGICA:
1º momento: O jogo da bolinha dará início a esta aula. Primeiro em círculo os alunos passarão a bolinha um para o outro e o professor dará o comando de velocidade. Depois o professor colocará mais uma bolinha e em seguida outra. No total serão três bolinhas e os alunos deverão ficar atentos, pois o OLHAR é quem indicará para quem a bolinha será passada.
2° momento: As bolinhas serão recolhidas para recomeçar o jogo, mas agora com alterações; desta vez a bolinha será passada ao falar o nome. A pessoa que passará a bolinha deve falar o nome de quem irá receber, é como se estivesse chamando a pessoa para dar um presente. Assim, o professor acrescentará, pouco a pouco, as três bolinhas.
3º momento: O outro momento será ainda com as bolinhas, mas todos deverão se deslocar pelo espaço e brincar com os níveis e com a velocidade.
4° momento: O jogo do Guia e do Guiado é feito em dupla. Um dos alunos ficará de olhos fechados e outro irá guiar o colega pelo espaço. Depois a dupla irá inverter as funções.
5° momento: Os alunos escolherão um lugar da sala e fecharão os olhos. Neste momento deverão apenas escutar o que o professor irá ler. Algumas frases e/ou palavras serão repetidas para dar dinâmica e teatralidade ao texto; assim, formas de falar, entonações, jeitos e nuances poderão fazer parte deste momento. Quando o texto terminar os alunos abrirão os olhos e expressarão verbalmente, um por vez, o que sentiram. E responderão algumas perguntas: O que vocês entenderam do texto? Quais partes te marcaram? Quais momentos chamaram mais atenção? Do que se trata o texto?
6° momento: Será aberto uma conversa sobre a aula.
6. INSTRUMENTOS e RECURSOS DIDÁTICOS
• Marcador de quadro
• Bolinhas
• Texto de Madalena Freire, O que é um Grupo?
• Caderno e caneta
7. AVALIAÇÃO
• Disponibilidade do aluno para com os exercícios propostos e na roda de conversa.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CARDOSO, André. Diário de bordo. Licenciatura em teatro, 2013.
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