Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...
Pesquise aqui!
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
PLANO DE AULA N° 03 14/04/2014 ENSINO DE TEATRO
1.1. PROFESSOR: André Silva dos Santos
1.2. ESCOLA: Colégio Estadual Odorico Tavares
1.3. SÉRIE/TURMA: 1º Ano/Ensino Médio – 1M08
1.3. TURNO: Matutino
1.4. CARGA HORÁRIA: 100 min.
2. TEMA: Respiração e Improvisação.
3. OBJETIVO (S):
• Propor dinâmicas de grupo através da leitura de um fragmento da obra dramatúrgica: Simplesmente Shirley.
• Aplicar dinâmicas de respiração.
• Situar os alunos no espaço lúdico a partir de jogos teatrais.
• Desenvolver a capacidade de interpretação de Obras Dramatúrgicas a partir de um questionário de perguntas.
4. CONTEÚDO (S):
• Fragmento do texto Simplesmente Shirley de Cláudio Simões.
• Jogo do Hoope.
• Jogo do “ar passado com a boca”.
• Dinâmicas de tempo e ritmo do caminhar.
• Questionário sobre o fragmento lido.
5. METODOLOGIA DA AÇÃO PEDAGÓGICA:
1º momento: A primeira dinâmica será o hoope, a mesma da primeira aula. Mas desta vez os alunos deverão fazer a dinâmica alternando os níveis e a velocidade, ou seja, pouco a pouco eles deverão sair da roda que inicia o jogo e poderão andar livremente pelo espaço brincando com o hoope.
2° momento: Quando o professor perceber que o resultado do jogo anterior foi satisfatório ele introduzirá um novo: “O Jogo do Ar Passado”. Este jogo é como o hoope, porém, a vez deve ser passada com a boca cheia de ar e jogando para a pessoa que estiver mais distante. Os alunos deverão arriscar e dinamizar como no hoope.
3º momento: Todos andaram normalmente pela sala e atentos ás palmas do professor. O ritmo e o tempo serão alternados e os alunos devem seguir os comandos dados.
4° momento: Um grupo com quatro pessoas serão formados e um fragmento do texto: Simplesmente Shirley de Cláudio Simões será dado para cada grupo. Eles deverão ler o texto e entender do que se trata a história. O professor dará um prazo de 10 minutos para o texto ser lido e, em seguida, será criado uma pequena cena para ser apresentada para a turma.
5° momento: Um questionário será dado para que os grupos possam responder. Nele conterá algumas informações baseadas no texto, como por exemplo: Do que se trata o texto? Quais são os personagens? Onde se passa a história? Quais características das personagens vocês puderam observar? E por último será pedido para eles criarem um perfil para cada personagem.
6. INSTRUMENTOS e RECURSOS DIDÁTICOS
• Marcador de quadro
• Fragmento do texto “Simplesmente Shirley de Cláudio Simões”
• Papeis ofício
• Caderno e caneta
7. AVALIAÇÃO
• Disponibilidade do aluno para com os exercícios propostos e na roda de conversa.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CARDOSO, André. Diário de bordo. Licenciatura em teatro, 2013.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário