Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Planos de Aulas do bolsista Edilton Santos de Santana da Escola Municipal Zulmira Torres de fevereiro de 2014.

PLANO DE AULA DIÁRIO: N° 38

ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO                                                 
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana                                                                        
SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino                                                                                                           
TURMA: 3º Ano B
DATA: 20/02/2014                                         
TEMPO/AULA: 100 minutos

CONTEÚDO(S):
1. Aquecimento vocal;
2. Alongamentos específicos;
3. Roda de bate-papo;
4. Apresentação teatral.

OBJETIVO(S):
1. Aquecer as cordas vocais, proporcionando uma melhor vocalização e articulação das palavras;

2. Alongar os músculos, promovendo o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento e a movimentação da articulação dos membros, aumentando a flexibilidade muscular, reduzindo as tensões musculares, fazendo com que haja maior consciência e relaxamento corporal; deixando os movimentos mais soltos e leves; prevenindo lesões e preparando o corpo para atividades físicas seguintes;

3. Roda de bate-papo, ressaltando a importância do preparo através do ensaio para que se faça uma boa apresentação; Ampliar a capacidade de concentração para que sejam dirimidas as dúvidas, esclarecer o conteúdo da aula;

4. Encenar um palco de programa de auditório, utilizar o que os educandos trouxerem, conforme a aula anterior; Testar a capacidade criativa do educando.

METODOLOGIA(S):

1. O educador formará dois círculos (meninos e meninas separados), começará o aquecimento vocal com uma ciranda de roda (com as cantigas “Serreia” e “Escravos de Jó”); após o primeiro grupo cantar uma das músicas o outro imediatamente começará a cantar também. Isto será alternando cada vez mais rápido. Alternando tanto as músicas, como o grupo que canta e o que fica vibrando pulando;

2. O alongamento corporal o educador pedirá que os educandos coloquem as mãos com os dedos cruzados e virando ao mesmo tempo em que se ergue acima da cabeça, esticando o corpo para cima, ficando nas pontas dos pés o máximo possível e permanecendo por 30 segundos. Depois voltando à postura anterior e se abaixando começando com a cabeça e enrolando a coluna até que os braços chegarem o mais próximo possível dos pés. Levanta-se vagarosamente começando a desenrolar a coluna e, sendo a cabeça a ultima a voltar à posição inicial de pé. Chocalha o corpo como se estivesse com frio no corpo todo dos pés a cabeça e repete a sequencia novamente umas três vezes, porem sempre ressaltando a importância de se respirar profundamente sempre;

3. Roda de bate-papo, Relembrar a aula passada promovendo uma ligação sequencial. Escolher alguns alunos para relatarem a aula passada, ressaltando a importância do cuidado que se deve ter com o colega, com relação ao respeito, por exemplo, quando um fala o outro deverá espera a sua vez, o educador pedirá que cada grupo fale da sua apresentação;

4. Primeiro serão realizados jogos de liberação e integração de Viola Spolin e o jogo do Teatral de Boal: A turma será dividida em três grupos e cada um improvisará e ensaiará a cena conforme a escolha de cada grupo. Será dado um tempo de cinco minutos para eles ensaiarem as apresentações de danças, músicas e etc. Depois escolherá uma apresentadora ou apresentador do Show. Esse apresentador após tomar conhecimento das apresentações chamará cada grupo para se apresenta no palco, enquanto isto o restante da turma ficará sentada assistindo e interagindo com o grupo que está apresentando. Como por exemplo, cantando junto, aplaudindo, gesticulando, etc.

RECURSO (S):

AVALIAÇÃO: Avaliação oral: Se gostaram da aula, o que eles acharam das brincadeiras, se tiveram alguma dificuldade para executarem as cenas, quais jogos que gostam, ou não.

BIBLIOGRAFIA:

BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. - 3ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva. 1987

_____________ Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SANTANA, Edilton S., Diários de bordo. - Módulos: I a VI. Salvador: UFBA, 2013




PLANO DE AULA DIÁRIO: N° 37

ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO                                                 
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana                                                                        
SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino                                                                                                           
TURMA: 3º Ano B
DATA: 19/02/2014                                         
TEMPO/AULA: 100 minutos

CONTEÚDO(S):
1. Aquecimento vocal;
2. Alongamentos específicos;
3. Roda de bate-papo;
4. Jogo do Auditório.

OBJETIVO(S):
1. Aquecer as cordas vocais, proporcionando uma melhor vocalização e articulação das palavras;

2. Alongar os músculos, promovendo o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento e a movimentação da articulação dos membros, aumentando a flexibilidade muscular, reduzindo as tensões musculares, fazendo com que haja maior consciência e relaxamento corporal; deixando os movimentos mais soltos e leves; prevenindo lesões e preparando o corpo para atividades físicas seguintes;

3. Roda de bate-papo, ressaltando a importância do preparo através do ensaio para que se faça uma boa apresentação; Ampliar a capacidade de concentração para que sejam dirimidas as dúvidas, esclarecer o conteúdo da aula;

4. Encenar um palco de programa de auditório, utilizar o que os educandos trouxerem, conforme a aula anterior; Testar a capacidade criativa do educando.

METODOLOGIA(S):

1. O educador formará dois círculos (meninos e meninas separados), começará o aquecimento vocal com uma ciranda de roda (com as cantigas “Serreia” e “Escravos de Jó”); após o primeiro grupo cantar uma das músicas o outro imediatamente começará a cantar também. Isto será alternando cada vez mais rápido. Alternando tanto as músicas, como o grupo que canta e o que fica vibrando pulando;

2. O alongamento corporal o educador pedirá que os educandos coloquem as mãos com os dedos cruzados e virando ao mesmo tempo em que se ergue acima da cabeça, esticando o corpo para cima, ficando nas pontas dos pés o máximo possível e permanecendo por 30 segundos. Depois voltando à postura anterior e se abaixando começando com a cabeça e enrolando a coluna até que os braços chegarem o mais próximo possível dos pés. Levanta-se vagarosamente começando a desenrolar a coluna e, sendo a cabeça a ultima a voltar à posição inicial de pé. Chocalha o corpo como se estivesse com frio no corpo todo dos pés a cabeça e repete a sequencia novamente umas três vezes, porem sempre ressaltando a importância de se respirar profundamente sempre;

3. Roda de bate-papo, Relembrar a aula passada promovendo uma ligação sequencial. Escolher  alguns alunos para relatarem a aula passada, promovendo um guia para a aula atual, ressaltando a importância do cuidado que se deve ter com o colega, com relação ao respeito, por exemplo, quando um fala o outro deverá espera a sua vez, o educador pedirá que cada grupo fale da sua apresentação;

4. Primeiro serão realizados jogos de liberação e integração de Viola Spolin e o jogo do Teatral de Boal: A turma será dividida em três grupos e cada um improvisará e ensaiará a cena conforme a escolha de cada grupo. Será dado um tempo de cinco minutos para eles improvisarem e ensaiarem as apresentações de danças, músicas e etc. Depois escolherá uma apresentadora ou apresentador do Show. Esse apresentador após tomar conhecimento das apresentações chamará cada grupo para se apresenta no palco, enquanto isto o restante da turma ficará sentada assistindo e interagindo com o grupo que está apresentando. Como por exemplo, cantando junto, aplaudindo, gesticulando, etc. No final será feito uma avaliação de como poderia melhorar as cenas apresentadas.

RECURSO (S):

AVALIAÇÃO: Avaliação oral: Se gostaram da aula, o que eles acharam das brincadeiras, se tiveram alguma dificuldade para executarem as cenas, quais jogos que gostam, ou não.

BIBLIOGRAFIA:

BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. - 3ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva. 1987

_____________ Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SANTANA, Edilton S., Diários de bordo. - Módulos: I a VI. Salvador: UFBA, 2013



PLANO DE AULA DIÁRIO: N° 36

ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO                                                 
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana                                                                        
SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino                                                                                                           
TURMA: 3º Ano B
DATA: 06/02/2014                                         
TEMPO/AULA: 100 minutos

CONTEÚDO(S):
1. Aquecimento vocal;
2. Alongamentos específicos;
3. Roda de bate-papo;
4. Jogo do Auditório.

OBJETIVO(S):
1. Aquecer as cordas vocais, proporcionando uma melhor vocalização e articulação das palavras;

2. Alongar os músculos, promovendo o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento e a movimentação da articulação dos membros, aumentando a flexibilidade muscular, reduzindo as tensões musculares, fazendo com que haja maior consciência e relaxamento corporal; deixando os movimentos mais soltos e leves; prevenindo lesões e preparando o corpo para atividades físicas seguintes;

3. Avaliar o entendimento do educando sobre o teatro, conhecer a turma, Ampliar a capacidade de concentração para que sejam dirimidas as dúvidas, os problemas decorrentes no decorrer da aula;

4. Encenar um palco de programa de auditório, utilizar o que os educandos trouxerem, tais como danças, músicas, encenações e os jogos. Testar a capacidade criativa do educando.

METODOLOGIA(S):

1. O educador se identificará e formará dois círculos (meninos e meninas separados), começará o aquecimento vocal com uma ciranda de roda (com as cantigas “Serreia” e “Escravos de Jó”); após o primeiro grupo cantar uma das músicas o outro imediatamente começará a cantar também. Isto será alternando cada vez mais rápido. Alternando tanto as músicas, como o grupo que canta e o que fica vibrando pulando;

2. O alongamento corporal o educador pedirá que os educandos coloquem as mãos com os dedos cruzados e virando ao mesmo tempo em que se ergue acima da cabeça, esticando o corpo para cima, ficando nas pontas dos pés o máximo possível e permanecendo por 30 segundos. Depois voltando à postura anterior e se abaixando começando com a cabeça e enrolando a coluna até que os braços chegarem o mais próximo possível dos pés. Levanta-se vagarosamente começando a desenrolar a coluna e, sendo a cabeça a ultima a voltar à posição inicial de pé. Chocalha o corpo como se estivesse com frio no corpo todo dos pés a cabeça e repete a sequencia novamente umas três vezes, porem sempre ressaltando a importância de se respirar profundamente sempre;

3. Roda de bate-papo, ressaltando a importância do cuidado que se deve ter com o colega, com relação ao respeito, por exemplo, quando um fala o outro deverá espera a sua vez, o educador pedirá que cada educando diga o seu nome e diga o que pensa sobre o teatro e que ele espera das aulas. O que gostaria de fazer, de brincar ou de jogar. Esse bate-papo será muito útil, servindo de guia para que se tenha uma ideia do que trabalhar nas próximas aulas e também para que se tenha uma ideia da turma com relação ao teatro;

4. Primeiro os grupos improvisaram danças, músicas, apresentações e etc. Serão realizados jogos de liberação e integração de Viola Spolin e o jogo do Teatro Imagem de Augusto Boal: A turma será dividida em três grupos e cada um improvisará a cena conforme a escolha de cada grupo. Depois escolherá uma apresentadora ou apresentador do Show. Esse apresentador após tomar conhecimento das apresentações chamará cada grupo para se apresenta no palco, enquanto isto o restante da turma ficará sentada assistindo e interagindo com o grupo que está apresentando. Como por exemplo, cantando junto, aplaudindo, gesticulando, etc. No final será feito uma avaliação dos acontecimentos.

RECURSO (S):

AVALIAÇÃO: Avaliação oral: Se gostaram da aula, o que eles acharam das brincadeiras, se tiveram alguma dificuldade para executarem as cenas, quais jogos que gostam, ou não.

BIBLIOGRAFIA:

BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. - 3ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva. 1987

_____________ Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SANTANA, Edilton S., Diários de bordo. - Módulos: I a VI. Salvador: UFBA, 2013

Nenhum comentário: