PLANO DE AULA DIÁRIO: N° 38
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 3º Ano B
DATA: 20/02/2014
TEMPO/AULA: 100 minutos
CONTEÚDO(S):
1. Aquecimento vocal;
2. Alongamentos específicos;
3. Roda de bate-papo;
4. Apresentação teatral.
OBJETIVO(S):
1. Aquecer as cordas vocais, proporcionando uma
melhor vocalização e articulação das palavras;
2. Alongar os músculos, promovendo o estiramento
das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento e a
movimentação da articulação dos membros, aumentando a flexibilidade muscular,
reduzindo as tensões musculares, fazendo com que haja maior consciência e
relaxamento corporal; deixando os movimentos mais soltos e leves; prevenindo
lesões e preparando o corpo para atividades físicas seguintes;
3. Roda de bate-papo, ressaltando a importância do
preparo através do ensaio para que se faça uma boa apresentação; Ampliar a capacidade
de concentração para que sejam dirimidas as dúvidas, esclarecer o conteúdo da
aula;
4. Encenar um palco de programa de auditório,
utilizar o que os educandos trouxerem, conforme a aula anterior; Testar a
capacidade criativa do educando.
METODOLOGIA(S):
1. O educador formará dois círculos (meninos e
meninas separados), começará o aquecimento vocal com uma ciranda de roda (com
as cantigas “Serreia” e “Escravos de Jó”); após o primeiro grupo cantar uma das
músicas o outro imediatamente começará a cantar também. Isto será alternando
cada vez mais rápido. Alternando tanto as músicas, como o grupo que canta e o
que fica vibrando pulando;
2. O alongamento corporal o educador pedirá que os
educandos coloquem as mãos com os dedos cruzados e virando ao mesmo tempo em
que se ergue acima da cabeça, esticando o corpo para cima, ficando nas pontas
dos pés o máximo possível e permanecendo por 30 segundos. Depois voltando à
postura anterior e se abaixando começando com a cabeça e enrolando a coluna até
que os braços chegarem o mais próximo possível dos pés. Levanta-se
vagarosamente começando a desenrolar a coluna e, sendo a cabeça a ultima a
voltar à posição inicial de pé. Chocalha o corpo como se estivesse com frio no
corpo todo dos pés a cabeça e repete a sequencia novamente umas três vezes,
porem sempre ressaltando a importância de se respirar profundamente sempre;
3. Roda de bate-papo, Relembrar a aula passada
promovendo uma ligação sequencial. Escolher alguns alunos para relatarem a aula
passada, ressaltando a importância do cuidado que se deve ter com o colega, com
relação ao respeito, por exemplo, quando um fala o outro deverá espera a sua
vez, o educador pedirá que cada grupo fale da sua apresentação;
4. Primeiro serão realizados jogos de liberação e
integração de Viola Spolin e o jogo do Teatral de Boal: A turma será dividida
em três grupos e cada um improvisará e ensaiará a cena conforme a escolha de
cada grupo. Será dado um tempo de cinco minutos para eles ensaiarem as
apresentações de danças, músicas e etc. Depois escolherá uma apresentadora ou
apresentador do Show. Esse apresentador após tomar conhecimento das
apresentações chamará cada grupo para se apresenta no palco, enquanto isto o
restante da turma ficará sentada assistindo e interagindo com o grupo que está
apresentando. Como por exemplo, cantando junto, aplaudindo, gesticulando, etc.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO: Avaliação oral: Se gostaram da aula, o
que eles acharam das brincadeiras, se tiveram alguma dificuldade para
executarem as cenas, quais jogos que gostam, ou não.
BIBLIOGRAFIA:
BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores /
Augusto Boal. - 3ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São
Paulo: Perspectiva. 1987
_____________ Jogos teatrais: o fichário de Viola
Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.
SANTANA, Edilton S., Diários de bordo. - Módulos: I
a VI. Salvador: UFBA, 2013
PLANO DE AULA DIÁRIO: N° 37
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 3º Ano B
DATA: 19/02/2014
TEMPO/AULA: 100 minutos
CONTEÚDO(S):
1. Aquecimento vocal;
2. Alongamentos específicos;
3. Roda de bate-papo;
4. Jogo do Auditório.
OBJETIVO(S):
1. Aquecer as cordas vocais, proporcionando uma
melhor vocalização e articulação das palavras;
2. Alongar os músculos, promovendo o estiramento
das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento e a
movimentação da articulação dos membros, aumentando a flexibilidade muscular,
reduzindo as tensões musculares, fazendo com que haja maior consciência e
relaxamento corporal; deixando os movimentos mais soltos e leves; prevenindo
lesões e preparando o corpo para atividades físicas seguintes;
3. Roda de bate-papo, ressaltando a importância do
preparo através do ensaio para que se faça uma boa apresentação; Ampliar a
capacidade de concentração para que sejam dirimidas as dúvidas, esclarecer o
conteúdo da aula;
4. Encenar um palco de programa de auditório,
utilizar o que os educandos trouxerem, conforme a aula anterior; Testar a
capacidade criativa do educando.
METODOLOGIA(S):
1. O educador formará dois círculos (meninos e
meninas separados), começará o aquecimento vocal com uma ciranda de roda (com
as cantigas “Serreia” e “Escravos de Jó”); após o primeiro grupo cantar uma das
músicas o outro imediatamente começará a cantar também. Isto será alternando
cada vez mais rápido. Alternando tanto as músicas, como o grupo que canta e o
que fica vibrando pulando;
2. O alongamento corporal o educador pedirá que os
educandos coloquem as mãos com os dedos cruzados e virando ao mesmo tempo em
que se ergue acima da cabeça, esticando o corpo para cima, ficando nas pontas
dos pés o máximo possível e permanecendo por 30 segundos. Depois voltando à
postura anterior e se abaixando começando com a cabeça e enrolando a coluna até
que os braços chegarem o mais próximo possível dos pés. Levanta-se
vagarosamente começando a desenrolar a coluna e, sendo a cabeça a ultima a
voltar à posição inicial de pé. Chocalha o corpo como se estivesse com frio no
corpo todo dos pés a cabeça e repete a sequencia novamente umas três vezes,
porem sempre ressaltando a importância de se respirar profundamente sempre;
3. Roda de bate-papo, Relembrar a aula passada
promovendo uma ligação sequencial. Escolher
alguns alunos para relatarem a aula passada, promovendo um guia para a
aula atual, ressaltando a importância do cuidado que se deve ter com o colega,
com relação ao respeito, por exemplo, quando um fala o outro deverá espera a
sua vez, o educador pedirá que cada grupo fale da sua apresentação;
4. Primeiro serão realizados jogos de liberação e
integração de Viola Spolin e o jogo do Teatral de Boal: A turma será dividida
em três grupos e cada um improvisará e ensaiará a cena conforme a escolha de
cada grupo. Será dado um tempo de cinco minutos para eles improvisarem e
ensaiarem as apresentações de danças, músicas e etc. Depois escolherá uma
apresentadora ou apresentador do Show. Esse apresentador após tomar
conhecimento das apresentações chamará cada grupo para se apresenta no palco,
enquanto isto o restante da turma ficará sentada assistindo e interagindo com o
grupo que está apresentando. Como por exemplo, cantando junto, aplaudindo,
gesticulando, etc. No final será feito uma avaliação de como poderia melhorar
as cenas apresentadas.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO: Avaliação oral: Se gostaram da aula, o
que eles acharam das brincadeiras, se tiveram alguma dificuldade para
executarem as cenas, quais jogos que gostam, ou não.
BIBLIOGRAFIA:
BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores /
Augusto Boal. - 3ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São
Paulo: Perspectiva. 1987
_____________ Jogos teatrais: o fichário de Viola
Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.
SANTANA, Edilton S., Diários de bordo. - Módulos: I
a VI. Salvador: UFBA, 2013
PLANO DE AULA DIÁRIO: N° 36
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Zulmira Torres
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Jorge Borges
TURNO: Matutino
TURMA: 3º Ano B
DATA: 06/02/2014
TEMPO/AULA: 100 minutos
CONTEÚDO(S):
1. Aquecimento vocal;
2. Alongamentos específicos;
3. Roda de bate-papo;
4. Jogo do Auditório.
OBJETIVO(S):
1. Aquecer as cordas vocais, proporcionando uma
melhor vocalização e articulação das palavras;
2. Alongar os músculos, promovendo o estiramento
das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento e a
movimentação da articulação dos membros, aumentando a flexibilidade muscular,
reduzindo as tensões musculares, fazendo com que haja maior consciência e
relaxamento corporal; deixando os movimentos mais soltos e leves; prevenindo
lesões e preparando o corpo para atividades físicas seguintes;
3. Avaliar o entendimento do educando sobre o
teatro, conhecer a turma, Ampliar a capacidade de concentração para que sejam
dirimidas as dúvidas, os problemas decorrentes no decorrer da aula;
4. Encenar um palco de programa de auditório,
utilizar o que os educandos trouxerem, tais como danças, músicas, encenações e
os jogos. Testar a capacidade criativa do educando.
METODOLOGIA(S):
1. O educador se identificará e formará dois
círculos (meninos e meninas separados), começará o aquecimento vocal com uma
ciranda de roda (com as cantigas “Serreia” e “Escravos de Jó”); após o primeiro
grupo cantar uma das músicas o outro imediatamente começará a cantar também.
Isto será alternando cada vez mais rápido. Alternando tanto as músicas, como o
grupo que canta e o que fica vibrando pulando;
2. O alongamento corporal o educador pedirá que os
educandos coloquem as mãos com os dedos cruzados e virando ao mesmo tempo em
que se ergue acima da cabeça, esticando o corpo para cima, ficando nas pontas
dos pés o máximo possível e permanecendo por 30 segundos. Depois voltando à
postura anterior e se abaixando começando com a cabeça e enrolando a coluna até
que os braços chegarem o mais próximo possível dos pés. Levanta-se
vagarosamente começando a desenrolar a coluna e, sendo a cabeça a ultima a
voltar à posição inicial de pé. Chocalha o corpo como se estivesse com frio no
corpo todo dos pés a cabeça e repete a sequencia novamente umas três vezes,
porem sempre ressaltando a importância de se respirar profundamente sempre;
3. Roda de bate-papo, ressaltando a importância do cuidado
que se deve ter com o colega, com relação ao respeito, por exemplo, quando um fala
o outro deverá espera a sua vez, o educador pedirá que cada educando diga o seu
nome e diga o que pensa sobre o teatro e que ele espera das aulas. O que
gostaria de fazer, de brincar ou de jogar. Esse bate-papo será muito útil, servindo
de guia para que se tenha uma ideia do que trabalhar nas próximas aulas e
também para que se tenha uma ideia da turma com relação ao teatro;
4. Primeiro os grupos improvisaram danças, músicas,
apresentações e etc. Serão realizados jogos de liberação e integração de Viola
Spolin e o jogo do Teatro Imagem de Augusto Boal: A turma será dividida em três
grupos e cada um improvisará a cena conforme a escolha de cada grupo. Depois
escolherá uma apresentadora ou apresentador do Show. Esse apresentador após
tomar conhecimento das apresentações chamará cada grupo para se apresenta no
palco, enquanto isto o restante da turma ficará sentada assistindo e
interagindo com o grupo que está apresentando. Como por exemplo, cantando
junto, aplaudindo, gesticulando, etc. No final será feito uma avaliação dos acontecimentos.
RECURSO (S):
AVALIAÇÃO: Avaliação oral: Se gostaram da aula, o
que eles acharam das brincadeiras, se tiveram alguma dificuldade para
executarem as cenas, quais jogos que gostam, ou não.
BIBLIOGRAFIA:
BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores /
Augusto Boal. - 3ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São
Paulo: Perspectiva. 1987
_____________ Jogos teatrais: o fichário de Viola
Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.
SANTANA, Edilton S., Diários de bordo. - Módulos: I
a VI. Salvador: UFBA, 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário