Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Planos de Aula - Alexandro Nascimento

Plano de aula




Área do conhecimento- Teatro                            Instituição: Centro Educacional Santo Antônio
Bolsista: Alexandro Oliveira                                                                  Supervisor
Turno                                           Matutino                             Turma: 5°C
Data          09 /04/2013                                                           Tempo Aula 100 m

Objetivo
Conteúdo
Metodologia
Recurso


·         Interação e
conscientização  da necessidade de trabalho em grupo




Jogos dramático
Teatro imagem



Jogo em círculos de giz.
1-fazer um grande círculo e espalhar bolas de soprar
2-Entrar no circulo e fazer pequenos círculos individuais e neles entrar e olharem a si
3-apagar o peq. círculo e olhar a todos.Irem  aos balões e enche-los.
4-ficar em duplas e jogarem dois balões um para o outro sem deixar cair
5-ir aumentando balões por duplas
6-Fazer  um grande grupo que joga balões sem deixar cair.
7-Congelamento de imagem ao perceber uma imagem sugestiva.
8-Pede para que outros alunos comentem o que vê e se quiser mudem a imagem para outra coisa
9-Roda de avaliação  sobre as imagens feitas.Por que quiseram mudar as imagens ,ou não ?Qual relação se faz com a vida de cada um.

Som
Bolas de soprar



Avaliação- Disposição para realizar as tarefas ,clareza  no pensar e no entender a proposta
Bibliografia- Ana Maria Amaral
Estagiário
Professor supervisor


                               Plano de aula

Área do conhecimento- Teatro                            instituição/ Escola CESA
Bolsista  Alexandro Oliveira                                                                  Supervisor
Turno                                           Matutino                             Turma
Data          16 /04/2013                                                           Tempo Aula 100 m

Objetivo
Conteúdo
Metodologia
Recurso


Desenvolver expressão corporal em contextualizações  de situações cotidianas dos estudantes  .

Jogos dramáticos
Teatro imagem
Mimese
1-Ao ritmo da música passar bolinhas explorando os níveis e ritmos
2- Congelar a prática ao perceber que ao passar as bolas ,as posturas físicas dos estudantes sugere imagens como pretexto para temas .
3- pedir que um grupo observe as posturas congeladas dos estudantes que estão na  vez e pensar temas e situações mas não falem
4- propor que os alunos que pensaram as situações troquem de lugar com os que estão na imagem
5- Pedir para que os outros imaginem o que é e falem sobre
6- que eles agora façam uma ação em relação a situação.
7-Avaliação a partir das perguntas do professor.
 Quem são estas pessoas?
O que elas fazem?
O que você sente,pensa  ao perceber a situação?
Obs:Será feita esta atividades com grupos,e quantas vezes o tempo permitir.


Som
Bolinhas (frescobol,beisebol)





Avaliação- expressão oral, capacidade de contextualizar as imagens.
Bibliografia; Viola Spolin
Estagiário
Professor supervisor

 Plano de aula



Área do conhecimento- Teatro                            instituição/Escola CESA
Bolsista  Alexandro Oliveira                                                                  Supervisor
Turno                                           Matutino                             Turma
Data           23/04/2013     3 º aula                                                     Tempo Aula 100 m

Objetivo
Conteúdo
Metodologia
Recurso


Capacidade de contextualizar  teatro e o cotidiano .

Jogos dramáticos tendo como pré texto  situações do cotidiano.
Teatro imagem
Jogo teatral Quem,onde ,o que


*Seguir o mestre como aquecimento que se desdobra em jogo dramático.
*Exposição de imagens que mostram situações onde os estudantes terão que optar entre dois caminhos.O estabelecido nas imagens e a proposição transformá-la  recriando uma outra a partir da proposta.(fotos de relações de amizades,relações de desigualdades,relação de opressão).
*Estimular os estudantes a optarem em continuar a imagem ou recriarem a imagem através de expressão corporal(teatro imagem).
*Avaliação.Perguntas direcionadas pelo professor:
Por que as escolhas destas imagens?
Qual relação delas com o cotidiano de vocês.


Som  e imagens


Avaliação- expressão oral, capacidade de contextualizar as imagens.
Bibliografia
Estagiário
Professor supervisor

Plano de aula



Área do conhecimento- Teatro                            instituição/ Escola CESA
Bolsista  Alexandro Oliveira                                                                  Supervisor
Turno                                           Matutino                             Turma
Data           30 /04/2013     4 º aula                                                     Tempo Aula 100 m

Objetivo
Conteúdo
Metodologia
Recurso


Expressão corporal,vocal  e escrita das realidades mostradas em imagens.


*Teatro imagem
 (Aristóteles)
*Jogo teatral do quem?Do onde?Do o que?
*jogo dramático vocal.



*jogo dramático para aquecimento corporal e expressão vocal:Em círculo escolhemos vogais que serão entoadas em ondas,como “Olé dos estádios de futebol”.
*O mesmo jogo com vogais, com o nome de cada um estendo-se na vogal e com gestos corporais seguidos pelo movimento vocal. Ex; André que dá um giro. então: AAAAndrÉEEEandréee.jpg
2-Divisão dos alunos em grupos e exposição de imagens,as quais devem ser escolhidas uma por cada grupo dos alunos
*Pede para que eles discutam  sobre quem,onde  e o que?
Em relação  as imagens  que escolheram e formem uma imagem inicial com os corpos.
*após formarem uma imagem inicial propôs que mostrem a situação em cena .
3Pede para cada um trazer para a próxima aula uma história em relação com a cena apresentada .Tendo quem,onde e o que? Para ser trabalhado na próxima aula início,meio,e fim.
4-Avaliação
Comentários  livres sobre a cena feita
Música e imagens


Avaliação- analise critica e contextualização, capacidade de ações para mudanças.
Bibliografia
Estagiário
Professor supervisor

Nenhum comentário: