Plano de aula
|
Área do conhecimento- Teatro Instituição: Centro
Educacional Santo Antônio
|
|
Bolsista: Alexandro Oliveira
Supervisor
|
|
Turno Matutino Turma: 5°C
|
|
Data 09 /04/2013
Tempo Aula 100 m
|
|
Objetivo
|
Conteúdo
|
Metodologia
|
Recurso
|
|
·
Interação
e
conscientização da necessidade de trabalho em grupo
|
Jogos dramático
Teatro imagem
|
Jogo em círculos de giz.
1-fazer um grande círculo e espalhar bolas de soprar
2-Entrar no circulo e fazer pequenos círculos individuais e
neles entrar e olharem a si
3-apagar o peq. círculo e olhar a todos.Irem aos balões e enche-los.
4-ficar em duplas e jogarem dois balões um para o outro sem
deixar cair
5-ir aumentando balões por duplas
6-Fazer um grande grupo
que joga balões sem deixar cair.
7-Congelamento de imagem ao perceber uma imagem sugestiva.
8-Pede para que outros alunos comentem o que vê e se quiser
mudem a imagem para outra coisa
9-Roda de avaliação sobre as imagens feitas.Por que quiseram
mudar as imagens ,ou não ?Qual relação se faz com a vida de cada um.
|
Som
Bolas de soprar
|
|
Avaliação- Disposição para
realizar as tarefas ,clareza no pensar
e no entender a proposta
|
|
Bibliografia- Ana
Maria Amaral
|
|
Estagiário
|
|
Professor supervisor
|
Plano de aula
|
Área do conhecimento- Teatro instituição/
Escola CESA
|
|
Bolsista Alexandro Oliveira
Supervisor
|
|
Turno Matutino Turma
|
|
Data 16 /04/2013
Tempo Aula 100 m
|
|
Objetivo
|
Conteúdo
|
Metodologia
|
Recurso
|
|
Desenvolver expressão corporal em contextualizações de situações cotidianas dos estudantes .
|
Jogos dramáticos
Teatro imagem
Mimese
|
1-Ao ritmo da música
passar bolinhas explorando os níveis e ritmos
2- Congelar a prática
ao perceber que ao passar as bolas ,as posturas físicas dos estudantes sugere
imagens como pretexto para temas .
3- pedir que um grupo
observe as posturas congeladas dos estudantes que estão na vez e pensar temas e situações mas não
falem
4- propor que os
alunos que pensaram as situações troquem de lugar com os que estão na imagem
5- Pedir para que os
outros imaginem o que é e falem sobre
6- que eles agora
façam uma ação em relação a situação.
7-Avaliação a partir
das perguntas do professor.
Quem são estas pessoas?
O que elas fazem?
O que você sente,pensa
ao perceber a situação?
Obs:Será feita esta
atividades com grupos,e quantas vezes o tempo permitir.
|
Som
Bolinhas (frescobol,beisebol)
|
|
Avaliação- expressão oral,
capacidade de contextualizar as imagens.
|
|
Bibliografia; Viola Spolin
|
|
Estagiário
|
|
Professor supervisor
|
|
Área do conhecimento- Teatro instituição/Escola
CESA
|
|
Bolsista Alexandro Oliveira
Supervisor
|
|
Turno
Matutino
Turma
|
|
Data 23/04/2013 3 º aula
Tempo Aula 100 m
|
|
Objetivo
|
Conteúdo
|
Metodologia
|
Recurso
|
|
Capacidade de contextualizar teatro e o cotidiano .
|
Jogos dramáticos tendo como pré
texto situações do cotidiano.
Teatro imagem
Jogo teatral Quem,onde ,o que
|
*Seguir o mestre como aquecimento que se desdobra em
jogo dramático.
*Exposição de imagens que mostram situações onde os
estudantes terão que optar entre dois caminhos.O estabelecido nas imagens e a
proposição transformá-la recriando uma
outra a partir da proposta.(fotos de relações de amizades,relações de
desigualdades,relação de opressão).
*Estimular os estudantes a optarem em continuar a
imagem ou recriarem a imagem através de expressão corporal(teatro imagem).
*Avaliação.Perguntas direcionadas pelo professor:
Por que as escolhas destas imagens?
Qual relação delas com o cotidiano de vocês.
|
Som e imagens
|
|
Avaliação- expressão oral,
capacidade de contextualizar as imagens.
|
|
Bibliografia
|
|
Estagiário
|
|
Professor supervisor
|
Plano de aula
|
Área do conhecimento- Teatro instituição/
Escola CESA
|
|
Bolsista Alexandro Oliveira
Supervisor
|
|
Turno Matutino Turma
|
|
Data 30 /04/2013 4 º aula
Tempo Aula 100 m
|
|
Objetivo
|
Conteúdo
|
Metodologia
|
Recurso
|
|
Expressão corporal,vocal e
escrita das realidades mostradas em imagens.
|
*Teatro imagem
(Aristóteles)
*Jogo teatral do quem?Do onde?Do o que?
*jogo dramático vocal.
|
*jogo
dramático para aquecimento corporal e expressão vocal:Em círculo escolhemos
vogais que serão entoadas em ondas,como “Olé dos estádios de futebol”.
*O mesmo
jogo com vogais, com o nome de cada um estendo-se na vogal e com gestos
corporais seguidos pelo movimento vocal. Ex; André que dá um giro. então:
AAAAndrÉEEE
2-Divisão
dos alunos em grupos e exposição de imagens,as quais devem ser escolhidas uma
por cada grupo dos alunos
*Pede
para que eles discutam sobre
quem,onde e o que?
Em
relação as imagens que escolheram e formem uma imagem inicial
com os corpos.
*após
formarem uma imagem inicial propôs que mostrem a situação em cena .
3Pede
para cada um trazer para a próxima aula uma história em relação com a cena
apresentada .Tendo quem,onde e o que? Para ser trabalhado na próxima aula
início,meio,e fim.
4-Avaliação
Comentários livres sobre a cena feita
|
Música e imagens
|
|
Avaliação- analise critica e
contextualização, capacidade de ações para mudanças.
|
|
Bibliografia
|
|
Estagiário
|
|
Professor supervisor
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário